Factor investing: conheça a estratégia de investimento em fatores

Quando falamos de investimentos, existem diferentes tipos de filosofias, estratégias e métodos para se investir. Dentre elas está o chamado do factor investing.

O factor investing, do ponto de vista teórico, é uma estratégia projetada para aumentar a diversificação, gerar retornos acima do mercado e gerenciar riscos. Entretanto, ao mesmo tempo, sua estrutura é baseada em regras e pré-requisitos, o que torna sua aplicação mais simples.

O que é factor investing?

O factor investing, também chamado de investimento em fatores, é uma estratégia de investimento onde a alocação de uma carteira é selecionada com base em fatores que podem afetar o desempenho dos ativos escolhidos.

Segundo essa estratégia, há basicamente dois tipos de fatores que influenciam o retorno de títulos, ações e demais ativos, e que devem ser levados em conta ao se investir:

  1. Fatores macroeconômicos: eventos mais amplos e sistêmicos, que afetariam todas as categorias de ativos conjuntamente;
  2. Fatores de estilo: eventos que afetam as categorias de ativos em específico;

MINICURSO VALUATION

Portanto, os dois tipos de fatores de investimento são classificados conforme a priorização de diferentes pontos. O objetivo sempre é obter a melhor rentabilidade com a menor exposição ao risco possível.

Como funciona o factor investing?

No investimento baseado em fatores, os fatores são a base da carteira. Quer dizer, eles constituem as forças que geram rendimentos em relação a ativos, ações e obrigações.

Dessa forma, pode-se dizer que o factor investing é um tipo de gestão intermediária entre a Gestão Ativa e a Gestão Passiva.

Isso porque o investimento em fatores busca retornos que estejam acima do mercado aliado com um método de alocação que possa ser estruturado de forma transparente, simplificada e baseada em uma série de regras a serem preenchidas.

Assim, um aspecto que tem favorecido de forma significativa o investimento baseado em fatores é a tecnologia, mais precisamente a área de Tecnologia da Informação (TI). Dessa forma, por meio da tecnologia, podem ser encontrados fatores de rendimento que serão incorporados a diferentes carteiras.

Fatores macroeconômicos do factor investing

Os fatores macroeconômicos que o investidor deve observar são:

  • Crescimento econômico;
  • Taxas reais;
  • Inflação;
  • Crédito;
  • Mercados emergentes;
  • Liquidez.

Fundamentos de estilo do factor investing

Por outro lado, os fatores de estilo alvos do investidor adepto ao factor investing são:

  1. Valor: O fator valor visa capturar retornos excedentes das ações que têm preços baixos em relação ao seu valor intrínseco. Isso geralmente é rastreado por preço de reserva, dividendos e fluxo de caixa livre.
  2. Tamanho: Como empresas menores tendem a crescer mais que empresas maiores, as carteiras compostas por small caps exibem retornos maiores do que as carteiras com apenas large caps. Os investidores podem analisar o fator tamanho observando a capitalização de mercado de uma ação.
  3. Momento: ativos com desempenho alto no passado tendem a mostrar retornos expressivos no futuro. Logo, esses investimentos podem ter um prêmio de risco – já que uma a reversão na tendência dos preços pode causar uma grande queda.
  4. Qualidade: A qualidade de um ativo é alta quando existe dívida baixa, crescimento, geração de caixa e governança corporativa. A qualidade pode ser definida por meio de indicadores financeiros como dívida sobre patrimônio líquido, retorno sobre patrimônio líquido, lucratividade, entre outros.
  5. Volatilidade: segundo estudos, ações com baixa volatilidade obtêm maiores retornos ajustados ao risco do que ativos altamente voláteis.
  6. Dividend Yield: as empresas podem distribuir seu lucro através de dividendos, seja parcialmente ou totalmente, ou reinvesti-lo para expandir suas operações. Logo, é importante diversificar quanto a esse fator ao montar um portfólio.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Portanto, factor investing é uma estratégia de investimento baseada em fatores. Esses fatores de investimento orientam a gestão das carteiras. Por outro lado, a tecnologia chegou para democratizar esse meio de investimento, que já era executado no passado por alguns investidores.

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
5 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Victor Cordeiro Costa 3 de maio de 2020
    Como nenhum comentário para essa estratégia maravilhosa de investimento? Sensacional. Eu sou da área de TI e criei a minha própria estratégia de Factor Investing baseada em princípios seguidos poe Benjamin Graham, Warren Buffet, Keneth Fishet, Joel Greenblat, Décio Bazin e até mesmo alguns indicadores recomendado por você, Tiago Reis.Responder
    • Suno Research 3 de maio de 2020
      Muito legal, Victor! Bons investimentos.Responder
    • Dani 15 de julho de 2020
      Você fez uma combinação linear ou algo diferente?Responder
  • Andrea 28 de julho de 2020
    Obrigada por definir tão sucintamente e claramente o conceito. Uma aula em 3 minutos !!Responder
  • Axel 25 de maio de 2021
    Faltou comentar a essencia por tras dos fatores, por que esperamos que possuam premio ao longo do tempo? A literatura de financas comportamentais se dedica a estudar estas razoes. Se mercados fossem eficientes, a melhor expectativa de retorno futuro (ajustado ao risco) seria zero, ou , dito de outra forma, o preco hoje ja reflete toda informacao disponivel e portanto nao ha nada que possamos fazer para prever o preco amanha com o que temos hoje de informacao. Mas entao como que os premios se materializam? Bom, comportamento menos racional do que livro texto e restricoes a arbitragem fazem com que o preco de mercado possa desviar temporariamente de seus fundamentos, aih surge a oportunidade. Cada anomalia constitue um fator: Valor: agentes tendem a overestimar empresas com crescimento e underestimar resultados de empresas que tem entregado pouco. Na media, a evidencia eh que este vies expectacional convirja para a verdade ao longo do tempo, multiplos altos decepcionem e baratos surpreendam. Momentum: incorporacao lenta de informacao. Participantes do mercado tendem a ser mais ancorados a suas opinioes e , portanto, dados novos refletem nos precos de forma mais diluida no tempo (undereaction) e posteriormente podemos ter extrapolacao de dados recentes (overreaction). Citei alguns exemplos, mas para todo fator existe uma razao comportamental para acreditarmos que o premio continuara existindo no tempo, afinal sao humanos que negociam ativos e estes possuem vieses.Responder