Para ter sucesso na bolsa, a informação é, de longe, o ativo mais valioso para qualquer investidor. Por isso, existem setores inteiros dentro das instituições financeiras dedicadas a pesquisar informações sobre os mais diversos ativos do mercado. Essa atividade é chamada de equity research.
Reconhecida como uma das principais posições dentro do mercado financeiro atualmente, o equity research é uma atividade essencial para conectar as empresas ao investidores dispostos a comprar suas ações.
O que é equity research?
A equity research é um segmento dentro do mercado financeiro responsável por estudar e analisar detalhadamente as informações de uma empresa e do seu negócio como um todo. Ou seja, como o próprio nome sugere, o equity researcher é um pesquisador que trabalha em busca das melhores oportunidades do mercado.
O objetivo do equity research é fornecer uma visão clara sobre uma empresa, para embasar a decisão dos investidores. Por isso, pode-se dizer que o equity research desempenha um papel muito importante no dia a dia do mercado, funcionando como uma ligação entre os investidores e as empresas listadas na bolsa.
Como funciona o setor de equity research?
Um departamento de equity research é dividido em grupos de cobertura diferentes. Com isso, esses grupos de cobertura se concentram em analisar um setor específico (como mineração, energia e recursos, saúde, consumo, entre outros). Em média, cada equipe possui de 5 a 20 empresas.
Porém, dependendo do tipo de instituição, o equity research pode ter objetivos distintos. Ou seja, essa divisão, bastante conhecida no mercado, separa dois tipos de profissionais: os que trabalham com buy-side e o que atendem o sell-side.
Qual a diferença entre buy-side e sell-side?
A diferença entre buy-side e sell-side está no tipo de cliente que o equity research atende.
No sell-side, o equity research está vendendo suas analises para clientes externos. Ou seja, nesse caso, a informação é uma recomendação direta para comprar, vender ou manter um investimento. Portanto, o sell-side é pago diretamente pelos clientes por esse serviço. Logo, os analistas não possuem nenhuma responsabilidade sobre o que for investido.
Por outro lado, no buy-side, o equity research o cliente é a própria mesa de operações da instituição. Ou seja, no buy-side, os analistas não vendem recomendações, mas prestam um serviço de suporte interno para os traders e investidores da própria empresa. Dessa forma, as recomendações fornecidas serão operadas diretamente pela instituição onde o equity atua.
O que faz um analista de equity research?
Basicamente, o trabalho do analista de equity research consiste em estudar ativos, acompanhar notícias, conversar com a profissionais do mercado e fornecer uma avaliações sobre as ações analisadas. Por isso, rotina desse profissional costuma se dividir em três grandes atividades principais: pesquisa, relatório e projeções
O trabalho de pesquisa é autoexplicativo. Nesse caso, o profissional investiga a empresa em questão, os concorrentes e a indústria em geral para formar sua opinião. Dessa forma, essas informações podem vir de contatos com pessoas do setor, de relatórios financeiros da própria empresa, do setor de relação com investidores da companha, de analises de outros profissionais, entre outros.
Além disso, periodicamente a equipe do setor compila tudo o que reuniu de informações em um Relatório de Research, que é emitido para seus clientes, sejam de buy-side ou sell-side.
Já na projeção, o analista de equity research cria modelos projetando os resultados e as finanças da empresa no futuro, baseado nas conclusões que ele chegou sobre a mesma em sua análise. O intuito é e estimar as taxas de crescimento e avaliar se faz sentido realizar algum investimento na companhia em algum momento.