Compras por impulso, imprevistos e um mau planejamento financeiro podem afetar alguém ao ponto em que recorrer a um empréstimo pelo cartão de crédito pareça uma boa ideia.
O fato é que nem sempre as pessoas sabem administrar a sua própria renda, deixando seu planejamento financeiro ineficiente. Daí surgem situações de desesperos, que podem levar alguém a fazer um empréstimo pelo cartão de crédito.
O que é o empréstimo pelo cartão de crédito?
Empréstimo pelo cartão de crédito ocorre quando o consumidor utiliza o limite de saque oferecido pelas operadoras de crédito, sem necessariamente utilizá-lo para a aquisição de um bem ou serviço. Assim, o dinheiro é obtido pelo titular na hora e, na maioria das vezes, sem burocracia.
Em vários casos, há ainda a opção de empréstimo no cartão de crédito online, que descarta a necessidade de locomoção até uma agência bancária ou instituição financeira para a solicitação dos valores pré-aprovados.
Tal facilidade torna tentadora a opção de recorrer a esta modalidade de crédito. Especialmente para quem está endividado e precisa pagar alguma dívida com urgência, já que os valores são liberados em até 48 horas.
Mas é preciso atentar aos juros incidentes nesta operação, que pode não ser a mais vantajosa, do ponto de vista financeiro.
Como funciona empréstimo pelo cartão de crédito?
Antes de saber como fazer empréstimo pelo cartão de crédito, é necessário compreender que este serviço é similar ao crédito pessoal oferecido pelas instituições bancárias.
Muitas vezes, ambos estão interligados na cartela de opções disponíveis no banco.
O pagamento do valor obtido por meio do empréstimo, assim como nas demais modalidades de crédito, pode ser parcelado. O número de meses varia de acordo com a instituição financeira.
O limite nos cartões Itaú, por exemplo. é de 36 vezes. No Nubank, por sua vez, o máximo ofertado é de 24 parcelas. Em muitos casos, o empréstimo nem sequer compromete o limite do cartão para compras. Desta forma, funcionando como uma operação à parte.
Entretanto nem todas as empresas trabalham com esta prática, então o consumidor deve consultar se este é o caso do seu cartão ou não.
Cuidados com o empréstimo pelo cartão de crédito
Todo empréstimo gera uma perda de dinheiro ao cliente, por conta dos juros cobrados pela operação. Então este não é um dinheiro ganho e sim gasto.
Por isso, empréstimo não deve ser visto como um investimento, mas sim como uma dívida a ser quitada. Ainda que esta seja uma dívida mais barata, utilizada na consolidação de dívidas anterior, que teria, no final das contas, uma perda maior de valores.
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central em 2019, as taxas de juros ao mês no crédito pessoal variam de banco a banco, sendo que no período era de:
- 4,4% ao mês no Itaú Unibanco (ITUB4);
- 5,47% ao mês no Bradesco (BBDC4);
- 4,35% ao mês no Santander (SANB11);
- 4,27% ao mês no Nubank;
- 6,26% ao mês na BV Financeira; e
- 21,79% ao mês na Crefisa.
Em geral, esta não é a forma de empréstimo com as menores taxas. Neste quesito, o empréstimo com garantia e o consignado saem na frente, porque representam um risco menor de inadimplência ou calote.
Mas como nem todas as pessoas estão aptas a utilizar estas opções, o empréstimo com cartão de crédito (enquanto crédito pessoal) pode ser o caminho mais viável entre os disponíveis para o contribuinte.
Porém, é importante salientar que o ideal é fazer o dinheiro render, utilizando a taxa de juros em favor próprio, não contra o bolso do contribuinte. Algo que pode ser feito por meio de investimentos.
Foi possível saber mais sobre empréstimo pelo cartão de crédito? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.