Empresas B: conheça esta certificação de empresas
Uma das principais discussões no meio corporativo é o impacto ambiental das atividades das empresas. E foi esta preocupação que criou as “empresas B”.
Ser parte do grupo de empresas B pode ser um diferencial competitivo e por esse motivo é um dos assuntos discutidos pela governança corporativa.
O que são empresas B?
Empresas B são companhias que integram o Sistema B, organização que busca mudar a metodologia econômica das empresas em diversos países mundo afora, inclusive no Brasil, visando mais sustentabilidade e mudança social.
A sigla “B” representa os benefícios que podem ser oferecidos pela empresa à natureza e à sociedade.
As maior parte das empresas causam impactos no meio ambiente. Ainda que haja divergências sobre a extensão dos danos à natureza.
E isto afeta a forma de consumo da população, que pode optar por empresas que não fazem testes em animais e que têm uma proposta mais sustentável.
Seguindo este ritmo, em pouco tempo estas escolhas das organizações poderão deixar de ser um diferencial eficiente em marketing e passarão a ser uma exigência vinda dos próprios consumidores conscientes.
Como funcionam as empresas B?
Para se tornar uma empresa B, a organização precisa se encaixar em uma série de parâmetros estabelecidos pela certificadora. O processo de avaliação tem cerca de 160 indicadores. Por isso, o processo de adaptação pode levar de seis meses a um ano.
Os efeitos destas mudanças se estendem ainda a empregados, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
A avaliação considera o tamanho da empresa. A ideia é mudar o conceito de empresa a fim de que ela proporcione melhorias no meio no qual ela está inserida.
Desta forma, suas atividades se tornam mais sustentáveis, minimizando os danos causados tanto à natureza quanto à sociedade.
Assim, os principais requisitos são:
- Modificar seu estatuto social;
- Realizar uma Avaliação de Impacto B;
- Revisar a avaliação; e
- Apresentar Documentação de Apoio.
- Desta forma, o processo demanda auditorias presenciais, feitas pela própria certificadora.
Porém, muitas startups têm “nascido” como empresas B. Isso é possível a todos os empreendimentos que tenham menos de um ano. Ainda que o negócio não tenha ainda obtido a pontuação mínima. Nestes casos, é possível se ajustar no período subsequente.
Uma das principais empresas brasileiras a conseguir um certificado B é a Natura (NTCO3), que o obteve em dezembro de 2014.
Após obtê-lo, é preciso revalidar o certificado a cada dois anos.
História do Sistema B
Criada nos Estados Unidos em 2006 por Jay Cohen Gilbert, Andrew Kassoy e Bart Houlahan, a ideia das empresas B (B Corporation) nasceu em uma empresa especializada em acessórios de basquete, a AND 1.
Após venderem a empresa, os três perceberam que o novo proprietário deixou de seguir os princípios criados até então, o que os motivou a despertar o desejo de levar tais práticas sustentáveis a mais negócios rentáveis.
Desta forma, a redução de impacto ambiental e social seria mais ampla e eficiente. Em troca, as empresas ganham engajamento e, consequentemente, valor de mercado.
Para entender melhor esta questão econômica, o interessado pode conferir o e-book da Suno Research sobre Economia para Investidores.
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