Se alguém de boa reputação faz uma escolha, é comum que aqueles que o admiram sejam afetados pelo efeito manada. E isto não é apenas achismo, há pesquisas sociais que apontam a veracidade desse fenômeno.
O efeito manada também é conhecido entre aqueles que investem em renda variável, podendo causar grandes prejuízos aos envolvidos.
O que é efeito manada?
Efeito manada é a tendência humana de repetir ações feitas por outras pessoas, ainda mais se estas forem influentes, esperando assim ter o melhor resultado possível em um mar de escolhas. O nome é dado graças à semelhança com o que ocorre no reino animal. Especificamente, com espécies que vivem em comunidades.
Nestes casos, é comum que todos os integrantes de uma grupo (ou manada) sigam em uma mesma direção, seguindo os indivíduos mais fortes. Em muitos casos, este comportamento é motivado pela necessidade de proteção. Porque, juntos, estes animais têm mais chances de sobreviver ao ataque de um predador. Mas, quando ocorre com os humanos, os efeitos podem não ser tão positivos.
Efeito manada na Bolsa de Valores
O comportamento de manada tem impactos em diversas áreas da vida, indo desde a estética até os investimentos. Quando chega aos investimentos, ele pode ser devastador. Isso porque se todos os investidores decidem pela venda ou compra de ações da mesma empresa, ao mesmo tempo, o risco sistêmico destas transações aumenta.
Atualmente, é mais difícil ver este movimento no mercado financeiro, por causa das incertezas e diferentes apostas dos players. Essa diversidade de pensamentos torna o mercado mais seguro e menos instável.
Apesar disso, há um recurso criado especificamente para evitar um crash (uma quebra) da bolsa de valores. Desenvolvido pela B3, o Circuit Breaker funciona como uma pausa nas transações quando o efeito manada é detectado.
De forma mais técnica, o recurso é acionado quando o Ibovespa cai 10%, em comparação com o dia útil anterior. Este é encarado como um movimento brusco. Assim, a pausa, que é de 30 minutos em todos os negócios, servirá para acalmar os ânimos e possibilitar novas análises. Assim, espera-se que os movimentos de compra e venda de ações sejam estabilizados.
Esta pausa pode ser retomada, se a queda atingir 15%. Neste caso, o tempo de espera será de uma hora. Se após a reabertura a queda chegar a 20%, os mercados poderão ser parados por um tempo que só será definido pela própria B3.
A ideia é que o Circuit Breaker funcione como uma espécie de escudo, que protege a B3 dos movimentos agressivos e pouco comuns no mercado. Entre cada uma das paradas, o mercado precisa ficar reaberto por pelo menos 30 minutos.
Como fugir do efeito manada
O ideal, quando o tema é investimentos, é fugir do efeito manada. Por mais que este movimento seja causado pelo medo de perder, ele aumenta a probabilidade de perda efetiva. Até porque comprar na alta e vender na baixa representa exatamente isso: o medo de perder.
Investir é uma ciência, então demanda estudo. É preciso conhecer a empresa na qual se quer investir, para saber se ela vale a pena ou não. Mas o ideal para quem não é especialista em mercado financeiro é ter a ajuda de alguém que o compreenda.
Também, deve haver foco na diversificação da carteira, com um planejamento que minimiza os riscos de movimentos bruscos dentro do mercado de renda variável.
Foi possível saber mais sobre o que é efeito manada? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.
Leia mais sobre Ações