Educação financeira infantil: entenda o que é e qual a sua importância
A educação financeira infantil é um tema fundamental para ensinar as crianças como guardar dinheiro, investir e construir uma vida mais próspera.
Afinal, a educação financeira infantil vai muito além de como economizar dinheiro. Ela ensina às crianças o valor real do dinheiro e como podem ser recompensadas pelo seu esforço.
O que é educação financeira infantil?
Educação financeira infantil é o ensino das finanças pessoais na infância. Por meio dela, a criança aprende os princípios básicos sobre como lidar com o dinheiro para ter um futuro mais próspero na fase adulta.
Aprender o gerenciamento do dinheiro desde a infância garante uma relação mais saudável com o dinheiro, e por isso, o tema está ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos.
Como funciona a educação financeira infantil?
A educação financeira para educação infantil se baseia em alguns pilares cruciais para o comportamento e a relação das pessoas com o dinheiro. Dentre as principais lições que ela visa passar para as crianças, a principal é que elas aprendam o valor do dinheiro.
Dessa forma, assim que as crianças começam a entender os números, a educação financeira já pode ser aplicada, com a introdução do conceito de valores bem como com o contato de notas e moedas.
Existem diversos métodos que podem ser utilizados para o ensino da educação financeira infantil. Um deles é por meio da mesada educativa, que visa mostrar a importância do dinheiro para as crianças.
Qual a importância da educação financeira infantil?
A educação financeira para crianças tem uma grande importância para a criança, porque ela passa a compreender qual é o real valor do dinheiro.
Além disso, ela passa a associar a questão do esforço e recompensa. Afinal, essa é a principal lógica do mercado de trabalho e do empreendedorismo.
Então, ela entende como é importante poupar para ter alguns produtos, e como é necessário ter disciplina para ter uma vida próspera e feliz.
A criança também compreende que muitas vezes ela precisa fazer escolhas para ter o que quer. Ou seja, é preciso renunciar a um produto para ter outro.
Nesse caso, ela passa a ter uma noção sobre a limitação do orçamento familiar e com isso consegue separar de maneira muito melhor o que é necessidade e o que é supérfluo.
Como ensinar a educação financeira para as crianças?
O primeiro passo para ensinar educação financeira para crianças é mostrar para elas a diferença entre o que quer e o que realmente precisa. Com isso, ela aprenderá a controlar melhor as compras por impulso.
Nesse primeiro momento também é importante começar a dar uma mesada semanal ou mensal para elas e mostrar que precisam usar esse dinheiro para terem o que desejam.
Inclusive, se o dinheiro não for suficiente, é nesse momento que elas vão aprender a planejar e poupar para conseguir aquele item que tanto querem.
É necessário também ensinar as crianças a marcarem todos os gastos e ganhos que estão tendo. Ou seja, sempre quando receberem a mesada, marcarem e sempre que gastarem algum valor, marcarem também.
Isso vai ajudá-las a entenderem melhor o orçamento doméstico e assim crescerem pessoas que sabem o que é planejar, que entendem a importância de poupar e de investir.
Foi possível entender o que é educação financeira infantil? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.