O medo de perder dinheiro é completamente normal e importante, já que faz pensarmos duas vezes antes de colocar nosso patrimônio pessoal em qualquer lugar. Por esse motivo, muitas pessoas têm medo de investir em fundos imobiliários, acreditando que podem perder tudo.
Será que esse risco existe?
Como qualquer investimento, principalmente em renda variável, há um risco de perder dinheiro, em alguns casos mais, outros menos.
Falando mais especificamente sobre fundos imobiliários, existe sim a possibilidade de perder dinheiro, porém não o total do patrimônio. Isso por alguns grandes motivos: as leis dos FIIs e o porte da indústria atual.
1. Obrigatoriedade de distribuir, no mínimo, 95% do lucro no semestre.
Isso faz com que praticamente todo o lucro da operação seja distribuído aos cotistas do fundo. Assim, o investidor terá fluxo de renda livre todos os meses para utilizá-lo da forma que desejar.
Isso não só impede que o fundo faça novos negócios com o dinheiro (podemos debater se isso é positivo ou negativo em outros cenários em uma próxima edição do FIIkipedia), como também permite que o investidor colha resultados do investimento com mais rapidez.
2. A atual indústria de fundos imobiliários atingiu uma grande musculatura e relevância no mercado.
No passado, os FIIs eram muito pequenos, tinham portfólios concentrados, gestão passiva e liquidez baixa. Tudo isso acumulava para aumentar os riscos do investidor.
Hoje em dia, os FIIs já atingiram um tamanho e diversificação suficientes para eliminar esses riscos específicos. Temos opções com bilhões de reais em patrimônio e milhões em liquidez.
3. A lei não permite que os fundos imobiliários se endividem (tanto).
Existe uma série de regras para que os FIIs não tomem dívidas livremente, o que os tornam mais seguros do que empresas alavancadas, por exemplo.
E, apesar de existirem engenharias financeiras para permitir que os fundos consigam se alavancar, elas são limitadas e menos arriscadas. Além disso, considerando o porte dos FIIs que mencionamos, no pior dos casos, os gestores podem vender algum dos imóveis do portfólio para liquidar a dívida.
Afinal, é possível perder todo meu dinheiro?
Os casos que deram prejuízo total ou perto disso no passado foram com fundos imobiliários muito pequenos, com baixa liquidez, perfil mais restrito e/ou teses mais arriscadas.
Por curiosidade, se quiser pesquisar um caso desses, procure por PABY11.
Esse não é mais o perfil da nossa indústria e não tivemos nenhum caso de perda total com esses fundos imobiliários. Precisamos lembrar que os FIIs investem em ativos reais, os imóveis, e, em um caso grave de falta de recursos, eles sempre podem se desfazer desses ativos para reunir mais capital.
Portanto, podemos dizer não haver necessidade de ter medo de perder todo seu dinheiro com FIIs. Se você acompanhar nossos conteúdos e não tentar fazer nenhum investimento mais exótico, você não passará por esse problema.
Porém, dito tudo isso, é necessário reforçar que as oscilações negativas de menor porte podem acontecer e são naturais. Afinal, estamos falando de renda variável.
Como mencionado na edição anterior do FIIkipedia, você precisa montar uma estratégia de investimento e investir em FIIs que sigam os fundamentos necessários. Essa prática reduzirá ainda mais os riscos de perder dinheiro com fundos imobiliários.