Doji é um candlestick ou padrão gráfico comum para a análise técnica. Esse tipo avaliação é usada para tentar prever oscilações no preço de ativos. Tentar prever oscilações no mercado financeiro, contudo, é uma prática altamente incerta e arriscada.
O doji é uma forma usada para fazer a relação entre padrões gráficos e preços. Para os adeptos da análise gráfica, essa correlação é possível. As oscilações do mercado seriam ilustradas pelos candlesticks.
O que é doji?
O doji é um candle, ou vela, que representa um momento de indecisão no mercado. Ou seja, nessa representação, o preço de fechamento de um ativo será igual ao de abertura do mesmo. Ele é representado por uma linha ou traço horizontal.
Frequentemente, podemos observar o seu desenho no chamado gráfico de velas (candlesticks). As velas buscam ilustrar uma situação do mercado, ou seja, o que ocorre com os preços, de forma visual. Elas buscam mostrar o equilíbrio das forças entre compradores e vendedores de um ativo.
Para se fazer a interpretação das velas, são usados os seguintes conceitos:
- Preço de abertura e fechamento;
- Preço máximo e mínimo negociado;
Assim, tiram-se os chamados conceitos de força para interpretar uma vela doji, que não possui o corpo de alta ou de baixa. Como não possui autopreenchimento, não representa domínio de compradores e nem de vendedores. Outro conceito aplicado é o da altura da vela, que serve como convicção (ato de convencer sobre a ação dos preços).
Interpretação
Como falamos, a indecisão é a interpretação chave para o doji. Ou seja, não sabemos se o preço do ativo irá subir ou descer. Por isso, para os adeptos da análise gráfica, um padrão como este é marcante e sugere uma possível reversão da tendência.
Essa teoria diz que, em algum momento, um dos lados, compradores ou vendedores, terá que tomar uma posição relevante. Mas somente a presença dele no gráfico não determina isso. O que predomina, no caso, são os volumes financeiros diários.
Um padrão de análise pode ser associado individualmente ou em composição de padrões gráficos (conjunto de velas).
Quer aprender a calcular o preço de ativos? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos da Suno.
O peso do doji nas análises é maior do que uma vela de corpo pequeno. O que, por exemplo, indicaria o enfraquecimento da tendência ou até mesmo o equilíbrio de forças.
Mas porque é mais potente que um candle de corpo pequeno? Porque esta é uma vela que apresenta uma simetria. Ou um fechamento igual ao de abertura. E isso apresenta um sinal maior para representação da indecisão do mercado.
Tipos de doji
As classificações mais comuns desse tipo de indicador são:
- Doji star: Também é conhecido como doji estrela. Acontece quando temos o mesmo comprimento das sombras do candle, a inferior e a superior;
- Doji libélula: Conhecido como doji dragonfly. Nesse padrão, temos a sombra inferior maior e a falta da sombra superior;
- Doji lápide: Nesse, não temos a presença da sombra inferior, somente da superior;
- Doji pernalta: A sombra inferior é maior que a superior.
É importante ressaltar que os candlesticks são reflexos de movimentações passadas. Portanto, esses gráficos não servem para previsões das movimentações dos preços futuros. Tratam-se do reflexo de volume de compras e vendas diária.
Foi possível entender mais sobre doji com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.