Ao planejar abrir uma empresa é preciso considerar diversos fatores, como produto a ser desenvolvido, viabilidade do negócio e as despesas pré-operacionais previstas.
Abrir uma empresa sem planejamento financeiro específico para arcar com despesas pré-operacionais pode causas sérios problemas para o negócio em formação ou expansão.
O que são despesas pré-operacionais?
Despesas pré-operacionais são as mais fundamentais para que a empresa consiga desenvolver ou mesmo ampliar as suas atividades. Essas despesas podem estar ou não diretamente ligadas à produção. Isso porque podem incluir, também, gastos com setor administrativo.
Para compreender melhor quais são estas despesas pré-operacionais, é necessário compreender o início do funcionamento de uma empresa. Para exemplificar isso, consideremos uma olaria.
Quem deseja abrir um negócio do tipo deve se preocupar, antes de iniciar a produção, com aspectos básicos da fábrica em si.
Por exemplo, é necessário conseguir um local amplo para instalação, obter licenças de funcionamento como alvará dos bombeiros e licença ambiental, e adquirir maquinário e ferramentas para a fabricação dos tijolos.
Além da instalação da fábrica propriamente dita, é preciso criar a estrutura necessária para o setor administrativo da empresa. Isso inclui, por exemplo, móveis como mesas e cadeiras, computadores, telefones e demais equipamentos de uso em escritório.
Outro item são funcionários: eles vão precisar de estruturas como vestiário e refeitório. Dependendo do tipo de empresa, é necessário ainda realizar um treinamento antes de os colaboradores começarem a operar as máquinas.
Todas essas exigências devem ser atendidas antes de o negócio começar, de fato, a funcionar. E, como demandam gasto de dinheiro, são consideradas despesas. Por esse motivo são chamadas de despesas pré operacionais.
Exemplos de despesas pré-operacionais
De modo simplificado, tudo o que for preciso desembolsar nas fases de implantação do negócio são despesas pré-operacionais. Alguns exemplos mais comuns são os gastos com:
- Elaboração do projeto;
- Despesas de instalação;
- Honorários dos profissionais envolvidos;
- Eventuais capacitações necessárias para os funcionários;
Anteriormente, a contabilização das despesas pré-operacionais era feita sob a classificação de ativo diferido. Esse tipo de rubrica contábil deixou de existir em 2008, após a elaboração da medida provisória nº 449/08, que posteriormente foi transformada na Lei nº 11.941/09.
Despesas pré operacionais x despesas pagas antecipadamente
Há uma diferenciação clara entre as despesas pré operacionais e despesas que foram pagas antecipadamente, apesar de em ambos os casos o desembolso ter ocorrido antes do início das atividades de produção.
Quando um empresário opta por pagar antecipadamente uma conta, essa é uma escolha de gestão financeira. Até porque, o que está sendo pago pode ainda nem sequer ter sido computado como despesa pela contabilidade da empresa. Ou seja, não é uma quitação inadiável.
Já as despesas pré-operacionais, invariavelmente, devem ser pagas antes de a produção ter início. Não há como fugir desta realidade, independentemente de como a organização opte por fazer este pagamento.
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E se você já se deparou com despesas pré-operacionais não previstas anteriormente, conte nos comentários como resolveu a situação.