Com o avanço da revolução digital, a desmonetização da economia tende a ser caminho sem volta. Essa já é a realidade em diversos países, que estão substituindo o papel-moeda pelo dinheiro eletrônico.
A desmonetização da economia pode gerar diversas vantagens para a sociedade, entre elas a redução da lavagem de dinheiro. Por isso, é importante conhecer como funciona esse fenômeno.
O que é a desmonetização?
A desmonetização é a redução da base monetária, ou seja, redução da circulação da moeda em relação ao total de ativos financeiros existentes na economia.
Nesse caso, em um cenário contrário, o aumento da circulação de dinheiro na economia é conhecido como monetização.
Como funciona a desmonetização da economia?
A desmonetização ocorre quando há uma diminuição da moeda em circulação em relação ao total de ativos financeiros existentes na economia.
Assim, esse processo pode acontecer quando as pessoas passam a substituir os depósitos à vista por depósitos a prazo, ou o papel-moeda pelo dinheiro eletrônico.
Por exemplo, ao invés de ter o dinheiro a disposição, uma determinada pessoa prefere adquirir um investimento, como um título de CDB de longo prazo.
Normalmente, quando a inflação está alta, as pessoas costumam investir o dinheiro em ativos mais rentáveis, cuja a rentabilidade não perca para a inflação. Dessa maneira, a circulação de dinheiro na economia tende a reduzir.
Assim, nesse cenário, as pessoas não costumam consumir tantos produtos e serviços por conta da lata inflação, e esse fenômeno pode estimular a desmonetização.
Dessa forma, quando há a substituição do dinheiro em espécie por cartões de crédito, bitcoins também pode ser considerado como desmonetização.
Por outro lado, quando a inflação está baixa, os investidores costumam manter o dinheiro em ativos com liquidez diária, isto é, que possibilitam o saque imediato dos recursos. Nesse caso, dinheiro em circulação pode aumentar.
Além disso, em um cenário de baixa inflação, a população tende a consumir mais produtos e serviços e estimular a circulação de moeda.
Quais são as vantagens da desmonetização da economia?
Existem algumas vantagens da desmonetização da economia, sendo que os mais comuns:
- Aumento do cashback;
- Redução de custos;
- Redução da criminalidade.
Cashback
Uma das vantagens da desmonetização é o aumento do cashback, termo em inglês que significa dinheiro de volta.
Esse conceito é bastante comum nos EUA e está ganhando força no Brasil. Ele funciona como um programa de recompensa sendo oferecido, principalmente, em compras online através de sites e aplicativos.
Nesse caso, ao comprar em um site, parte do dinheiro pode retornar para o consumidor. Dessa forma, o cashback estimula as compras online e consequentemente, redução da circulação do papel-moeda na economia.
Redução de custos
Para manter o dinheiro em circulação na economia existem diversos custos. No Brasil, os custos para injetar novos recursos e emitir o papel-moeda na economia gira na cada de bilhões de reais.
Nos Estados Unidos há um custo aproximado de US 200 bilhões para manter o dinheiro em bancos e caixas eletrônicos.
Já com a diminuição do dinheiro em espécie na economia, ocorre uma redução de custos para o estado, sendo essa uma das principais vantagens.
Diminuição da criminalidade
Normalmente, os crimes financeiros como lavagem de dinheiro são feitos com cédulas. Afinal, é muito mais difícil identificar o dinheiro fora do sistema bancário.
Dessa forma, a desmonetização colabora para acabar com as atividades ilegais, e evita assaltos a bancos e caixas eletrônicos.
Quais os impactos da desmonetização nos investimentos?
A desmonetização também pode acontecer por meio de investimentos, onde o investidor adquire um título para resgatar no futuro e ,em troca, recebe uma rentabilidade sobre essa aplicação financeira. Isso é muito comum em tempos de inflação alta no país.
Até porque, o investimento é um excelente instrumento para se proteger de uma possível desvalorização da moeda, e por isso colabora para a desmonetização.
Foi possível compreender o que é desmonetização? Então deixe o seu comentário e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.