Depósito Judicial: entenda o que é e como é utilizado

Quando duas partes estão brigando na justiça pelo pagamento de um determinado valor, é muito comum que o juiz do caso determine o depósito judicial desse valor que está sendo questionado.

Como o depósito judicial pode levar muito tempo, ele pode impactar significativamente no planejamento financeiro dos envolvidos. Por isso, é importante entender como esse conceito funciona e suas particularidades.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

O que é depósito judicial?

O Depósito Judicial é um instrumento que visa garantir o cumprimento de uma determinada obrigação financeira.

Sendo assim, quando há um processo judicial em andamento, pode-se fazer o depósito do valor que está sendo cobrado antes da decisão final. Dessa forma, caso aconteça a condenação, haverá o pagamento da sentença sem a incidência de juros e multas sobre o valor.

Normalmente, o Depósito Judicial é aplicado em processos onde há discussão sobre uma obrigação de pagamentos. Nesse caso, ele é feito quando acredita-se que a sentença condenatória não será favorável para o réu.

No entanto, o depósito em juízo também pode ser feito de maneira voluntária. Ou seja, mesmo sem uma ordem do juiz, o réu decide por conta própria fazer o depósito.

Essa decisão por parte do réu acontece para evitar outros tipos de sanções, como aplicação de multas, juros ou até mesmo o congelamento dos seus bens.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Como funciona o depósito judicial?

O depósito judicial pretende obrigar o devedor a depositar o valor de sua dívida na conta do credor. Assim, o depósito judicial será administrado pelo poder judiciário e deverá então ser destinado para a parte julgada vencedora em um processo.

Além disso, este instrumento trabalha como uma espécie de garantia. Dessa forma, todo esse procedimento tem que ser feito antes da finalização do processo.

Assim, este instrumento é uma determinação do juiz, ou seja: o pagamento em juízo não é um mecanismo automático do processo legal.

Fundamentalmente, o depósito judicial é uma forma de passar mais segurança ao credor, dando a ele uma chance de entrar com uma ação judicial para cobrar a dívida.

Depósito antes de um processo

Além das possibilidades citadas, também é possível fazer um depósito em juízo mesmo antes de existir um processo contra uma determinada pessoa.

Nesse caso, é usado o termo Depósito em Consignação. Isso acontece quando o réu não questiona a sua obrigação de pagar uma dívida, contudo por alguma razão ele não consegue fazer o pagamento diretamente para o credor.

Por fim, existe uma terceira forma de depósito judicial, chamado Depósito Recursal. Nesse caso, o depósito é aplicado quando o processo se encontra em fase de recurso.

Como fazer depósito em juízo?

Primeiramente, é preciso saber que o depósito em juízo precisa ser feito obrigatoriamente em uma instituição financeira conveniada com o Tribunal em que está correndo o processo.

No Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os principais bancos que recebem este tipo de depósito. Contudo, já existe um projeto que prevê a possibilidade de realizar este depósito também em bancos privados.

Para fazer o depósito judicial no BB, é preciso, portanto, que seja emitido uma guia de depósito, que pode ser feita pelo site do Tribunal ou até mesmo do banco.

Por fim, após o pagamento desta guia, o valor fica sob responsabilidade do Poder Judiciário, que irá administrá-lo até o final da sentença do processo.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como sacar depósito judicial?

Ao final de uma sentença, ela poderá ser favorável ao autor, no caso o credor, que poderá sacar o valor que já está depositado. Além disso, também poderá ser favorável ao réu que terá então o valor restituído.

Para sacar o valor do depósito, é preciso apresentar um alvará de levantamento. Esse documento é emitido pelo juiz do próprio processo, que autoriza então o saque por parte do vencedor da sentença.

Além disso, o prazo de validade do alvará é de 60 dias e é expedido em nome do advogado que representa a parte no processo.

Como saber se existe depósito judicial em meu nome?

Por fim, outra dúvida bastante recorrente está em como saber se o depósito foi feito da forma correta. Assim, é possível verificar esse depósito através do levantamento de extratos emitido pelos bancos conveniados com o Tribunal.

No caso do Banco do Brasil (BBAS3), por exemplo, para acessar o saldo e extrato dos depósitos judiciais é preciso procurar o gerente e solicitar o cadastramento e chave de acesso para este serviço.

Feito isso, o sistema irá permitir então a consulta dos processos vinculados ao seu juízo, disponibilizando o número do processo, número da conta judicial e valor depositado até o momento.

Foi possível entender o que é um depósito judicial? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

ACESSO RÁPIDO
Gabriela Mosmann
Compartilhe sua opinião
64 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Edson 20 de dezembro de 2020
    Tenho uma pessoa que está sofrendo um processo judicial e pretendo adquirir um imóvel no qual esta pessoa tem direito a um percentual de 2,089 de um imoveln comn 13 herdeiros Este processo é de um terceiro neste caso o seu próprio tio. E neste processo há penhora de bens. Neste caso devo fazer um depósito em juízo relativo ao valor que preciso pagar sobre o imóvel a este herdeiro cujo percentual é de 2,083% apenas. Obrigado pela atenção.Responder
  • Nair 14 de janeiro de 2021
    Ei gostaria de aber quando tempo leva pra receber o dinheiro? Pq ja foí depositado o valor ..so que o advogado me desse que tem que esperar o alvará, POR isso quero saber quanto tempo leva pra entrar na minha conta?Responder
    • Suno Research 15 de janeiro de 2021
      Olá, Nair! Tudo bem? Infelizmente, não temos como te informar esse prazo. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Silvia 14 de janeiro de 2021
    Boa noite, tenho um processo em andamento a empresa informou que vai pagar em 36 parcelas ,e que ja depositou 4 e que temos que esperar o juiz definir a transferência ,mais que nao tem data definida isto e correto e demora desfe já obrigadaResponder
  • Rodilson Medeiros 9 de março de 2021
    Em meu processo trabalhista o juiz liberou em audiência a transferência do valor em favor da advogada, quanto tempo seria para que a mesma me repassasse tal valor na sujestão dela foi que fosse depositado em uma conta da CEF decisão esta em julho de 2020 hoje está me comunicou após eu questionar por tantas vezes me confirmou que teria este valor em outra Ag. Do escritório do BB.Responder
  • Alberto Dias 29 de março de 2021
    Esclarecimentos sobre depósitos judicial e em juizo, perfeito, entendível. Acho que faltou, a melhor informação, divulgação, de "relação nominal" on line, de "depósitos", existentes na reserva do banco. Eu mesmo, desconheço fazer parte de algum desses depósitos, referente à ação processual contra o INSS, revisão de aposentadoria, cuja sentença fora tramitada procedente. Elogios à plêiade de Profissionais do conceituado BB. Fraternalmente.Responder
    • Suno Research 30 de março de 2021
      Olá, Alberto! Tudo certo? Obrigado pelo feedback! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • aalbertoneves 19 de abril de 2021
    Boa noite, deposito judicial referente ao processo X, sobre POSSE juiz me deu direito reembolso que foi efetuado deposito judicial em outro processo Y de inventario posso sacar o valor depositado. obrigado.Responder
  • suzye 28 de abril de 2021
    bom dia. Foi bem esclarecedorResponder
  • Elaine 4 de maio de 2021
    Quando da minha aposentadoria posso sacar os depósitos recursaisResponder
  • BENILDE MARIA RIOS NUNES 27 de maio de 2021
    Boa tarde. Tenho uma dīvida com parente mas ele não quer negociar e tbm não sei o motivo. Como essa dívida pode me atrapalhar no futuro eu gostaria de saber se posso fazer o depósito judicial mesmo não existindo nenhum processo contra a minha pessoa em relação a essa dīvida. Gostaria de saber tbm se posso depositar em parcelas até cobrir todo o valor que devo. Obrigada.Responder
  • Fabio 3 de junho de 2021
    Posso fazer um depósito judicial, no caso de um plano de Previdência que se recusa a emitir boleto de depósito esporádico? Obs. O plano está vigente, e já fiz diversos depósitos esporádicos (por boleto), nos últimos 20anos.Responder
  • Cleiton Ferreira 15 de junho de 2021
    Bom dia. Verifiquei que o deposito judicial feito por parte da empresa reclamada foi um valor a baixo. Este valor do depósito e o valor da condenação ou e apenas uma parte determinado pelo juiz ?Responder
  • Luana 18 de junho de 2021
    Parabéns pelo texto que foi muito elucidativo, porém ainda faltou um caso de depósito e devem ter faltado outros que por ora não nos ocorrem. O caso que faltou a que me refiro é o depósito judicial de valor proveniente de venda de bens deixados por “de cujos” em concorrência com cônjuge meeira (ex:50% pra cada parte, sendo filha menor e mãe). A mãe vendeu o carro do marido e terá que depositar metade do valor em conta judicial em none da menor. Abraço a todos!Responder
  • Carlos Alberto Pereira 30 de julho de 2021
    Quando o advogado emitir um alvará já assinado pelo juiz que já é para recebe a sua parte da pocetage e O reclamante não recebe o que tem que ser feito. Quando dá estorno aparece na conta entrada e a saída do depósito e na minha conta não apareceu nem entrada nem saída de valor nenhum.Responder
  • Luciana Teixeira de Souza 1 de agosto de 2021
    Já foi feito o depósito judicial, porém a conta está bloqueada para saque. Oque eu devo fazer para conseguir sacar?Responder
  • Marcos 15 de agosto de 2021
    Bom dia minha dúvida é a seguinte. Eu vou contratar um escritório de advocacia para rever os valores de um financiamento, porém os depósitos irão para o escritório que irá depositar em juízo. E como faço para saber se estão depositando?Responder