Há no mercado, atualmente, uma série de modelos de venda. Cada negócio pode optar por aquele que garante o maior lucro líquido. Recentemente, um novo modelo tem se tornado popular, conhecido como D2C.
A expressão significa “direto para o consumidor”, mas é popularmente conhecida como D2C.
O que é o modelo de negócios D2C?
O modelo de negócios D2C (direct to consumer) ocorre quando uma indústria vende diretamente para o consumidor final. Isto é, sem passar por revendedores e/ou distribuidoras. Estratégia que cresceu, recentemente, com facilidade do e-commerce.
Também conhecido como venda direta ao consumidor ou estratégia de desintermediação, o modelo é voltado para indústrias que visam coletar dados sobre os consumidores e aumentar as margens de lucro.
Através de canais de venda digitais, por exemplo, um negócio consegue entender o comportamento e transformar em dados as vendas. Assim, um negócio pode testar, desenvolver e aprimorar produtos.
Dessa forma, o negócio se torna mais eficiente. Além disso, a empresa consegue se aproximar dos clientes e ser mais assertivo.
Outra vantagens do modelo D2C, é o número menor de custos. Diferentes de outros modelos de negócio que envolvem maiores despesas para se manterem.
Como funciona o modelo D2C?
Os empreendedores têm criado uma série de estratégias para aumentarem os lucros. Os diferentes modelos de negócio são um exemplo. As características do modelo D2C incluem o encurtando de processo de venda.
Desta forma, há a diminuição de custos. Este modelo é conhecido por eliminar intermediários. Diminuindo os gastos com representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas.
Entretanto, a empresa fica responsável por todos os custo que podem ir de logística até retenção de clientes. Isso porque as despesas não são divididas pelos intermediários como em negócios mais tradicionais.
O modelo D2C vem crescendo entre as empresas, já que ele representa um custo de distribuição menor e, consequentemente, margens maiores. Para saber como analisar esse e outros modelos de vendas,
Principais modelos de negócio
Além do D2C, existe uma série de siglas para diversos outros modelos de negócios. Alguns deles são:
- C2C: Modelo de venda entre consumidor e consumidor. Como as vendas feitas pelo eBay e OLX;
- B2C: Business to Customer, onde a transação ocorre entre a empresa e seus clientes. Normalmente, o B2C é o formato de venda mais visto no mercado;
- B2B: Acontece quando a venda ocorre de uma empresa para outra. O termo se refere a Business to Business;
- B2G: Business to Government, é quando um negócio faz uma venda, presta serviços para órgãos públicos;
- G2P: Significa Government to Public, que é a venda feita pelo governo para o público;
- G2G: Significa Government to Government, que ocorre quando um governo faz negócios com outras instituições públicas ou até mesmo outros governos.
Exemplos de negócios D2C
O modelo de venda direta para o consumidor não possui um inventor e nem uma data que começou. O modelo foi se popularizando com o advento da internet. Hoje, diversas empresas adotam a estratégia de venda.
Um exemplo de negócio D2C é a empresa automotiva Tesla Motors. Fundada e comandada pelo empreendedor Elon Musk, a Tesla é avaliada atualmente em 50 bilhões de dólares. As vendas dos veículos e acessórios são feitas direto para o consumidor.
Há outras empresas que têm resultados positivos com o modelo D2C. Como a Nike, que pretende atingir 50 bilhões de dólares em vendas até 2020, sendo o modelo D2C a principal maneira de vendas.
O modelo de vendas D2C cresce com a popularização dos e-commerces. Além disso, as vendas direto para o consumidor podem gerar uma série de benefícios para os negócios pelo número menor de despesas.