Entenda a diferença entre despesas, custos e gastos

Muitas pessoas confundem o conceito de despesas, custos e gastos, e por mais que pareçam ser a mesma coisa, a verdade é que esses conceitos são diferentes entre si.

Saber entender a diferença entre custos e gastos é fundamental para equilibrar as finanças pessoais, alcançando assim uma maior tranquilidade financeira.

O que são despesas, custos e gastos?

Despesas, custos e gastos embora pareçam a mesma coisa carregam diferenças sutis entre si. É comum que alguns estudiosos a classifiquem como a mesma coisa, ou seja um conjunto de dispêndio financeiro.

No entanto, no conceito contábil, despesas, custos e gastos não representam a mesma coisa. E entender essa diferença é importante inclusive para o orçamento familiar, pois fica mais fácil saber onde é possível ter cortes e onde não é.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

O que são gastos?

Gasto é todo desembolso que uma pessoa ou uma instituição realiza a fim de obter um produto ou serviço. Os gastos podem envolver desde pagamentos salariais, por parte de uma empresa, até bens de consumo adquiridos por um consumidor.

Por não ser um dispêndio recorrente normalmente são os gastos que toda família deve ponderar e cortar para obter uma tranquilidade financeira maior. Nesse sentido, por não serem básicos podem ser facilmente cortados do orçamento.

Mas, quando a aquisição é feita a um preço razoável com o intuito de vestir, pois já não havia mais possibilidades de usar as já existentes ela pode ser considerada um custo.

O que são custos?

Custo e gastos são bastante parecidos e por essa razão são muitas vezes confundidos entre si. Mas, para diferenciar um do outro podemos usar o conceito de básico e supérfluo.

Sendo assim, podemos considerar que uma aquisição não recorrente, que seja indispensável, é um custo. Já, se essa aquisição pudesse ter sido dispensada ela é classificada como um gasto.

Um exemplo seria a alimentação. É necessário a alimentação todos os dias. No entanto, é possível comer uma marmita de R$ 15,00 ou almoçar em um restaurante e gastar R$ 30,00.

Note que, no primeiro caso a alimentação é um custo e no segundo caso ela se torna um gasto que pode ser cortado em um aperto financeiro.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Definição de despesas

Despesas e custos bem como gastos e despesas são mais distantes. Ou seja, é mais fácil saber diferenciar uma despesa de um gasto ou custo, do que diferenciar um custo de um gasto.

A despesa, desse modo, são dispêndios mensais, recorrentes, necessários para a sobrevivência. Sendo assim, é possível entender despesa como:

  • Água;
  • Energia Elétrica;
  • Aluguel;
  • Condomínio;
  • Cesta básica;
  • Locomoção;
  • Telefone.

Também é necessário entender que a prestação de um carro pode ser considerado um gasto ou até mesmo um custo, mas não uma despesa, pois poderá ser substituída por transporte público, por exemplo.

Entender a diferença entre despesas, custos e gastos é fundamental para ter uma vida financeira mais organizada, sabendo onde é possível cortar e onde não é.

Foi possível saber mais sobre despesas, custos e gastos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Gabriela Mosmann
Compartilhe sua opinião
9 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Raiane Valverde 15 de junho de 2020
    estou apaixonada pelo site! Sou estudante de Administraçã e encantada pelo universo das finanças e tudo que o rodeia, e voçês estão de parabéns pelos textos. Tudo muito simples e muito bem explicado. É impossível ter dúvida sobre algo lendo os textos de voçês. Muito obrigada pelas planilhas! serão de grande ajuda.Responder
    • JOSE NILO CARNEIRO 24 de março de 2024
      GASTOS SAO DESPESAS CUSTO SÁO OS PAGAMENTO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS VENDA DE MERCADORIA ..... X (-)CUSTOS = LUCRO BRUTO DE VENDAS (-)GASTOS OU DESPESAS . = LUCRO LIQUIDO ANTES DO IMPOSTO E AÍ VAI... O CUSTO .. SAO OS VALORES PAGOS NA COMPRA PARA REVENDA E NAO UMA DESPESA; (ESTOQUE, ATIVO)Responder
  • Marcus 23 de junho de 2020
    Parabéns pela exposição do assunto! No entanto, estou escrevendo sobre o assunto em um trabalho científico e tenho encontrado muita dificuldade nessa parte da nomenclatura, pois diferente da contabilidade, as finanças pessoais ainda não são tão reguladas, o que termina por deixar esse tipo de lacuna. Gostaria de pedir uma indicação científica sobre o entendimento da nomenclatura utilizada nesse artigo. De já agradeço. Abraço!Responder
  • alfredo 10 de julho de 2020
    Não sabia, gostei!Responder
  • Anderson Robert 13 de setembro de 2020
    Ótimas dicas, ajudou bastante em minhas pesquisasResponder
  • Alegria Raimundo Aguinaldo Frazão 5 de novembro de 2020
    Digite seu comentário... Olá. só estudante do segundo ano do curso de economia e pretendo saber e aprender mais sobre: 1- Histórico do Mercado? 2- Qual é a diferença existe entre custos e gastos? 3- Quantos tipos de mercado existe. e qual é a diferença? 4- Quais são as falhas do mercado? 5- Porque o estado deve intervir nas falhas do mercado?Responder
  • Renato Perdigão 18 de abril de 2022
    Só discordo a última parte do financiamento. Pois ele pode ser considerado uma despesa. Porque você pode depender do carro para trabalhar e no local de trabalho não existir transporte público como o meu caso. Um abraço.Responder
  • Eurénio José Firmo 14 de setembro de 2022
    Sou Estudante Universitário Mestrando em Contabilidade Auditoria e Gestão na UNIAC Universidade Alberto Chupando.em Moçambique- Chimoio. A explicação para mim foi pouo complexo não percebi perfeitamente a diferença entre Gasto e custoResponder
  • Sandra bula 24 de maio de 2023
    Olá eu sou a Sandra sou de Angola e gostei muito do que publicaste por que pude entenderResponder