Custodiante: saiba mais sobre esse agente do mercado financeiro

Dentro do mercado financeiro existem diversos tipos de instituições que atuam em segmentos específicos. Um deles é o custodiante.

Apesar de ser menos conhecida por quem ainda não investe ou entrou agora nesta mercado, custodiante é bastante importante para quem atua no mercado financeiro e até mesmo para quem aplica seus recursos nele.

O que é custodiante?

Custodiante é a instituição financeira designada para custodiar ações e ativos de fundos, seja de pessoas físicas, seja de jurídicas.

Funciona como uma espécie de intermediário das transações de compra e venda desses papéis, o que torna o processo mais seguro para todos os envolvidos, incluindo os “donos do dinheiro”.

Desta forma, a custodiante atende tanto a pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que ofertam seus papéis na bolsa. Sua atuação se aplica às letras financeiras e demais instrumentos no mercado financeiro.

Quais as funções do custodiante?

Vale lembrar que, pensando sobre o que é custódia, pode-se dizer que esta instituição é responsável por guardar esses recursos, os protegendo de eventuais problemas.

Assim como as demais instituições atuantes no mercado financeiro, as empresas que atuam como custodiantes são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), devendo atender a regras específicas. Elas constam na Instrução CVM 542.

No caso da B3, a instituição custodiante é a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

A regulamentação determina que, no caso de prestação de serviços para investidores, a custodiante atue na “conservação, controle e conciliação” dos mobiliários nas contas do investidor.

Além disso, deve atender às solicitações de movimentação que forem passadas pelo dono da conta. No caso, o investidor.

Já quando seu atendimento é feito para as empresas que emitiram os papéis, é dever da instituição fazer a guarda física dos valores mobiliários não escriturais e ainda cuidar dos registros necessários das aplicações.

Custodiante e os outros agentes do mercado

Dentro deste mercado, existem outras agentes que cuidam e gerenciam os ativos negociados além do custodiante, como:

  • Gestor de ativos;
  • Administrador de ativos;
  • Distribuidor de ativos;
  • Cotista.

Gestores de ativos

O gestor de ativos, como o nome sugere, é o responsável por decidir se compra ou vende os papéis de uma carteira de investimentos. O seu objetivo é conseguir os melhores rendimentos possíveis para o seu cliente.

Administrador de ativos

Enquanto isso, o administrador é o responsável por gerir um fundo de investimentos. Em geral, trata-se de uma pessoa jurídica, que acompanha as movimentações de valores e dá suporte aos cotistas.

Uma das suas principais funções é calcular o valor de cada cota. Uma grande responsabilidade, afinal, um cálculo errado pode gerar grande prejuízo.

Distribuidor de ativos

O distribuidor, por sua vez, é o profissional ou empresa que cuida da prevenção de riscos de um fundo, já que é ele quem cuida do relacionamento com os investidores, até mesmo traçando perfis e armazenando os dados necessários.

Cotista

Já o cotista é aquele que possui cotas de um determinado fundo, tendo assim direitos sobre ele, dentro das regras estipuladas para cada fundo.

Cada um desempenha um papel fundamental para o bom andamento de um fundo de investimentos.

Foi possível saber mais sobre custodiante? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *