Cotação do petróleo: entenda como funciona o preço dessa commodity
Até mesmo para aqueles que não estão familiarizados com a commodity, podem observar rotineiramente os canais de mídia noticiando a cotação do petróleo, ou seja, se o mesmo subiu ou caiu no mercado.
Isso porque a cotação do petróleo nos afeta diretamente, influenciando no preço de seus derivados como gasolina e o óleo diesel. E dessa forma, impacta o preço do transporte, afetando todas as mercadorias.
O que é cotação do petróleo Brent?
A cotação do petróleo é o preço pelo qual a commodity está sendo negociada em determinado período no mercado. Isso considera diversos fatores, como a própria lei de oferta e demanda.
Apesar dos esforços contínuos para reduzir seu uso e encontrar novas fontes alternativas de energia verde, a cotação do petróleo ainda continua desempenhando um papel importante na economia global.
Desse modo, o uso de petróleo continua a ser uma das commodities com mais alta demanda em todo o mundo, mas afinal, como a cotação do petróleo é determinada? No entanto, antes de esclarecermos essa questão, devemos entender as classificações comerciais que envolvem o petróleo.
Como funciona a cotação do petróleo?
A cotação do petróleo é definida por seu preço, em um determinado momento no mercado onde está sendo negociado. Desse modo, a cotação do petróleo é o resultado da oferta e demanda da commodity no mercado internacional. Nesse caso, a unidade de medida utilizada é de dólares por barril de petróleo.
Dessa forma, o preço do barril de petróleo nada mais é do que o valor combinado por aqueles que desejam vender, por aqueles que desejam comprar. Ou seja, é o preço de equilíbrio que satisfaz a oferta e demanda do mercado.
Importante ressaltar que, de forma geral, ao negociar barris de petróleo, usa-se a cotação do preço no final do pregão de mercado, informando qual foi a cotação do dia aos investidores.
O Brent Crude Oil e o West Texas Intermediate (WTI) são as duas maiores classificações comerciais da commodity. A principal diferença entre ambas é originada de seus campos de extração, o petróleo Brent vem do Mar do Norte, perto do Reino Unido e da Noruega, enquanto o petróleo WTI encontra-se nos Estados Unidos, concentrado principalmente no Texas, Dakota do Norte e Novo México.
Tendo em vista suas posições geográficas, o acompanhamento de suas cotações no mercado financeiro também são distintas, a cotação do petróleo WTI é negociada na bolsa de Nova York, enquanto a cotação do petróleo Brent é negociada na bolsa de Londres.
Estima-se que quase 60% de todo o petróleo do mundo é cotado em termos de petróleo Brent. Sua popularidade vem do fato de ser mais barato, tendo em vista que os poços de petróleo Brent se encontram no mar, o que facilita sua extração em comparação ao WTI, que precisa ser transportado por ferrovia.
Fatores que influenciam na cotação do petróleo
Conforme mencionado anteriormente, o preço do barril de petróleo é o resultado da oferta e demanda no mercado. Logo, para entender o que impacta o seu preço é preciso entender quem são os principais ofertantes e demandantes desse mercado.
Os países com maior influência sobre o petróleo no ano de 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), são consequentemente os cinco maiores produtores de petróleo, com participações de:
- Estados Unidos, com 16%;
- Arábia Saudita, com 11%
- Rússia, com 10%;
- Canadá, com 5%
- Iraque, com 4%.
Com uma grande importância formação da cotação do petróleo, é possível citar cinco maiores consumidores e seu percentual de consumo do mercado mundial, segundo a IBP:
- Estados Unidos, com 17%;
- China, com 14%;
- Índia, com 4%;
- Arábia Saudita, com 3%;
- Japão, com 3%.
Como resultado, mudanças nesses países afetam a sua produção e o consumo, tendo grande capacidade de influir na cotação do petróleo. Dessa forma, alguns dos maiores produtores de petróleo do mundo se juntaram em um cartel para aumentar a sua influência sobre o preço do barril de petróleo combinando a produção.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) possui hoje 13 membros. Sendo eles:
- Angola;
- Arábia Saudita;
- Argélia;
- Congo;
- Emirados Árabes;
- Gabão;
- Guiné;
- Irã;
- Iraque;
- Kuwait;
- Líbia;
- Nigéria;
- Venezuela.
Em 2020, a OPEP foi responsável por 40% da produção total do petróleo mundial e 60% de toda a exportação da commodity. Além disso, seu grande poder encontra-se baseado no fato de os países membros serem donos de 78,7% das reservas mundiais de petróleo.
O cartel historicamente se organiza para realizar a queda do petróleo em termos de produção, aumentando a cotação do petróleo e produzindo diversos choques na economia. Mas nos últimos meses, o cartel tem tido interesse em manter os preços baixos.
Como negociar petróleo?
É possível negociar petróleo de duas formas. A primeira forma de negociar barris de petróleo é através do mercado à vista, onde as operações de compra e venda são determinadas com base na oferta e demanda do momento. Uma vez realizada a operação, a liquidação ocorre quase que instantaneamente.
A segunda forma de negociar petróleo é através do mercado futuro, que negocia os chamados “barris de papel”. Esses indicam que o petróleo é negociado no “papel”, ou seja, com base em um valor monetário de cotação do petróleo, sem que haja a troca física do produto.
Os contratos de papel são comprados e vendidos com base nas condições de mercado esperadas nos próximos meses, ou mesmo anos. Os compradores e vendedores no mercado de futuros são investidores, que não possuem qualquer intenção de tomar posse do petróleo bruto real.
A intenção dos investidores é comprar contratos futuros de petróleo, baseados nas cotações WTI e Brent, para fins de lucratividade do capital, adivinhando corretamente se os preços dos barris irão aumentar ou diminuir no futuro.
Além disso, alguns produtores utilizam o mercado futuro para se proteger da volatilidade dos preços, travando receitas, que visam cobrir custos e garantir lucros da futura produção de petróleo. As refinarias, por exemplo, compram contratos futuros para travar os custos de compra, tendo em vista uma possível queda do petróleo.
Em suma, a negociação com base na cotação do petróleo oferece excelentes oportunidades em todas as condições de mercado, devido à sua posição favorável nos sistemas econômicos e políticos mundiais.
Esse artigo te ajudou a entender o que é e como funciona a cotação do petróleo? Deixe dúvidas e comentários abaixo.