A área de Corporate Banking é desconhecida por muitos brasileiros, mas é muito importante para atender empresas em suas necessidades.
O segmento bancário de corporate banking tem aumentado sua relevância ao longo dos anos, com o fortalecimento da economia e com o crescimento de iniciativas empreendedoras.
O que é Corporate Banking?
O Corporate Banking é um segmento bancário voltado para clientes corporativos, ou seja, para empresas (sejam elas de caráter público ou privado). Diversos benefícios são oferecidos para clientes dentro dessa categoria.
Portanto, esse tipo de cliente, com maior renda, possui diversas demandas que não são necessárias para a maioria dos clientes (o chamado setor de varejo), como créditos diferenciados, melhores oportunidades de investimento, entre outros.
Dessa forma, é necessário que exista uma área do banco voltada apenas para esse tipo de cliente, com atendimento diferenciado e oferta de serviços de melhor qualidade.
Para quem é o Corporate Banking?
O banco corporativo, como já foi falado, é voltado para clientes corporativos. Ele se especializa em atender instituições financeiras e outros tipos de companhias.
Grandes quantias de dinheiro são movimentadas nas operações do segmento de corporate banking. Isso favorece as instituições bancárias, aumentando seu lucro. Por isso, os bancos possuem um setor dedicado apenas para esse tipo de cliente.
No entanto, o banco corporativo pode ser a única linha de atuação de uma instituição financeira ou não. Grandes bancos brasileiros, por exemplo, oferecem esse tipo de serviço como uma das porções de seu negócio.
Também é comum ver uma mesma empresa oferendo soluções tanto de corporate banking quanto de investment banking, atuação voltada para investimentos.
O que o Corporate Banking faz?
O corporate banking oferece uma série de serviços para seus clientes de alta renda, muitas vezes mais atrativos do que os serviços de um banco de varejo.
Sendo assim, é possível destacar alguns dos serviços que essas instituições oferecem:
1. Opções diferenciadas de Crédito
É natural que grandes empresas precisem de crédito para expandir suas operações. Inclusive, esse é um recurso tributariamente vantajoso para as companhias.
Portanto, uma vez que possuem maiores garantias de pagamento, essas empresas têm acesso a opções de crédito mais vantajosas, com menores juros e maiores prazos de pagamento.
2. Serviços Financeiros
As soluções financeiras mais básicas, que também são ofertadas no banco de varejo, também estão presentes no corporate banking.
A diferença é que os serviços são muito mais dedicados, com profissionais cuidando da gestão dos recursos para cuidar dos recebimentos, pagamento de fornecedores, entre outros.
3. Investimentos
É comum que empresas retenham dinheiro em caixa para eventualidades. Se o dinheiro estivesse parado em uma conta-corrente, esse dinheiro perderia de valor por conta da inflação.
Sendo assim, no serviço do corporate banking, existem diversas opções de aplicações financeiras para as empresas.
Porém, a companhia pode deixar seu dinheiro aplicado em títulos públicos ou outros ativos de renda fixa, como CDBs. Também há a opção de deixar o dinheiro em fundos de investimentos, caso seja da vontade da companhia.
4. Assessoria Operacional
É natural que empresas queiram crescer e expandir suas operações através de fusões e aquisições, por exemplo.
Existem diversas burocracias e trâmites legais que devem ser resolvidos. É nessa hora que a assessoria do banco corporativo será útil. Assim, a empresa pode terceirizar as questões burocráticas e focar na parte operacional do negócio.
5. Captação de Recursos
Outra possibilidade é quando a empresa deseja fazer IPO (oferta pública inicial), ou seja, emitir ações na bolsa de valores. Através do valor arrecadado, a companhia terá capital para crescer mais rapidamente.
Outra possibilidade é através da emissão de títulos de dívidas, as chamadas debêntures. Assim, a empresa consegue recursos para suas operações em troca de um pagamento futuro.
Nesse sentido, o corporate banking pode ajudar nessas operações através do cuidado com a parte burocrática, enquanto os gestores a empresa focam na parte operacional.
Diferenças entre Corporate Banking e Banco de Varejo
Uma comparação frequente é feita entre o banco corporativo e o banco de varejo. Esse segundo é voltado para o grande público, a maioria da população.
É natural que clientes com um volume menor de dinheiro tenham acesso a opções de investimento menos atrativas do que aqueles com maior valor para dispender.
No entanto, os bancos digitais vêm crescendo em importância e oferecendo soluções para o segmento do varejo, que até então não possuía muitas opções de serviços de qualidade através do tradicional banco de varejo.
Dessa forma, o setor bancário está se reinventando e oferecendo cada vez mais uma cesta de produtos mais atrativa para seus clientes, sejam corporativos ou não.
Gostaria de fazer mais algum comentário a respeito do corporate banking? Comente abaixo!