Uma das vantagens dos fundos de fundos (FOFs) é que a responsabilidade de escolher quais fundos imobiliários comprar e vender e toda essa estratégia de alocação fica por conta de um gestor profissional.
Por esse motivo, é muito natural os investidores se questionarem se podem simplesmente copiar os movimentos desses fundos, já que os Relatórios Gerenciais divulgam os ativos que eles estão negociando.
Posso copiar a carteira de um FOF?
Logo de início, já digo que sim, é possível copiar a carteira de um FOF, mas não é tão óbvio assim e talvez nem seja uma boa ideia.
E a resposta é mais simples do que parece.
O motivo é o mesmo do porquê você não deve copiar a carteira de outros investidores, principalmente sem saber qual o racional, a estratégia e o momento da compra.
A maioria dos FOFs divulgam quais são suas movimentações, mas não mencionam todo o racional do investimento. Portanto, se você decide copiá-lo, você está comprando algo sem qualquer estratégia.
Quais os perigos de copiar um FOF?
Se o gestor visa a vender essas cotas em breve, você não saberia disso e poderia acabar no prejuízo, ao deixar o momento correto passar. E, a partir dali, você já não teria mais nenhuma referência de como conduzir essa sua posição.
Além disso, seria ingenuidade demais pensar que o gestor acertará 100% de suas escolhas. Durante a vida do fundo, é possível e provável que algumas decisões de investimento não saiam como o esperado e não tenham o resultado previsto.
Se você copiar a movimentação sem saber, poderá ter um prejuízo ainda maior.
Vale lembrar também que o atraso na publicação dos Relatório Gerenciais é de, ao menos, um mês, ou seja, você estaria se baseando em movimentações de semanas atrás. Então, muito provavelmente, as condições para você repetir o movimento seriam diferentes.
Portanto, retornando ao que reforçamos sempre em todos os nossos conteúdos, quando fizer algum investimento, certifique-se de que está fazendo com uma estratégia e objetivo próprios.
O investimento é para você e precisa atender suas necessidades. Se você sair no prejuízo por copiar a carteira de alguém, a responsabilidade é inteiramente sua.