Suno Artigos

Saiba o que faz uma controladoria e sua importância nas empresas

controladoria

Um dos setores fundamentais em qualquer empresa, a controladoria tem conquistado espaço nas organizações, como um diferencial competitivo.

Apesar de ser setor específico, as atividades da controladoria envolvem toda a empresa, sendo fundamental o lucro líquido da empresa.

O que é controladoria?

A controladoria é o segmento da contabilidade responsável pelo controle orçamentário e administrativo de uma empresa, podendo ser dividida em Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil. No dia a dia, no entanto, as duas costumam ficar sob o comando de um mesmo gestor, geralmente chamado controlador.

O papel da controladoria é gerenciar a empresa, do ponto de vista contábil e administrativo. Quando se pergunta o que faz a controladoria, é preciso saber que essa área inclui tanto a organização das ações, quanto o seu acompanhamento.

Portanto, os dados obtidos com este monitoramento são importantes para auxiliar o empresário em seu processo de tomada de decisão.

Portanto, é fundamental entender o conceito de controladoria. A partir das informações obtidas nestes departamentos, este profissional poderá auxiliar os empresários orientando-os sobre quais decisões são mais assertivas para o negócio.

Quais são as atividades da Controladoria?

Assim, a controladoria pode ajudar a empresa a melhorar a qualidade do seu serviço e otimizar seus gastos. Em um primeiro momento, a controladoria vida estruturar e acompanhar as operações financeiras do negócio como:

Entretanto, ela também se estende à contabilidade como um todo. Primeiramente, a função do setor da controladoria é de fazer uma gestão que seja eficiente e sustentável em uma empresa. Assim, pode-se ver como essa área é plural, usando elementos de diversos setores.

Na década de 60, o Financial Executives Institute definiu sete atividades atribuidas à área de controladoria.

Essa área consiste no planejamento e no controle da empresa, considerando missão, visão, valores e objetivos das empresas. Dessa forma, é preciso averiguar custos, faturamento, lucros, margem e outros detalhes financeiros de seus produtos e serviços.

Em segundo lugar, é preciso compreender os demonstrativos de uma empresa, sejam os demonstrativos financeiros e os mais voltados para a gestão.

Além disso, essa função consiste em avaliar o estado atual de uma empresa, verificar seus pontos fracos e fortes e, com isso, torná-la mais eficiente. Ainda, essa área deve cuidar da gestão fiscal da empresa, especialmente em países com muita burocracia envolvida, como é o caso do Brasil.

Nesse sentido, cabe à área da controladoria elaborar os documentos e relatórios que precisam ser enviados para o governo, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Outra atribuição é proteger os ativos da empresa, como imóveis, dinheiro em caixa e outros tipos de bens. Assim, ele é quem cuida dos seguros desses ativos, auditorias e outros.

Por fim, essa área cuida da análise macroeconômica e avalia riscos e oportunidades para sua empresa considerando o ciclo econômico no momento.

A controladoria e o controller

A controladoria pode ser dividida em duas vertentes: a Administrativa e a Contábil. Entretanto, ambas costumam ser coordenadas pela mesma pessoa.

O controlador, ou Controller, por sua vez, é o profissional responsável por acompanhar e coordenar os processos de gestão do negócio.

Este princípio vale tanto para a área financeira quanto na econômica.

Assim, ele precisa estar inteirado dos dados do empreendimento e do mercado no qual ele está inserido.

Com estas informações, o controller desenvolve relatórios gerenciais com os dados relevantes para os gestores do negócio. Assim, esses profissionais podem cuidar da gestão financeira e diversos outros fatores.

A partir destes conhecimentos, o controller pode implementar mudanças estratégicas no negócio, com o aval do gestor. Dessa forma, ele pode cuidar das atividades da controladoria da melhor forma.

Controladoria e compliance

A controladoria de uma empresa envolve conhecer o modelo de gestão do negócio a fundo, bem como suas dificuldades em potencial. Isso porque esse é o setor responsável por gerenciar os mecanismos criados para a administração da empresa.

Isso inclui a gestão de compliance, os controles internos, a gestão de riscos, a segurança da informação e o processo de auditoria interna.

Vale lembrar que cada empresa possui suas próprias estratégias de controle e os mecanismos que as auxiliam. Alguns são comuns a todos, como os canais de denúncias, por exemplo. Mas outros vão variar de acordo com o grau de risco de cada empreendimento.

Logo, faz parte das atribuições do controller implantar estas medidas nas empresas que não a possuem, além de checar se o seu funcionamento, eficácia e aplicação.

Assim como em todo programa de compliance, essa área só será eficaz se atingir toda a empresa. Desde o mais alto escalão até o menor posto.

A importância da controladoria

Um departamento de controladoria que não está adequado pode deixar sérios buracos na administração da empresa. Isso porque este empreendimento ficará suscetível a problemas de corrupção ou mesmo a uma má administração.

Problemas estes que podem fazer com que o negócio perca dinheiro, bem como os seus investidores. Logo, para quem deseja aplicar o seu dinheiro na bolsa de valores, é importante escolher ações de empreendimentos que deem o devido valor a este segmento.

Afinal, a controladoria nas empresas também promove uma maior segurança para o dinheiro dos investidores do negócio.

Você ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do setor de controladoria? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

Sair da versão mobile