Elaborar as contas de resultado são parte do trabalho de manter em dia a contabilidade de uma organização.
Os dados das contas de resultado de uma empresa são importantes para sua gestão e para órgãos de fiscalização, Do ponto de vista de investimentos, são necessários para se fazer uma análise fundamentalista sobre a companhia.
O que são contas de resultado?
De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
Porém, diferentemente das contas patrimoniais, elas não são utilizadas para atualizar o valor do patrimônio da empresa nas demonstrações contábeis do balanço patrimonial. O seu intuito é demonstrar qual foi o lucro da empresa ou seu prejuízo, se for o caso.
Dessa forma, a função das contas de resultado é analisar:
- Receitas;
- Custos;
- Despesas.
Estes três itens são os que constam nas principais contas de resultado.
As receitas são, via de regra, o dinheiro oriundo da venda dos serviços ou produtos ofertados pela empresa. Com isso, são analisados tanto o recurso que já está em caixa quanto as quantias que deverão ser recebidas em curto e médio prazo. Esses dados têm impacto direto nas contas patrimoniais. Isso porque as receitas afetam o ativo do empreendimento.
Os custos, por sua vez, contabilizam os gastos decorrentes da atividade-fim da companhia. Toda empresa tem um custo para manter-se aberta. E esse valor varia de acordo com uma série de fatores.
Quer entender o quê os indicadores contábeis mostram sobre uma empresa? Faça o minicurso sobre Contabilidade para investidores da Suno.
Os custos abrangem desde a aquisição de matéria-prima até a manutenção de maquinário, passando pelo salário dos funcionários ligados diretamente à produção.
Já as despesas, em geral, cobrem gastos administrativos, como aluguel, água, luz e folha de pagamento de funcionários de setores auxiliares. Os dados dos custos e despesas, por sua vez, alteram o valor do passivo.
Como utilizar as contas de resultado?
A forma como estas contas são calculadas vai variar de acordo com os princípios contábeis utilizados pela empresa. Se a companhia trabalha com regime de caixa, os dados serão calculados a partir do fato contábil.
Com isso, sempre que houver um pagamento que gere uma despesa e um recebimento que gere uma receita, haverá a informação no registro. Isso é feito acompanhando o tempo real da entrada e saída de dinheiro no caixa.
No regime de competência, por sua vez, o registro ocorre quando as receitas são registradas no momento em que ocorrem, independentemente do recebimento. O mesmo ocorre com as despesas e custos.
Então, se a compra de um produto ou serviço for realizada a prazo, o valor total será registrado antes mesmo de o dinheiro estar de fato em caixa. Logo, os dados são computados a partir da emissão de nota fiscal.
Independentemente do modo utilizado, o objetivo final dessas contas é a apuração de resultados. O que significa, a partir dos dados obtidos, analisar se a empresa teve maiores ganhos ou gastos. Ou seja, no fim das contas, se houve lucro ou prejuízo.
Uma vez que quase todo lucro é tributável, estes dados são preciosos para a Receita Federal, o órgão responsável pela cobrança de impostos. Por isso, existe a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Foi possível saber mais sobre contas de resultado através deste artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.