Conta corrente: entenda o que é e como funciona este tipo de conta
No Brasil existem diversos tipos de conta bancária que uma pessoa física ou jurídica pode ter. Uma delas é a conta corrente.
Ao contrário da conta-poupança, a conta corrente pode ser usada para diversas movimentações e pagamentos, garantindo assim um maior controle das finanças pessoais.
O que é conta corrente?
Conta corrente é um tipo de conta bancária que uma pessoa física ou jurídica mantém em uma determinada instituição financeira.
Essa conta é usada para movimentação financeira, sendo que na maioria dos casos ela não possui nenhuma rentabilidade sobre o capital depositado.
Ela opera como uma conta de depósitos que pode ser gratuita, individual ou conjunta, focada em transações rápidas como pagamentos, depósitos ou saques.
Como funciona uma conta corrente?
Esse tipo de conta funciona como uma espécie de plataforma onde é possível realizar transações a qualquer momento a pedido do correntista, desde que isso seja feito em horário comercial.
Este pode manusear a sua conta por meio de aplicativos móveis, internet banking, caixa eletrônico ou então na própria agência bancária.
Geralmente este tipo de conta possui uma mensalidade de manutenção, embora com o surgimento dos bancos digitais, esse valor está deixando de ser cobrado.
Quer aprender a controlar melhor os seus investimentos? Então baixe gratuitamente a nossa planilha de controle de investimentos.
Como abrir uma conta corrente?
Para abrir uma conta corrente é necessário que o interessado reúna alguns documentos pessoais, ou da empresa e se dirija até uma agência bancária.
Hoje com o avanço tecnológico, alguns bancos estão permitindo que a conta seja aberta sem a necessidade de ir até a agência.
Inclusive surgiram nos últimos anos os chamados bancos digitais que oferecem o mesmo serviço sem agência bancária, com tudo sendo controlado pelo App ou site.
Qual a diferença entre conta poupança e conta corrente?
Existem algumas peculiaridades que diferenciam uma conta poupança de uma conta corrente.
Primeiramente, não há rendimento na conta corrente, embora essa realidade venha mudando ultimamente.
No entanto, na grande maioria das instituições, esse tipo de conta não possui rentabilidade enquanto que a conta poupança possui.
Uma outra diferença está relacionada aos produtos oferecidos. Com esse tipo de conta é possível ter cartão múltiplo de débito e crédito e também limites de empréstimo oferecidos pelo banco.
Ademais, a conta corrente também permite operações de TED e DOC assim como folhas de cheque e empréstimo pessoal pré-aprovado.
Já a conta poupança, possui rentabilidade sobre o dinheiro depositado, mas não permite algumas operações e nem dá direito a talões de cheque ou empréstimos pessoais.
Qual tipo de conta é melhor?
Não há uma definição sobre qual conta é melhor. Afinal, a conta corrente possui as suas funcionalidades próprias.
Desse modo, a escolha entre uma e outra precisa levar em consideração quais os serviços que se pretende utilizar.
Se o objetivo for rentabilidade, a conta poupança pode ser mais indicada, já se o objetivo for movimentação, a conta corrente é mais indicada.
Em resumo, esse tipo de conta é para realizar a movimentação do dinheiro de uma pessoa física ou jurídica com o intuito de facilitar o seu dia a dia.
Foi possível entender o que é uma conta corrente? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas redes sociais.