Existe uma forma de economizar nas compras e, simultaneamente, aliviar impactos negativos sobre o meio ambiente: praticando o consumo consciente.
Aplicando conhecimentos básicos de educação financeira com noções de sustentabilidade, é possível atingir um consumo consciente.
O que é o consumo consciente?
O consumo consciente pode ser definido como uma série de práticas que envolvem preocupações com o meio ambiente e aproveitamento total dos recursos comprados pelo consumidor.
Ou seja, para atingir um consumo responsável, é imprescindível ter consciência no momento de compra de um produto até o momento do fim da sua vida útil, para que ele seja reciclado quando possível.
Utilizando essa estratégia sustentável, o consumidor acaba gastando menos nas suas compras mensais.
Isso ocorre porque há uma maior preocupação na plena utilização dos recursos comprados e há tentativa de reaproveitamento sempre que for possível.
Importância do consumo consciente
É verdade que a maioria das pessoas ainda não aplica integralmente um consumo sustentável em sua vida.
Contudo, é interessante pensar se esse comportamento fosse adotado em larga escala. Sem dúvidas, o efeito sobre o meio ambiente seria bastante significativo.
Portanto, para falar sobre a importância do consumo consciente, é indispensável analisar sobre duas óticas: a do consumidor e a do meio ambiente.
O consumidor, particularmente, ao adotar um consumo consciente, iria economizar bastante em suas feiras mensais.
Isso ocorreria porque esse tipo de consumidor tem muita preocupação em não exceder a quantidade necessária de produtos adquiridos.
Além disso, sempre que possível, o consumidor consciente vai buscar reaproveitar ou reciclar o que for possível, evitando futuras compras desnecessárias.
Além do benefício financeiro, o meio-ambiente também pode ser favorecido com:
- Redução de desperdícios e despejo de lixo;
- Maior reutilização e reciclagem dos produtos;
- Menor necessidade de lixões urbanos;
4 dicas de consumo consciente
Algumas dicas de consumo consciente podem ajudar o consumidor a poupar e ajudar o meio ambiente simultaneamente.
1. Planejar antes de comprar
Uma prática essencial para evitar compras por impulso é o ato de se planejar antes de ir ao mercado.
Desta forma, é possível evitar compras desnecessárias e manter a feira dentro do orçamento, sem gerar desperdícios e gastos supérfluos.
2. Optar por produtos mais sustentáveis e econômicos
Alguns produtos são, ao mesmo tempo, mais sustentáveis e econômicos, o que os tornam opções indispensáveis para o consumidor consciente.
Por isso, um ótimo exemplo de consumo consciente, é optar por lâmpadas LED ao invés de lâmpadas incandescentes, que consomem mais energia e geram mais gastos.
3. Use crédito de forma consciente
O crédito é um importante atributo do mercado financeiro, mas que deve ser usado de forma inteligente.
Utilizar o crédito de forma consciente pode evitar a compra de produtos desnecessários e complicações financeiras, que podem comprometer seus orçamentos futuros.
4. Compre equipamentos com selo Procel
O selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica) aponta a eficiência de produtos eletrodomésticos.
Portanto, optar por produtos com este selo é uma ótima forma de economizar utilizando um equipamento mais sustentável.
Esse artigo te ajudou a entender mais sobre o consumo consciente? Deixe comentários e dúvidas sobre o assunto no espaço abaixo.