Suno Artigos

Como investir? Pergunta bastante presente em potenciais aplicadores

Como investir é uma pergunta muito comum no mercado

Para uma pessoa sem experiência no mercado de capitais, a dúvida a respeito de como investir pode ser uma de suas maiores indagações âmbito de suas finanças pessoais.

Assim sendo, é de extrema importância que todas as indagações a respeito de como investir melhor sejam sanadas o quanto antes, a fim de que melhores resultados sejam vistos no manuseio do capital desse potencial investidor.

Investir – Significado

Antes de mais nada, é preciso que se esclareça que, no universo financeiro, o processo de investir possui um significado bastante representativo, e denota, de maneira direta, o ato de se buscar a multiplicação de uma quantia financeira através da aplicação desse recurso em projetos que apresentam uma potencial valorização futura.

Dessa forma, é preciso que se realize um estudo minucioso antes de qualquer aplicação, de modo que assim seja possível ao máximo se esclarecer e da melhor maneira onde investir dinheiro para render mais.

Ainda nesse sentido, existe também a possibilidade de surgir o questionamento sobre como investir com pouco dinheiro, dada a realidade da maioria dos brasileiros atualmente.

Neste sentido, uma série de fatores primordiais podem ser elencados para que uma pessoa atinja esse objetivo pessoal de multiplicar o seu capital ao longo do tempo.

Filtrar informações sobre o mercado

Conhecimento nunca é demais, porém, no atual mundo globalizado em que vivemos, a enxurrada de informações que recebemos a cada minuto é monstruosa, fazendo com que, em muitos casos, abasteçamos nosso cérebro com muita coisa sobre as quais não aproveitamos nada.

Dito isso, filtrar promessas de ganhos rápidos e ilusórios, além de notícias fúteis e que agregam pouco valor se faz de extrema importância para que deseja adentrar ao mercado financeiro.

Ler livros sobre investimentos

A leitura possui a capacidade de libertar a mente das pessoas e, nos investimentos, esse hábito deve ser trabalhado de maneira diária, dada a dinâmica e a velocidade em que as informações são trocadas no mercado.

O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett (o oráculo de Omaha) já chegou a dizer que lê quinhentas páginas por dia.

Se o Pelé dos investimentos aplica boa parte do seu tempo lendo, por que nos darmos ao luxo de não o fazer?

Existem livros para todos os níveis de investidores, e para quem está iniciando no mercado, livros para iniciantes são uma ótima sugestão.

Abrir uma conta em uma corretora de valores

Esse é o processo sem o qual se torna impossível aplicar.

Após uma boa filtragem de informações e a estruturação de uma sólida base de conhecimento, é necessário que o investidor abra uma conta em uma corretora de valores, que é a instituição que faz o intercambio entre o capital de seus clientes e a bolsa de valores.

Existem muitas corretoras no mercado, e saber escolhe-las de maneira coerente é um processo muito importante.

Conclusão

Certamente que, após a realização desses três importantes passos acima destacados, o investidor estará com mais confiança e disposição para aplicar os seus recursos em ativos que julgue serem os mais coerentes em sua análise.

Entretanto, o processo de como investir é atemporal, o que demanda uma certa “reciclagem” diária de conhecimento por parte de quem investe, fazendo com que o estudo seja uma prática cotidiana na vida de todos os participantes do mercado financeiro.

Sair da versão mobile