CMV: o que é e como funciona o Custo de Mercadoria Vendida?
O CMV é um indicador empresarial que é de interesse para investidores. Isso porque traz dados para cálculos usados na análise fundamentalista de negócios.
Do ponto de vista gerencial, o CMV é importante para fazer a gestão do empreendimento de modo a administrar a lucratividade da operação.
O que é CMV?
CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Ele representa, basicamente, a soma das despesas e valores empregados nas operações para produzir e armazenar as mercadorias – até que a venda seja realizada.
Este é um importante aliado para a gestão de empresas que lidam com estoques de mercadoria. Isso porque o indicador integra cálculos que dão a noção da rentabilidade da operação, como o lucro bruto. Também pode ser usado para a apuração da margem de contribuição de produtos vendidos.
Como calcular o CMV?
Na contabilidade empresarial, o CMV é um dos tópicos que fazem parte da DRE (Demonstração de Resultados do Período). Como já falado anteriormente, ele equivale ao custo total dos produtos vendidas por uma companhia, e não apenas de uma determinada mercadoria.
Para fazer o cálculo do índice é preciso determinar o período que será analisado. Se for um mês, é necessário calcular a diferença no estoque entre o início e o final do mês, e somar o que foi adquirido no período. Sendo assim, a fórmula do CMV é dada por:
- CMV = Ei + C – Ef
Onde:
- Ei = estoque inicial;
- C = compras feitas no período analisado;
- Ef = estoque final.
Tome-se como exemplo uma loja de colchões. Supondo que tenha um estoque inicial 50 produtos no início do mês, a um custo de estoque total de R$ 50 mil. Ao longo do mês, o proprietário da loja comprou outros 20 colchões por R$ 20 mil. No final do mês, restaram 10 unidades, avaliadas em R$ 10 mil . Nesse caso, o CMV do período seria de R$ 60 mil.
Quer saber mais sobre o que dizem os indicadores de uma empresa? Faça o minicurso de contabilidade para investidores da Suno.
A importância do indicador
É possível avaliar a qualidade de gestão de uma empresa com o Custo de Mercadoria Vendida. Quando um valor alto é usado para manter o estoque, há menos capital de giro da empresa.
Assim, o negócio tem menos dinheiro para outros fins que trariam impacto financeiro para a empresa, como investimentos e para contratar funcionários.
O indicador de Custo de Mercadoria Vendida também pode ser uma ótima sinalização para uma empresa melhorar o controle de estoque de mercadoria.
Como diminuir o CMV de uma empresa
A melhor forma de diminuir o Custo de Mercadoria Vendida é com uma boa gestão do estoque da empresa. Isto é, quanto mais tempo um produto fica estocado, maior o gasto. Mas há algumas formas de melhorar a gestão de estoque. Por exemplo:
- Inventário Rotativo: Há programas que sorteiam aleatoriamente produtos do estoque para serem checados
- Mapeamento e Integração de processos e operação: É possível ter uma ideia de quais produtos saem mais, organizar melhor a compra e evitar a falta;
- Programação de compras: Um calendário de aquisições ajuda na gestão de estoque.
Outro ponto importante da gestão de estoques, para empresas que lidam com produtos perecíveis, é sobre a validade dos itens. Esse controle é feito para evitar perdas por deterioração da mercadoria.
Foi possível saber mais sobre CMV com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.