Ciclo financeiro é um conceito muito importante para qualquer empresa, pois ajuda a entender o mercado e as atividades da companhia.
Portanto, a compreensão do conceito de ciclo financeiro de uma empresa é fundamental para o aumento do lucro líquido nas suas atividades.
O que é ciclo financeiro?
De forma simples, o ciclo financeiro pode ser entendido como quantos dias, em média, a empresa precisou arrumar financiamento para suas operações. É o período necessário para ocorrer a produção, distribuição, venda e coleta do pagamento dos produtos vendidos pela empresa.
Assim sendo, considera o período desde o momento em que a empresa paga o fornecedor até receber do cliente. Este indicador proporciona para o investidor analisar a visão a gestão financeira com relação às entradas e saídas de recursos.
Avaliar a competência da administração financeira de uma empresa passa muito pela análise da capacidade dos gestores em otimizar as condições de fluxo de pagamento e recebimento, ou seja, os ciclos financeiros.
Afinal, o investidor deve sempre olhar para as mais bem administradas, que têm se focado em manter um fluxo de caixa saudável.
Qual a importância do ciclo financeiro
A compreensão do ciclo financeiro é fundamental para que uma empresa consiga fazer uma boa gestão de seus negócios e, com isso, manter-se sustentável por muito tempo e gerar lucros por períodos estendidos.
Isso ocorre pois o conhecimento desse conceito permite que o empreendedor controle o processo de produção de seus produtos.
Assim, ele saberá as melhores datas para negociar os seus prazos com seus clientes e fornecedores, de forma que consiga identificar o seu capital de giro e mantenha uma saúde financeira adequada.
Ou seja: esse conhecimento é fundamental para manter as contas de uma empresa sob controle, evitando prejuízos acumulados para a companhia.
Apenas ressaltando que os dados podem ser encontrados no Balanço Patrimonial das empresas, uma vez que são ativos e passivos operacionais.
Além de que os resultados de venda, custo e compra são informados na Demonstração de Resultado.
As empresas divulgam estas informações trimestralmente, dessa forma sempre importante acompanhar o direcionamento deste indicador financeiro.
Como calcular o ciclo financeiro
Para saber como calcular o ciclo financeiro, pode-se chegar no indicador pelo seguinte cálculo:
Ciclo Financeiro = Prazo Médio Recebimento (PMR) + Prazo Médio Estocagem (PME) – Prazo Médio Pagamento (PMP)
Sendo que, o Prazo Médio Recebimento representa quantos dias, em média, a empresa esperou para receber do seus clientes.
- PMR = (Clientes x 360) / Vendas realizadas
O Prazo Médio Estocagem informa quantos dias, em média, a empresa levou para vender os seus estoques.
- PME = (Estoque x 360) / Custo das vendas
Já o Prazo Médio Pagamento indica quantos dias, em média, a empresa levou para pagar os seus fornecedores.
- PMP = (Fornecedores x 360) / Compras
A soma do Prazo Médio Estocagem com o Prazo Médio Recebimento é chamado de Ciclo Operacional.
- Ciclo Operacional = PMR + PME
Vale notar que o ciclo financeiro é negativo quando a empresa não gasta antes de receber pelo investimento.
Como interpretar o ciclo financeiro
O ciclo financeiro está definido como uma importante métrica financeira, mas é preciso saber interpretá-lo da forma correta.
Primeiramente, os itens “Clientes” e “Estoque” são ativos, e se referem ao valor que a empresa tem a receber de suas vendas e o valor da mercadoria estocada, respectivamente.
Um estoque muito alto pode forçar a empresa a conceder descontos, o que impactaria sua margem de lucro, além de não ter circulação de dinheiro.
Assim como um valor a receber alto no balanço significa muitas vendas a prazo, e pouco regime de caixa para empresa.
Já o “Fornecedores” é um passivo, e compreendido como o valor das obrigações da empresa com seus fornecedores.
Quanto maior for o prazo dos fornecedores, mais dinheiro a empresa terá em caixa e menor será o Ciclo Financeiro.
Deste modo, a empresa terá uma menor dependência de pagamento de juros. Além disso, temos o aumento do giro de negócios, proporcionando maiores retornos sobre os investimento.
Logo, pode-se concluir que quanto menor o ciclo financeiro, maior é o poder de negociação da empresa com os seus fornecedores e clientes. Portanto, é muito importante saber o que é ciclo financeiro de uma empresa.
E os gestores devem sempre tomar medidas em busca de manter um baixo ciclo financeiro, para assim construir uma margem de segurança de seu caixa, para caso a empresa entre em períodos de menor demanda.
Exemplo de ciclo financeiro
Para compreender esse importante conceito na realidade das empresas, é possível fazer uso de exemplos práticos do ciclo financeiro de uma empresa.
Por exemplo: uma fábrica fornece materiais de limpeza para dez outras empresas. No primeiro dia, uma empresa adquire a matéria-prima de seus produtos, como produtos químicos, bens de produção e outros materiais.
No entanto, apenas no dia 10 o fornecedor recebe o dinheiro. Ou seja: no primeiro dia, a fábrica recebe sua matéria-prima, mas o dinheiro necessário para ela pagar pelos seus insumos ainda não foi gerado.
Ele será gerado apenas no dia 10, quando o fornecedor será pago. Além disso, ainda existem produtos de limpeza no estoque, e esse estoque supriu a necessidade dos clientes por 5 dias.
Dessa forma, o estoque dura 5 dias antes de usar os produtos de limpeza do dia 1. E, por fim, a fábrica combina que seus 10 clientes pagarão pelo produto comprado após 15 dias depois da entrega.
Portanto, o prazo médio de pagamento é de 10 dias; o prazo médio de estocagem é de 5 dias; o prazo médio de produção é de 5 dias; e o prazo médio de recebimento é de 15 dias.
Dessa forma, é possível calculá-lo da maneira adequada e planejar os gastos para manter a saúde financeira da empresa.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o ciclo financeiro e o seu funcionamento? Comente abaixo para que possamos responder.