A Certificação CGA é voltada para profissionais do mercado que desejam dar mais um passo na carreira, passando a cuidar diretamente de carteiras de investimentos.
No entanto, é preciso avaliar corretamente o que o profissional habilitado pela certificação CGA pode ou não fazer em comparação com uma certificação financeira da ANBIMA com outra especificidade.
O que é a Certificação CGA?
A Certificação CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) é uma certificação financeira voltada para profissionais do mercado financeiro que desejam atuar na área de gestão de fundos de investimentos, bem como na administração de carteiras de investimentos. É uma certificação financeira altamente desejada pelo mercado, por conta de suas atribuições.
No entanto, ela se diferencia de outras certificações importantes do mercado, como a do Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou a Certificação de Especialista de Investimentos (CEA), que não podem, diretamente, gerir a carteira de seus clientes.
Portanto, profissionais com essa certificação são visados por diversas instituições financeiras, como bancos, corretoras e outras.
Como tirar a Certificação CGA?
Assim como outras certificações financeiras, a CGA é adquirida pelo profissional através de uma prova objetiva.
No entanto, essa prova objetiva é dividida em dois módulos, sendo necessária a aprovação em ambos para conseguir essa certificação.
Em cada prova, o profissional deve responder 60 questões em um período de três horas, sendo necessário acertar um mínimo de 70% das questões para conseguir a aprovação. É necessário o uso da calculadora HP12C.
Porém, as provas só podem ser realizadas de acordo com as datas e locais disponíveis no site da ANBIMA. Uma vez aprovado, é preciso se registrar na ANBIMA.
Diferenças da CGA para as outras certificações
Existem uma série de características que diferenciam a CGA das outras certificações financeiras disponíveis no mercado.
Os principais diferenciais da CGA são os seguintes:
1. Possibilidade de Atuação
Com essa certificação, é possível atuar tanto na gestão de fundos de investimento, quanto gerindo a carteira de seus clientes.
Sendo assim, essa possibilidade de atuação permite uma maior gama de trabalhos desenvolvidos pelo profissional com essa certificação.
2. Certificação valorizada pelo mercado
Existem poucos profissionais com essa certificação no mercado, fazendo com que esse seja um grande diferencial na hora de crescer na carreira.
Portanto, quando o profissional possua essa certificação, há grandes chances de se destacar no mercado e conseguir uma função ainda melhor.
3. Maior Autonomia
Uma vez que o profissional com certificação CGA possui a capacidade para gerir seu próprio fundo de investimentos ou até mesmo a carteira de terceiros, ele possui muito mais autonomia em seu trabalho.
Porém, existem diversas regras de compliance que devem ser seguidas. No entanto, a autonomia é muito maior do que a diversos outros profissionais do mercado.
4. Conteúdo mais complexo
Como a prova dessa certificação financeira da ANBIMA permite que o profissional realize funções mais complexas, os conteúdos cobrados na prova são mais difíceis quanto comparados com outras certificações.
Portanto, é recomendado que o candidato estude de forma aprofundada sobre o assunto, para garantir que seja aprovado e possa trabalhar de forma adequada.
Para tirar a CGA, diversos conceitos matemáticos precisam ser dominados, e a avaliação cobra a realização de cálculos.
Portanto, a calculadora HP12C pode ser usada para realizar esses cálculos. Ela é o modelo tradicionalmente usado no mercado financeiro.
Quanto custa a Certificação CGA?
Atualmente, o preço da certificação CGA para a realização da prova de cada módulo está no preço de R$573,00 para associados e R$688,00 para não associados.
Além disso, o custo da calculadora HP12C também deve ser considerado.
Ainda que esses custos não sejam tão relevantes para o profissional de destaque, o iniciante no mercado financeiro pode pensar em outras certificações financeiras para realizar primeiro, como o CPA-20 ou o CEA.
Vale a pena tirar a Certificação CGA?
Para alguns, pode ser a hora de dar esse passo e possuir um trabalho de maior destaque na instituição onde trabalha, ou até mesmo fundar sua própria gestora.
No entanto, profissionais menos experientes podem pensar em outras certificações que não exijam conhecimentos de cálculos e da calculadora HP12C, como o CPA-20 ou o AAI, por exemplo.
Porém, é necessário que cada profissional avalie seu momento de carreira e chegue à conclusão a respeito de dar esse passo ou não.
Ainda restou alguma dúvida a respeito da Certificação CGA? Gostaria de opinar sobre? Comente abaixo!