Certificação CEA: o que é e como tirar essa certificação?

Diante da democratização do acesso aos investimentos, diversos profissionais tem buscado ferramentas para se profissionalizar e elevar o nível de conhecimento. Para isso, a Anbima oferece programas de certificações para quem deseja se qualificar no mercado financeiro. Dentre essas certificações, uma das principais é a CEA.

Assim, a certificação CEA tem se destacado, sendo uma das mais procuradas por profissionais que desejam atuar com assessoria e investimento. Mas para isso, é preciso conhecer a certificação e entender como ela funciona.

O que é CEA?

A sigla CEA significa Certificação de Especialista em Investimentos Anbima. É uma certificação emitida por uma instituição chamada Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que também oferece outras certificações como CPA 10 e CPA 20.

Assim, por meio das certificações financeiras o profissional se destacar no mercado de trabalho além de atuar em segmentos permitidos apenas por pessoas certificadas.

VALUATION PRECIFICACAO DE ATIVOS

Atividades do profissional CEA

Desse modo, os profissionais interessados em atuar no mercado financeiro através da certificação CEA podem exercer as atividades:

  • Assessorar gerentes de conta de investidores pessoa física;
  • Indicar produtos do mercado financeiro e de capitais;
  • Indicar produtos de previdência complementar aberta.

Além disso, o profissional certificado pode atuar em instituições financeiras, agências bancárias, segmentos de alta renda, private, corporate. Isto é, a certificação CEA pode ser feita por:

  • Profissionais que atuam em instituições que segue o código da Anbima;
  • Profissionais que atuam em instituições financeiras, até mesmo as que não seguem o código da Anbima;
  • Estudantes e profissionais de órgãos públicos e autarquias.

Como tirar a certificação CEA?

Para obter a certificação CEA é preciso fazer a prova da Anbima e atingir no mínimo 70% de acertos. No total a prova contem 70 questões, sendo necessário acertar 49 para obter a aprovação.

Deste modo, a prova do CEA tem duração de 3h30 e pode ser agendada no site da Anbima. Assim, a data e hora da realização da prova pode ser escolhida pelo próprio candidato. Por isso, é fundamental agendar com antecedência. Além disso, caso seja necessário é possível utilizar a calculadora HP.

A validade do certificado CEA dura um período de cinco anos. Logo, passado esse tempo é preciso fazer um curso oferecido pela Anbima com duração de 60 horas para manter o certificado.

CURSOS

Qual o conteúdo da exame da CEA?

As certificações financeiras são fundamentais para os profissionais que desejam atuar no mercado financeiro, isto é, em áreas que exigem certificado. Contudo, existem diferentes ramos de atividade para cada certificação disponível e o conteúdo das provas também costumam ser diferentes.

Ademais, o conteúdo que cai na prova da certificação CEA é a seguinte:

  • Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado;
  • Princípios básicos de economia e finanças;
  • Instrumentos de renda variável e renda fixa;
  • Derivativos;
  • Fundos de Investimento;
  • Produtos de Previdência Complementar;
  • Gestão de Carteiras e Riscos;
  • Planejamento de Investimento.

Inclusive, para a realização da prova da certificação CEA é permitido o uso da HP.

Inscreva-se agora para o curso de CEA do Certifiquei

Saiba mais

Qual a diferença entre CEA e outras certificações?

A CPA 20 significa Certificação Profissional Anbima – Série 20 e é indicada para profissionais que desejam atuar em instituições financeiras com a distribuição de produtos de investimento. Além disso, a certificação CPA 20 possui 60 questões e a sua duração é de 2h30.

Por outro lado, a CEA é uma certificação acima da CPA 10 e CPA 20. Isto é, através dela o profissional pode automaticamente atuar em todas as atividades que abrangem a CPA 10 e CPA 20. Além disso, o número de questões e duração da prova da CEA é maior, assim como a quantidade de conteúdos que são cobrados e o nível de exigência para a aprovação.

Geralmente, os profissionais optam por tirar primeiramente a CPA-20. Entretanto, isso não é uma regra. Para as pessoas ou até mesmo estudantes que desejam alavancar sua carreira podem começar direto com o CEA e buscar seu lugar no mercado de trabalho.

Foi possível entender o que é CEA? Deixe o seu comentário, sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
8 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • João P 30 de novembro de 2020
    Conteúdo bem claro, simples e muito informativo, o pessoal da Suno novamente fazendo um ótimo trabalho !Responder
  • @van 1 de janeiro de 2021
    Excelente matéria Tiago! A CEA (e CGA) também qualificam o profissional para obtenção de registro concedido pela CVM como consultor de valores mobiliários. Vale ressaltar que a FGV é extremamente justa na aplicação de seus exames, e os conteúdos abordados avaliam a performance do candidato em elementos fundamentais de finanças que vão além dos investimentos. Conforme dados estatísticos da Anbima o índice de aprovação é de aproximadamente 40%. Obtive a minha há um bom tempo atrás, quando me preparava na verdade, para CFA (Chartered Financial Analyst). : ) É fundamental que investidores e gestores de IFs tenham noção da relevância destas certificações no mercado ; )Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2021
      Olá, Van! Tudo bem? É isso mesmo! Desejamos sucesso em sua carreira! Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • João Paulo 5 de abril de 2021
    Eu preciso de graduação completa para ter esse certificado?Responder
  • Lucas Moreira 31 de dezembro de 2021
    Muito claro o conteúdo , excelente !Responder
  • Tiago 18 de abril de 2022
    Não e necessario curso superior , pode pular CPA - 10 , e 20 e ir direto para o CEAResponder
  • Romoaldo 25 de julho de 2022
    Para ser um CEA precisa ter faculdade ou alguma experiências no mercado financeiro?Responder
  • Julián 13 de maio de 2023
    Vale a pena estudar para a CEA ou um CNPI Fundamentalista como forma de aprofundar o conhecimento em investimentos, mesmo que não queira trabalhar no mercado financeiro?Responder