Cashback: o que é e como funciona essa prática? Vale a pena utilizar?

Tem se tornado bastante comum a prática de oferecer cashback para atrair e fidelizar clientes, usando esta ferramenta como um diferencial e vantagem competitiva.

É importante entender se esse programa é de fato benéfico para as empresas ou para os clientes, além de saber como receber cashback.

O que é cashback?

Cashback é a devolução de parte do valor gasto na aquisição de um produto, serviço ou efetivação de um pagamento feito, em geral, com cartão de crédito. Na prática, trata-se de um programa de recompensas, que visa aumentar o número de compras e transações efetuadas pelos clientes.

Afinal, a compra se torna mais barata para o consumidor quando parte do dinheiro gasto retorna para a sua carteira.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Como funciona o sistema de cashback?

Primeiramente, muitos se perguntam como as empresas desse setor possuem lucro se essas companhias dão parte do dinheiro da transação de volta para os clientes.

Nesse sentido, as empresas que oferecem esse sistema costumam trabalhar com parceria com as empresas, com acordo de comissionamento.

Desta forma, a cada compra feita por meio do seu aplicativo ou cartão de crédito com cashback com ou sem anuidade, eles ganham um percentual sobre a transação

Portanto, o dinheiro repassado de volta para os clientes é justamente parte deste pagamento. Como o volume de vendas tende a aumentar, esta transação se torna vantajosa para a marca.

Este recurso também é utilizado por quem quer obter maior visibilidade para a sua marca. Assim, quem ainda não utiliza o seu serviço pode ter seu interesse despertado pela oferta. E, para quem já é cliente, a ideia é gerar uma fidelização.

Entretanto, como o número de empresas que oferecem este serviço está cada vez maior, por isso é importante estudar cada um deles, uma vez que o cliente fará o mesmo, em busca do melhor cashback.

Quais são os principais aplicativos de Cashback?

Por conta do aumento na procura deste tipo de benefício, a oferta de programas de cashback tem se tornado ainda mais comum entre os aplicativos de pagamentos disponíveis no mercado.

A diferença entre esse serviço e os demais programas de recompensas é que geralmente estes programas oferecem pontos que, posteriormente, poderão ser trocados por benefícios.

Nesse sentido, os aplicativos de cashback mais famosos são:

  • Méliuz;
  • Ame Digital;
  • PicPay;
  • Cashback World;

Méliuz

Primeiramente, a Méliuz (CASH3) é uma empresa de cashback que vem aumentando seu espaço no Brasil.

Além disso, a companhia oferece outros tipos de produtos e operações como, por exemplo, um cartão de crédito com cashback. Nessa modalidade de cartão está cada vez mais presente no mercado.

Ame Digital

Em segundo lugar, o Ame Digital é um aplicativo pertencente às Americanas (LAME4) sendo utilizado em seus estabelecimentos, bem como em negócios parceiros.

Isto é, o Ame Digital funciona como meio de pagamento, além disso, no aplicativo é possível fazer diversas transações inclusive receber parte do dinheiro de volta.

PicPay

Por outro lado, o PicPay é uma fintech brasileira com soluções diversas, possuindo o sistema de cashback em seu portfólio de operaçoes.

Cashback World

Por fim, o Cashback World é mais uma dentre as opções dentro desse mercado, possuindo parcerias com diversos negócios físicos e online.

EBOOK 10 LIVROS

Como receber Cashback?

Primeiramente, para receber o valor de volta, é preciso saber que o retorno do valor é feito de modo imediato, com o retorno em dinheiro, por meio do próprio aplicativo.

Sendo assim, essa quantia pode ser enviada para a conta bancária do cliente ou utilizado como crédito em transações futuras.

Além disso, um ponto importante é que os valores obtidos por meio do cashback normalmente não expiram, como ocorre com os pontos de alguns programas de fidelidade.

Assim, o montante devolvido é referente a um percentual do valor gasto. Em geral, este varia entre 5% e 50% do total da compra.

Por fim, eles são limitados a um valor específico, sendo comum recuperar 50% do valor, limitado a R$ 20, por exemplo. Ainda assim há exceções, com retornos proporcionais ainda maiores.

Foi possível saber mais sobre cashback? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
2 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *