Casa da Moeda: conheça a instituição que fabrica o papel-moeda do Brasil
O dinheiro que circula na economia, também conhecido como papel-moeda, é fabricado na Casa da Moeda do Brasil (CMB).
A Casa da Moeda tem diversas atribuições que vão além de fabricar papel-moeda, por isso é válido conhecer suas atribuições e a dinâmica da macroeconomia.
O que é a Casa da Moeda?
A Casa da Moeda do Brasil é a empresa pública responsável, em caráter exclusivo, pela fabricação de moeda metálica e papel-moeda.
Além disso, ela possui outras competências como imprimir selos e outros documentos que necessitam de proteção contra falsificação, como certidões e bilhetes de metrô.
Com mais de 300 anos de operação, ela também é responsável combate fraudes e corrupção de documentos.
Quando surgiu a Casa da Moeda no Brasil?
A instituição foi fundada em 8 de março de 1694, em Salvador. Primordialmente, tinha como objetivo recunhar moedas de ouro portuguesas e espanholas em circulação.
Mais tarde transferiu sua sede para o Rio de Janeiro e logo depois foi para Pernambuco.
Ainda no Brasil Colônia, em 1813, moedas de cobre eram produzidas para a circulação nas colônias portuguesas de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Angola.
Atualmente, o parque fabril da CM está localizado no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro. Além disso, tem capacidade produtiva de aproximadamente 3 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moedas ao ano.
Para que serve a Casa da Moeda?
A Casa da Moeda desempenha diversas atividades que vão além de apenas produzir dinheiro.
Desse modo, ela promove o controle, fiscalização, autenticidade, rastreabilidade, proteção de marcas e certificações acadêmicas (provas e títulos), atuando dentro e fora do país.
Assim, as principais funções da Casa da Moeda são:
- Fabricação de papel-moeda, moeda metálica e medalhas comemorativas;
- Impressão de selos: postais, fiscais e federais, além de títulos da dívida pública federal;
- Fabricação de passaportes para fornecimento ao Governo;
- Atividades de controle fiscal como sobre a produção de cigarros, entre outros.
Por fim, a existência dessa instituição fornece ao Brasil autossuficiência para a produção de suas notas e moedas.
Fabricação de papel moeda
O Banco Central define anualmente, junto com essa instituição, a quantidade de cédulas e moedas que devem ser produzidas. Ou seja, a CM fabrica o dinheiro e o Bacen emite, distribui e controla os meios circulantes.
Dessa forma, é necessária uma autorização do presidente do Banco Central que, orientado pelo governo, define a quantidade de dinheiro a ser impresso.
Portanto, fica claro que a CM não tem a autonomia para decidir quanto de dinheiro vai emitir, uma vez que isso é decidido por outro órgão da esfera federal.
Qual a relação da Casa da Moeda e o mercado internacional?
A Casa da Moeda é reconhecida no mercado internacional pelo seu padrão de segurança, tecnologia e qualidade. A propósito, esse reconhecimento data de muitos séculos atrás.
Sendo assim, atualmente a CM atende as demandas de mercados localizados na América do Sul, como: Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Suriname. Também se faz presente na Costa Rica e Haiti.
Além disso, atravessando o território do continente, atende as demandas de países africanos como Angola, Guiné-Bissau, Zaire, Cabo Verde, Moçambique, entre outros.
Dessa forma, vê-se que a a tem sua ação muito além do território brasileiro, sendo importante para a confecção de moeda estrangeira.
Portanto, essa instituição precisa ser bem estruturada para servir de suporte para expansão econômica de um país.
Ainda possui dúvidas sobre o que faz a Casa da Moeda? Comente abaixo para que possamos te ajudar!