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Cartel: o que é e por que essa prática prejudica o mercado?

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Recentemente, empresas têm se tornado mais transparentes através do processo de compliance, tornando a atividade de cartel menos comum.

Cartel é um processo que consiste no acordo entre empresas para tabelar seus preços e, com isso, manipular o mercado.

O que é cartel?

O cartel é um pacto de cooperação entre companhias que visam obter controle de um mercado específico, impondo preços e limitando possíveis concorrentes. Ao entrar em acordo, os participantes de um cartel passam a coordenar suas ações juntamente, tornando-se parceiras.

De fato, a formação de cartel é muito prejudicial aos consumidores, já que restringem ou inviabilizam a oferta de produtos.

Entre as práticas mais utilizadas em um acordo de cartel, estão:

A lógica de um cartel é fazer com que concorrentes se unam para eliminar a livre-concorrência. Assim, isso beneficiaria as empresas cartelizadas, possibilitando lucros maiores e domínio sobre o mercado.

Esse processo é muito danoso, visto que diminui a livre concorrência entre os agentes econômicos. Por outro lado, esse processo prejudica fortemente o consumidor – já que este passa a ter uma menor liberdade de escolha. Por isso, o cartel é classificado como uma prática anti-concorrencial.

Como funciona a cartelização?

A cartelização de um setor pode surgir quando existirem poucos empresas atuantes no mercado em questão. Essa situação é conhecida como oligopólio.

Com isso, as empresas percebem que a cooperação entre si seria mais lucrativa do que a concorrência.

Logo, elas entram em conluio e passam a agir de forma coordenada, como se fossem um monopólio – ou seja, uma empresa só.

Com isso, a prática do cartel acaba subvertendo a lei da oferta e procura. Como os produtores em conluio podem manipular preços e quantidades oferecidas livremente, os consumidores perdem seu poder de mercado.

Isso faz com que os consumidores passem a ser explorados economicamente pelas empreas.

Exemplos de cartel

De fato: para entender mais profundamente o processo de cartelização, é preciso mostrar exemplos de cartel.

Os postos de gasolina de uma mesma região, por exemplo, podem combinar entre si quais preços irão praticar.

Como a quantidade de postos continuará a mesma, e é difícil se deslocar para outros lugares para comprar gasolina, os consumidores ficam “reféns” dessa prática – que passa a ditar as regras do mercado.

O mesmo vale para serviços financeiros: grandes bancos podem combinar entre si a cobrança de taxas muito altas de empréstimo, que acabam prejudicando o consumidor e diminuindo a concorrência do sistema bancário em geral.

Assim, não haverá opção para recorrer, quando se busca deixar dinheiro no banco.

Esses são apenas dois exemplos, mas a política de cartel pode ocorrer de muitas formas: desde itens pequenos, como cachorro-quente e refrigenrate, até itens complexos, como máquinas industriais e serviços de infraestrutura.

Efeitos de um cartel sobre o mercado

Assim como outras práticas anti-concorrenciais (como o truste e o processo conhecido como dumping), os cartéis são considerados um elemento extremamente nocivo para o funcionamento do mercado. Entre seus efeitos negativos, um cartel irá:

O que a legislação diz sobre a prática de cartel?

Por prejudicar amplamente todos os consumidores, participar de um cartel é considerado crime.

No Brasil, essas e outras práticas que atentam contra a livre-concorrência são monitoradas principalmente pelo CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – um órgão membro do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC).

Criminalmente, a cartelização de preços pode levar a uma pena de 2 a 5 de prisão.

No entanto, esse tempo pode ser aumentado em até 50%, quando o cartel for praticado em um mercado de bens e serviços essenciais a vida (como a área da saúde, por exemplo.

Além disso, a punição pela pratica de cartel também aumenta se for verificado um grave dano à coletividade. Também é um agravante o envolvimento de servidores públicos no crime.

Já no âmbito civil, a empresa participante de um cartel terá que pagar uma multa de até 30% sobre o seu lucro.

Além disso, os sócios e demais responsáveis pelo cartel também podem ser obrigados a pagar até 50% da multa paga pela empresa.

Você ainda tem dúvidas sobre o processo de cartel e suas consequências? Comente abaixo para que possamos te ajudar.

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