Você provavelmente já pesquisou qual o melhor fundo imobiliário de um determinado setor. Essa é uma pergunta bastante comum e recorrente entre os investidores.
Porém, a estratégia não deveria ser procurar o melhor FII, se é que existe algo assim. O correto seria tentar buscar o melhor time de fundos imobiliários.
Como escolher um time de fundos imobiliários?
Afinal, comprar um jogador, mesmo que ele seja o melhor do mundo, não é garantia de sucesso e, nas condições erradas e com o preço errado, o clube pode chegar a ter problemas financeiros.
Se os times comprassem os melhores jogadores a qualquer preço, acabariam pagando caro demais, provavelmente não teriam o retorno financeiro necessário para mantê-los no time e causariam questões financeiras ao clube.
O mesmo acontece em sua carteira de investimentos ao comprar ativos caros demais e além do preço limite. O ativo pode ser um dos melhores, mas o retorno que ele te dará, com base no preço pago, não será suficiente.
A importância da diversificação
Além disso, uma carteira de investimentos, assim como um time de futebol, precisa agir em harmonia, em que cada jogador cumpre um determinado papel.
Precisamos do goleiro e da defesa para não sofrermos gols e sermos derrotados. O meio de campo é necessário para ajudar na defesa enquanto arma as jogadas para o ataque. E, claro, precisamos dos atacantes para marcar os gols e ganhar os jogos.
Se o time tivesse apenas atacantes, ele até poderia fazer mais gols, mas, sem a sua defesa, poderia sofrer ainda mais e perder os jogos.
Voltando para o mundo dos investimentos, isso seria o investidor optando apenas por ativos de alto risco buscando uma maior rentabilidade. Ele pode até conseguir ter esse retorno, mas acaba se expondo muito mais e, caso algum problema aconteça, o impacto será pior, podendo levá-lo ao prejuízo.
As seleções que ganharam as copas do mundo passadas não foram as que tinham todos os melhores jogadores de cada posição jogando para ela. Quem ganhou foram os times com mais entrosamento, boa estratégia, bem balanceados.
Você que conhece mais sobre futebol pode pensar em alguns países com um jogador de altíssimo nível, mas que sua seleção não consegue ir muito longe, pois o restante do time não está nesse mesmo patamar (Portugal, Noruega, Suécia, por exemplo).
Portanto, não busque o melhor jogador ou o melhor fundo imobiliário, busque montar uma carteira de investimentos bem balanceada, com ótimos ativos e uma boa estratégia.
Esse caminho poderá levá-lo a ter muito mais sucesso do que buscar apenas “o melhor”.