Carta de crédito é uma forma muito famosa de adquirir um bem de valor mais alto, como um carro ou uma casa. No entanto, muitos não sabem como funciona.
A Carta de crédito é uma ferramenta ideal para conseguir adquirir bens mais caros, além de proporcionar mais uma ferramenta para um melhor controle das finanças pessoais.
O que é carta de crédito?
A carta de crédito consiste em um documento ou título financeiro entregue a um consorciado quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa. Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação de serviços que ele estava interessado em adquirir quando entrou no consórcio.
Portanto, pode-se dizer que obter a carta de crédito é o objetivo final de um consorciado dentro do consórcio em que participa.
Existem diferentes possibilidades para fazer a aquisição de um bem de valor elevado. Uma delas é o financiamento, outra, é o popular consórcio. Nesta última, usa-se a carta de crédito para viabilizar a negociação.
A carta de crédito tem sua concessão para aqueles que adquiriram uma cota em um consórcio, no momento em que este obtém a sua contemplação.
Parte da Educação Financeira envolve entender que nem todo consórcio será um bom negócio, e que existem outras maneiras de chegar ao mesmo objetivo com rentabilidades bem superiores.
Como funciona um consórcio?
Para entender como funciona a carta de crédito, é necessário ter uma noção da operação de um consórcio. Este consiste em um grupo de indivíduos ou empresas com interesse na compra de um bem ou serviço, sem que haja urgência nessa aquisição.
Um consórcio é um meio para adquirir vários bens, como:
- Imóveis;
- Terrenos;
- Automóveis e outros veículos;
- Outros serviços.
A administração do grupo é realizada por uma empresa, a consorciadora, que viabiliza o consórcio. Para prestar tal serviço, ela exige uma taxa de administração.
Assim, o valor do bem tem sua divisão em parcelas, e o somatório daquelas que são pagas mensalmente pelos consorciados propicia a aquisição desse bem pelos mesmos.
Por outro lado, a cada mês um sorteio contempla um ou mais membros do grupo. Esses contemplados recebem a carta de crédito para a compra à vista do bem.
Os membros também podem oferecer lances, de forma a antecipar prestações: o maior lance ganha a carta de crédito.
Quais os tipos de consórcio?
Negociação de consórcio e entrega de uma carta de crédito
Existem diversos tipos de consórcio, uma vez que vários bens podem ser adquiridos através dessa modalidade. Portanto, é importante saber como funciona a carta de crédito em cada um de seus tipos.
Nesse sentido, é possível destacar os seguintes:
- Consórcio de imóveis;
- Consórcio de automóveis;
- Consórcio de serviços;
- Consórcio de máquinas.
Consórcio de imóveis
Primeiramente, é possível citar os imóveis e terrenos. Como os bens do mercado imobiliário têm valor muito elevado, muitos optam pelo consórcio pelo fato de ser muito mais econômico do que fazer um financiamento, por exemplo.
Ainda na área de imóveis, é possível adquirir um consórcio para fazer uma reforma de uma casa, seja na parte estética ou reformas de base para revenda de um produto valorizado. A Carta de Crédito será dada como forma de pagamento pelo bem, sendo sacada pela construtora ou empreiteira responsável.
Consórcio de automóveis
Outro tipo de consórcio possível é o consórcio de automóveis: carros, motos e outros veículos. Tal qual ocorre com o consórcio de imóveis, aqui é preciso ficar atento aos prazos.
Dessa forma, o ideal é que o cliente não precise adquirir esse automóvel com urgência. Isso permite maior controle financeiro, uma vez que faz uma “poupança compulsória” do valor necessário para adquirir o veículo.
Uma alternativa à aquisição de veículos é o aluguel de carros, prática que tem crescido exponencialmente no Brasil.
Consórcio de serviços
Não tão comum quanto os dois citados anteriormente, o consórcio de serviços é outro tipo disponível no mercado.
Em suma, este é utilizado para financiar a organização de festas, como de casamento, formatura ou comemoração de outras datas especiais, além de consórcios para viagens (nacionais ou internacionais).
Além disso, também existem consórcios para procedimentos de saúde, sejam com um foco maior para a estética, ou seja, para tratamentos intensivos e de urgência não atendidos pelo SUS.
A Carta de Crédito é então usada para quitar pendências com a organização, ou mesmo conseguir descontos pelo pagamento a vista.
Consórcio de máquinas
Por fim, mas não menos relevante, também existe o consórcio de máquinas.
Tal qual o próprio nome indica, este é referente a compra de eletrodomésticos, especialmente quando muitos eletrodomésticos vão ser comprados (por exemplo, quando se pensa em mobiliar uma casa).
Como funciona a carta de crédito?
A carta de crédito é um documento que apresenta o valor equivalente ao que o consorciado escolheu na negociação, permitindo que ele adquira o bem na contemplação. Ela representa um “vale-compras”.
Por exemplo: você passa a participar de um consórcio de uma moto no valor de R$ 20 mil. Quando ocorre a contemplação, o direito de comprar a moto que você escolher com esse valor vem através deste documento.
No caso de veículos, é importante lembrar que, para que o poder de compra dos consorciados não sofra depreciação, o valor da carta está sujeito à variação de acordo com as tabelas estabelecidas pelos fabricantes daqueles bens.
Quando se está falando de imóveis, a carta de crédito imobiliário também pode ser reajustada, conforme indicadores econômicos relacionados à construção.
Quanto tempo dura uma carta de crédito?
Após a contemplação e a finalização do processo de aprovação para a liberação da carta de crédito, este documento pode ser utilizado pelo período que estará definido no contrato.
O comum é que este período varie entre 90 e 180 dias, sendo que as políticas da administradora vão definir isto.
Reajuste da carta de crédito
Um ponto importante para saber o que é uma carta de crédito é entender que, para evitar que uma carta de crédito perca poder de compra ao longo do tempo, as administradoras fazem a atualização a cada aniversário anual da cota.
Isso acontece de forma análoga com a moeda corrente: a moeda perde valor todo ano por causa da inflação. Assim, o consórcio tem sua atualização para manter o valor real da parcela.
Vale notar que cada produto tem um indexador próprio. Entre os mais famosos, estão o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis.
Além disso, há também o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que tem muita utilização para consórcios na área de serviços.
A alteração tem o valor atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que é preciso ter preparo para esse aumento.
É seguro comprar cartas de crédito contempladas?
A Carta de Crédito é um bem adquirido pelo consorciado, e como tal, pode ser negociado: é a compra e venda de cartas de crédito contempladas. As cartas de crédito contempladas nada mais são do que cartas de crédito que já podem ser utilizadas.
Sua comercialização pode se dar por vários fatores, como a necessidade do investidor de reaver o capital ou uma valorização, pelos índices, que é mais interessante do que seu uso para adquirir um bem.
Para adquirir uma carta de crédito contemplada, especialmente de veículos e imóveis, é necessário tomar alguns cuidados, especialmente para não cair em fraudes.
Afinal, ainda que seja uma modalidade relativamente segura, seguir algumas dicas pode fazer toda diferença no processo.
Nesse sentido, vale os seguintes processos:
Busque comprar diretamente de empresas com credibilidade no mercado;
Confirme as informações presentes na carta contemplada;
Pesquise sobre a existência da administradora e se ela possui autorização para realizar suas atividades;
Não efetue pagamentos antecipados;
Desconfie de propostas e promessas muito boas, também conhecidas no mercado como “milagres”.
Portanto, ao seguir estes passos, o solicitante se garante de diferentes formas.
Como adquirir uma carta de crédito contemplada?
Pois bem, em um consórcio é possível ou esperar ser contemplado por sorteio, ou oferecer lances, desejando que sejam maiores que os dos outros membros do grupo.
No entanto, é possível adquirir uma carta de crédito contemplada. Pode ocorrer que uma pessoa (ou empresa) contemplada queira vender sua carta, em geral por um valor menor.
No entanto, é preciso ter cuidado: adquirir uma carta de crédito contemplada pede atenção redobrada em relação a golpes.
Para evitá-los, o ideal é procurar o auxílio do banco ou instituição financeira que emitiu o documento ou da administradora. Assim, as chances de cair em uma fraude financeira são menores.
Como comprar uma carta contemplada?
Ao longo do texto, foi possível entender a carta de crédito e o que é esta modalidade.
Todavia, quando o assunto é carta contemplada, é importante entender o que é necessário para adquirir este crédito.
Inicialmente, o cliente deve entender que a administradora fará uma análise cadastral acerca de sua “vida financeira”, sendo que através desta pesquisa a instituição aprovará ou recusará a negociação.
Em caso de aprovação, é necessário entender o passo a passo para se comprar este ativo de crédito.
Passo a passo para compra
Para se comprar uma carta contemplada, são seguidas as seguintes etapas:
Escolha da carta e aprovação da administradora;
Encaminhar todas as informações necessárias para preencher o documento;
Assinar o contrato;
Pagamento da taxa de transferência e confirmação do pagamento;
Assinatura sobre a conclusão da negociação e reconhecimento de firma.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento de uma carta de crédito? Comente abaixo para que possamos te ajudar.
Quanto tempo vale uma carta de crédito?
Após ser contemplada, a carta de consórcio costuma ter uma validade de 90 a 180 dias. Há casos onde a carta de crédito fica disponível até o fim do pagamento do consórcio, tudo vai depender das regras do consórcio,
Quais as vantagens da carta de crédito?
Quando contemplado, o consorciado se mostra como uma das melhores alternativas de crédito que existem.
Por contar com um juro muito baixo, ao ser contemplado pelo consórcio, a carta de crédito pode lhe conceder diversas vantagens, como a compra de um bem.
Existem inúmeros tipos de consórcios, sendo que os mais comuns são os consórcios para aquisição de imóvel ou veículo.
Além disso, ainda há consórcios destinados ao pagamento de serviços ou ao pagamento de financiamentos e outras linhas de crédito.
Quais as desvantagens da carta de crédito?
Vamos supor que a pessoa está buscando comprar um imóvel. Ao aderir a um consórcio o imóvel não poderá ser adquirido de imediato.
A pessoa terá que pagar algumas parcelas e tentar fazer um lance para ver se consegue ser contemplado e aí, fazer a aquisição do imóvel.
Ou seja, pessoas que estão buscando comprar um imóvel, ou qualquer outro bem, não encontraram no consórcio uma forma de aquisição imediata.
O que é carta de crédito?
Carta de crédito ou consórcio é um documento entregue à pessoa contemplada em um consórcio. Munido da carteira de crédito, a pessoa terá condições de acessar os valores referentes ao crédito do consórcio e fazer a aquisição do bem ou serviço desejado.
Como funciona um consórcio?
O consórcio é formado por diversas pessoas que têm um objetivo em comum, comprar determinado bem ou serviço. Eles funcionam com contribuições mensais, com alguns oferecendo lances de desconto para sacar o valor. Os juros normalmente são menores do que os de financiamento.