Carro alienado: entenda o processo de compra e venda
Ao contratar financiamentos ou empréstimos colocando um carro como garantia, é possível dizer que até o fim do pagamento o veículo será um carro alienado.
Desta forma, para lidar com a questão do carro alienado, é preciso utilizar conceitos de educação financeira, evitando dívidas e altos juros.
O que é um carro alienado?
Através de uma alienação fiduciária, o consumidor pode realizar um empréstimo ou financiamento para comprar um carro, que será um carro alienado até o fim do pagamento do débito.
Um carro alienado é posto como garantia para a instituição financeira, que é a proprietária do veículo até o fim do pagamento do empréstimo, mesmo que quem esteja usufruindo do carro seja o consumidor.
Essa estratégia é normalmente usada como tentativa de redução dos juros dos empréstimos e financiamentos.
Quando há a alienação do carro, o banco possui o veículo como garantia em caso de inadimplência do consumidor.
Se o consumidor que contratou inicialmente o financiamento do veículo perceber que não conseguirá arcar com os pagamentos, é possível transferir a divida de carro para outra pessoa que deseje comprar o carro alienado.
Como vender um carro alienado?
Para vender um carro alienado, o comprador inicial tem normalmente 2 opções:
- Quitar as parcelas restantes e realizar a venda;
- Transferir a dívida para um novo comprador.
Quem optar por quitar as parcelas restantes de forma adiantada, acaba economizando no pagamento dos juros à instituição financeira responsável pela alienação fiduciária.
Por outro lado, o processo de transferência de dívida é um pouco mais burocrático.
Neste caso, será necessário ir à instituição financeira que realizou o financiamento junto ao novo comprador, para que possa ser feita uma análise de crédito do novo proprietário.
Caso o banco aprove o crédito, o veículo e suas respectivas dívidas serão passadas para o nome do novo comprador.
Para o vendedor, é indispensável constatar que a transferência foi executada completamente.
Caso contrário, se o novo comprador deixar de pagar alguma parcela do veículo, por exemplo, a cobrança será direcionada para o nome do antigo dono.
Cuidados necessário para a compra de um veículo alienado
Na hora de comprar um carro é necessário ter uma série de cuidados, como saber se o veículo está alienado, por exemplo. Claro, o fato de ser um veículo alienado não representa diretamente um risco para o novo comprador.
No entanto, é sempre importante ter uma série de cuidados, como:
- Saber o tamanho real da dívida do antigo dono do veículo;
- Documentos atualizados do veículo;
- Checar se o pagamento dos impostos do veículo estão em dia;
- Checar o estado de conservação do veículo.
É possível ver que os cuidados são praticamente idênticos aos que se deve ter em qualquer compra de veículo de terceiros.
Além disso, é importante ressaltar que a compra de um carro alienado pode apresentar algumas vantagens para o novo comprador, já que o preço costuma estar mais baixo que o valor de mercado do carro
É importante lembrar que, sempre ao comprar um veículo, é importante checar se este está alienado. Para isso, basta entrar no site do Detran e inserir a placa e o número do Renavam do carro. Ao fazer isso, você também poderá checar se consta multas e impostos atrasados.
Esse artigo te ajudou a entender o que é um carro alienado? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.