Capitalização de mercado é um conceito que deve estar sempre na cabeça do investidor. Esse é um tema recorrente abordado no mercado financeiro.
Sendo assim, compreender os fundamentos e como se fazer o cálculo da capitalização de mercado se faz necessário ao investidor.
O que é Capitalização de Mercado?
A capitalização de mercado, ou market cap, é o valor total de mercado da companhia. Ele é obtido através da multiplicação entre a quantidade de ações pelo valor de cada ação. De forma geral, ela significa a quantidade, em dinheiro, necessária para comprar todas as ações de uma empresa a preço de mercado.
De fato, é muito importante que o investidor se atente para o market cap da empresa, pois ele apresenta uma boa ideia da dimensão da companhia.
Além disso, é crucial que o investidor se atente também para e evolução do market cap. Este indicador demonstra se a empresa está crescendo ou diminuindo de valor ao longo do tempo.
Primeiramente, é importante notar que boas empresas são aquelas que, ao longo dos anos e décadas, tendem a crescer o seu valor de mercado.
Por outro lado, as más empresas, no longo prazo, tendem a ter o seu valor de mercado reduzido, por não conseguirem entregar soluções ao consumidor.
Dessa forma, fica claro como é importante entender desse conceito para avaliar a qualidade de uma empresa, levando-se em conta uma série de outros fatores em conjunto.
Como calcular a Capitalização de Mercado?
De forma geral, para calcular a capitalização de mercado, é necessário multiplicar o número de ações de uma empresa pelo seu valor negociado a mercado.
Por exemplo: a empresa X possui 1 milhão de ações em circulação, todas por um preço de R$ 100. Dessa forma, se um investidor quisesse comprar todas as ações da empresa X, ele deveria gastar o valor total de R$ 100 milhões.
O conceito de capitalização de mercado é importante, pois dá uma noção do tamanho da empresa que está sendo analisada.
No entanto, é preciso notar que o número de ações varia de acordo com cada empresa. Por exemplo: uma empresa pode ter 1 milhão de ações, enquanto outra tem 100 milhões.
Sendo assim, é preciso estar atento para essa realidade, além de se atentar ao fato de que pode haver desdobramento dessas mesmas ações.
Da mesma forma, uma empresa pode fazer a recompra de ações ou até mesmo fazer um grupamento, para evitar volatilidade.
Quais os níveis da Capitalização de Mercado?
De forma geral, as companhias podem ser divididas em três grandes grupos de acordo com a sua capitalização:
- Blue Chips;
- Middle Caps;
- Small Caps.
1. Blue Chips
Primeiramente, é preciso conhecer o grupo das grandes empresas. As blue chips são, tipicamente, as empresas mais líquidas e de maior valor de mercado da bolsa.
2. Middle Caps
Neste grupo estão as middle caps, companhias com valor de mercado intermediário. São menores que as Blue chips, mas maiores que as small Caps, que serão vistas em seguida.
De fato, esse grupo de empresas possui um nível de liquidez adequado para a grande maioria dos investidores, especialmente o pequeno investidor, que negocia um menor volume diário.
3. Small Caps
Por fim, existem as Small Caps. Estas são empresas de baixo valor de mercado em comparação com as outras companhias, e por isto, costumam apresentar liquidez reduzida.
Portanto, as Small Caps costumam apresentar algumas ótimas oportunidades quando escolhidas adequadamente.
Dessa forma, por serem empresas fora do radar da maioria do mercado, muitas vezes grandes oportunidades de valor estão se apresentam nestas empresas, quando elas são negociadas abaixo do seu valor justo.
Sendo assim, o investidor que comprar uma boa small cap pode aguardar um bom potencial de valorização do seu ativo.
No entanto, é importante que ele esteja confortável com a baixa liquidez dessa classe de ativos.
Como a Capitalização de Mercado de uma empresa muda?
Para o investidor, acompanhar a capitalização de mercado de uma empresa pode ser um indicador se esta empresa está, ou não, criando valor para o seu acionista.
Sendo assim, há duas formas de o valor de mercado de uma empresa se alterar, são elas: Emissão de novas ações, e mudança de valor das ações já existentes.
O primeiro é mais raro, e ao analisar este caso é importante saber se a companhia será capaz de criar valor após emitir novas ações. Ou seja: se a empresa possui bons projetos no radar para realizar os seus investimentos.
No entanto, o segundo caso (o mais comum) é um indicador no longo prazo se as companhias estão tendo sucesso ou não em suas operações.
Por exemplo: uma empresa que teve sucesso em elevar o seu valor de mercado é a Small Cap Unipar (UNIP6).
Após um processo de turn around muito bem sucedido, a empresa conseguiu ter uma forte valorização de suas ações, e assim, eelevar o seu valor de mercado.
Entretanto, um exemplo de empresa que passou por grandes dificuldades nos últimos anos é a Oi (OIBR3). Essa queda pode ser atestada pela forte queda de seu market cap.
Estes exemplos, inclusive, servem para derrubar o mito de que somente Blue Chips podem ser bons investimentos.
Devo usar a Capitalização de Mercado em minhas análises?
De fato, entender o market cap é muito importante, não só para o investidor dimensionar o tamanho da empresa, mas também para ele acompanhar o desempenho da companhia ao longo do tempo.
Portanto, é importante que o investidor analise a capitalização de mercado das empresas, para entender como ela atua dentro de seu respectivo setor.
Além disso, é preciso que o investidor se atente para a sua evolução ao longo do tempo. Uma empresa com uma maior fatia de mercado tende a se valorizar.
Entretanto, não se deve pensar que boas oportunidades estão apenas nas grandes empresas.
Por exemplo: small caps também podem ser ótimos negócios, permitindo uma elevada valorização para o acionista, a depender de cada caso.
Por fim, é preciso entender que cada tipo de empresa possui suas características próprias, e que é natural que algumas cresçam mais rápido do que as outras.
Ainda possui dúvidas sobre a capitalização de mercado nas empresas? Comente abaixo!