Capacidade ociosa: conheça essa métrica de potencial produtivo
Diversos indicadores são considerados para analisar se uma empresa pode aumentar a sua produção. Dentre eles, verifica-se se há capacidade ociosa em sua produção.
Capacidade ociosa é uma métrica muito importante quando se verifica a produtividade dentro de uma empresa. Portanto, estudar a esse termo nos negócios é fundamental para que as companhias consigam aumentar seu lucro bruto.
O que é a capacidade ociosa?
A capacidade ociosa é a diferença entre a capacidade instalada de uma empresa e seu efetivo volume de produção. Em outras palavras, representa o quanto uma empresa pode produzir para atingir sua capacidade de produção.
Como uma economia de um estado ou país é a soma do que é produzido nele, a capacidade ociosa também é usada por economistas para medir a atividade econômica. Em excesso, esse indicador pode mostrar uma economia em recessão.
Para que serve a capacidade ociosa?
Para compreender melhor sua definição é preciso entender o que é capacidade instalada. Esse conceito representa o potencial máximo de produção de uma empresa com os fatores de produção que possui.
Por fatores de produção, entendem-se os recursos necessários para a produção do bem final, como máquinas e mão de obra.
Logo, se uma empresa utiliza ao máximo o potencial de sua mão de obra e de suas máquinas, ela está utilizando a sua capacidade instalada por completo.
No entanto, se, por exemplo, a demanda pelo produto da empresa diminuiu e ela decidiu reduzir a produção, ela pode por os funcionários para trabalharem meio período e desligar algumas máquinas.
Dessa forma, seus fatores de produção estarão produzindo menos do que poderiam. Logo, a empresa está trabalhando abaixo da sua capacidade instalada. Está na verdade com capacidade ociosa.
Como definir a capacidade de produção?
De fato: para entender o significado de capacidade ociosa, é preciso entender o que é capacidade de produção.
Sendo assim, a capacidade de produção (também chamada de capacidade instalada) representa o máximo de produtos que uma indústria consegue produzir usando os seus recursos totais disponíveis.
Assim, a capacidade instalada consiste em quanto uma indústria produziria caso todos os seus equipamentos fossem utilizados em todo o seu potencial.
Essa variação na produção ocorre por causa de tendências sazonais de consumo. Por exemplo: uma indústria de tecidos pode ter um pico de produção no fim do ano por causa do Natal.
Dessa forma, encontrar a melhor capacidade produtiva para determinado produto e segmento é um desafio muito importante a se encarar, pois pode ser capaz de aumentar a produtividade de uma empresa.
Além disso, indústrias podem manter uma capacidade produtiva constante considerando a sazonalidade, produzindo a mais nos períodos de menor procura e a menos em períodos de maior procura, equilibrando a produção.
Implicações da capacidade ociosa em uma economia
Por mostrar redução de produção, a capacidade ociosa de produção é um dos primeiros indicadores a sinalizarem a recessão em uma economia.
Isso porque a primeira medida das empresas para diminuir a produção é subutilizar os fatores de produção que possui.
Mas, se esse cenário perdurar por muito tempo a empresa pode decidir por reduzir seus fatores de produção. Por exemplo, demitindo funcionários e vendendo equipamentos. Dessa forma, a sua capacidade instalada ficará menor.
Pelo mesmo motivo, o conceito de capacidade ociosa também é muito utilizado para medir a capacidade de recuperação de uma economia em um curto espaço de tempo.
Isso porque caso a demanda retorne uma companhia com capacidade ociosa pode rapidamente aumentar a sua produção diminuindo sua capacidade ociosa.
Enquanto empresas que já estão perto da sua capacidade instalada precisam investir em mais fatores de produção para ampliarem a produção. O que exigirá capital e tempo.
Exemplo de Capacidade Ociosa
Para entender melhor, é possível verificar um exemplo de capacidade ociosa e como ela está relacionada com a lei da oferta e da demanda.
Por exemplo: a empresa A possui duas máquinas que necessitam de dois funcionários para operar e produzem 10 produtos por hora.
Assim, ela produz 20 produtos por hora. Durante a crise uma de suas máquinas foi desligada e dois funcionários entraram em férias coletivas. Passou a produzir 10 produtos por hora.
Por outro lado, sua concorrente a empresa B possuía os mesmo fatores de produção. Mas durante a crise precisou cortar custos e decidiu vender uma máquina e demitir dois funcionários. E da mesma forma, passou a produzir 10 produtos por hora.
No entanto, quando a economia se recuperou e a demanda pelo produto voltou a empresa A cresceu mais rapidamente. Isso porque, para aumentar a produção, ela apenas acabou com as férias coletivas e religou as máquinas.
Assim, o aumento de produção foi imediato. Enquanto a empresa B precisou comprar uma nova máquina e procurar novos funcionários.
Portanto, saber a capacidade ociosa de uma empresa e de uma economia mostra tanto o quanto a produção caiu, como também o quanto ela pode subir rapidamente.
No entanto, vale notar que ocorre o que se chama de ociosidade produtiva. Por exemplo: uma empresa cessa suas operações por um período curto para manutenções, evitando que seu equipamento quebre e as operações parem por tempos mais longos.
Como reduzir ociosidade?
Existem diversos fatores que podem ajudar a reduzir a ociosidade da economia, o que permite um ganho produtivo relevante.
Primeiramente, é preciso investir na manutenção dos equipamentos existentes. Assim, nenhum equipamento fica inutilizado e gera ociosidade.
Por outro lado, é importante comprar sempre novos equipamentos, que realizam seus projetos de forma mais eficiente e geram mais lucro.
Além disso, ter indicadores de produtividade pode aumentar bastante a capacidade produtiva, como o número de peças produzida em determinado tempo, uma redução no número de erros no processo produtivo e outros.
Outro ponto importante é a contratação de profissionais capazes e a constante atualização desses funcionários, de forma que eles possam trazer soluções produtivas para a empresa.
Por fim, mecanismos eficientes de gestão e de qualidade, como as certificações ISO 9001, a elaboração de um bom plano de negócios e outros fatores podem ajudar muito nos resultados.
Você ainda tem alguma dúvida a respeito de capacidade ociosa e como diminuí-la? Comente abaixo para que possamos te ajudar.