Quando uma empresa decide lançar um produto no mercado ela precisa avaliar diversos aspectos, como os canais de distribuição.
Sendo assim, qualquer pessoa jurídica que seja responsável pela produção de um produto, precisa criar estratégias procurando encontrar os melhores canais de distribuição.
O que são canais de distribuição?
Canais de distribuição são meios que as empresas utilizam para realizar a entrega de um produto ou serviço para os seus clientes.
Dessa forma, é por meio de um canal de distribuição que a empresa garante que um produto irá chegar na hora certa e na quantidade correta para o consumidor.
Existem diversos tipos de canais de distribuição, sendo que o produto pode chegar ao cliente por meio de um representante, atacadista ou comércio varejista.
Como funcionam os canais de distribuição?
Os canais de distribuição funcionam como uma ponte que liga o produtor com o consumidor final. Ou seja, são os responsáveis por garantir a entrega do produto.
Nesse sentido, uma empresa precisa encontrar os melhores canais de distribuição, considerando toda a agilidade logística, custo-benefício e perfil dos consumidores.
Essa escolha pode ter um impacto positivo ou negativo para a empresa, e por isso analisar os canais de distribuição é fundamental para garantir o seu sucesso.
Inclusive existem também os canais de distribuição reverso, que fazem o caminho contrário, sendo eles necessários em caso de desconformidade do produto.
Quais são os tipos de canais de distribuição?
Existem diversos tipos de canais de distribuição, no entanto eles se enquadram em basicamente três categorias:
- Direto;
- Indireto;
- Híbrido.
Canal Direto
Canal direto é aquele onde uma empresa é responsável pela entrega dos produtos aos consumidores, sem a necessidade de intermediário.
Estratégias como entrega ponta-a-ponta, venda por catálogo, muito utilizado por empresas de cosméticos são um exemplo clássico de canal direto de distribuição.
Nesses modelos, a empresa costuma contar com consultores de vendas autônomos que fazem a venda e entrega do próprio produto.
Um outro tipo de canal direto de vendas é o próprio e-commerce, onde o consumidor faz a compra e recebe diretamente da empresa o produto em sua casa.
A vantagem desse tipo de canal de distribuição é que a empresa passa a ter um contato mais direto com seus clientes.
No entanto, a operação precisa ser mais estruturada, e para isso é necessário aumentar os investimentos em estrutura de distribuição.
Canal Indireto
O canal indireto é aquele que possui um intermediário que é responsável pela distribuição, e irá garantir a entrega do produto.
O intermediário pode ser um lojista, atacadista, distribuidor, franqueado ou até mesmo um representante comercial que faça a ponte entre a empresa e o cliente.
Dependendo da estratégia de distribuição de uma empresa, ela pode utilizar vários intermediários, levando em consideração diversos aspectos.
Dentre os aspectos, estão a proximidade do centro de distribuição com o cliente, as condições ambientais do ponto de venda, a qualidade logística, o custo-benefício, dentre outros.
Canal Híbrido
Por fim, além do canal direto e indireto, as organizações também podem optar por um canal híbrido que é uma mistura entre os dois.
Nesse caso a empresa usa intermediários para fazer a entrega do produto ao cliente, mas assume parte do processo de contato com os consumidores.
Para exemplificar, imagine que uma empresa faça toda a divulgação do seu produto pela internet, mas na hora de concretizar a venda, ela indica os distribuidores autorizados.
Qual a importância de um canal de distribuição em um negócio?
O canal de distribuição tem total importância na estratégia de uma organização, pois ele pode aumentar ou diminuir a satisfação do cliente.
Quanto mais rápido um cliente recebe o seu produto, ou o encontra na sua cidade, mais satisfeito ele costuma ficar.
Além disso, a escolha certa do canal de distribuição pode gerar redução de custo para a empresa e consequentemente melhorar o preço do produto.
Em regra, encontrar o melhor canal de distribuição em um negócio pode garantir mais competitividade e lucratividade para uma organização.
Como escolher um canal de distribuição?
Para escolher um canal de distribuição, a empresa precisa levar em consideração diversos fatores, como:
- Investimento logístico;
- Capacidade de atendimento ao cliente;
- Canal de distribuição exclusivo;
- Relacionamento com lojistas;
- Canal de distribuição seletivo.
Além disso, é preciso também avaliar todos os custos referentes a uma distribuição direta, indireta ou híbrida.
Ao levar todos os aspectos em consideração, a organização poderá montar a sua estratégia de distribuição de forma mais otimizada e lucrativa.
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