Suno Artigos

Calendário da restituição do imposto de Renda 2024; confira datas

O prazo final para a entrega da declaração de imposto de renda de 2024, foi no dia 31 de maio. Assim, a partir desta data, milhões de brasileiros começaram acompanhar ansiosamente pela restituição do imposto de renda.

Segundo a própria Receita Federal, mais de 42 milhões de declarações foram entregues até o prazo final.

Desse modo, com milhões de declarações entregues, aqueles que têm impostos a restituir, terão que aguardar o pagamento dos valores.

Então, para saber as datas que ocorreram os pagamentos, veja a seguir o calendário da restituição do imposto de renda 2024.

Como funciona a restituição do imposto de renda?

Todos os anos, os brasileiros que entregam a declaração de imposto de renda podem se encontrar em três situações diferentes.

Aqueles que possuem valores a restituir, se encontram em tal situação, porque acabaram pagando mais imposto de renda do que deveriam. Assim, essas pessoas podem receber parte do valor de volta.

Essa devolução, ou restituição, ocorre mediante a declaração de imposto de renda. Ao lançar os valores na declaração, o contribuinte reconhecerá que há valores a recuperar.

Desse modo, com a entrega e posterior processamento da declaração, a Receita Federal poderá concordar em pagar a restituição.

Assim, o contribuinte vai para fila de restituição, junto das demais pessoas que também tiveram a declaração processada e, portanto, têm valores a receber.

Calendário com as datas

Para 2024 as os pagamentos da restituição do imposto de renda acontecerão nas seguintes datas:

Ao todo serão 5 lotes, sendo que os contribuintes que tiveram problemas com a declaração de imposto de renda, poderão receber a restituição nos lotes residuais. Esses lotes serão pagos nas seguintes datas:

Como saber se vou receber a restituição?

Se você tem valores a restituir, fique atento às datas dos pagamentos e confira se a sua declaração está em fila de restituição por meio do site da Receita Federal.

Para isso, faça a consulta de sua restituição no site da Receita, inserindo os seus dados, como CPF, data de nascimento e o ano do exercício da declaração de IR. No caso, a declaração de exercício é de 2024, ano base 2023.

Para saber com exatidão se sua declaração será a próxima a ser paga, fique atento às datas de liberação da consulta do lote de restituição do imposto de renda. Essas liberações costumam ocorrer uma semana antes do pagamento.

Caso haja problemas com a declaração de imposto de renda, então é recomendável que o contribuinte confira o status da mesma através do E-CAC.

Dessa maneira, a pessoa precisará ter um acesso ao “gov.br”. Destacando que a credencial mínima necessária, é a prata.

Nesse sentido, dentro do E-CAC existe o menu “Meu Imposto de Renda” por lá, é possível conferir mais detalhes sobre a declaração, inclusive se ela caiu na “malha fina”.

Sair da versão mobile