As relações de vendas envolvem pelo menos dois lados. Alguém que compre e outro que vende. Porém, hoje em dia, uma dos modelos que mais crescem é o C2C, onde as duas partes são consumidores comuns.
Também conhecido como consumer to consumer, o C2C é um modelo de negócio onde a empresa é apenas uma intermediária entre duas pessoas que querem comprar e vender.
O que é o C2C (Consumer to Consumer)?
O modelo de negócios C2C é aquele onde a operação de compra e venda envolve apenas dois consumidores. Ou seja, a venda é feita de um consumidor final para outro. Logo, nesse caso, a empresa que desenvolve o negócio realiza apenas o intermédio desta transação.
Os primeiros exemplos de negócios C2C apareceram com os classificados. Em seguida, com a popularização da internet, o modelo passou a ser uma referência de negócios online. Isso porque através de plataformas onlines houve maior interação entre as partes.
Logo, empresas como eBay, Mercado Livre e OLX, por exemplo, são classificadas como C2C. Por se tratarem apenas de plataformas de anúncios, estas empresas são conhecidas como intermediárias, cobrando uma comissão para isso.
Vantagens do modelo de negócios C2C
Devido as características dos negócios C2C, esse tipo de modelo proporciona uma série de vantagens, como:
- Redução de custos com pessoal;
- Maior número de ofertas;
- Negociação direta com o vendedor;
- Redução dos custos com publicidade.
Além disso, como grande partes das vendas são feitas pela internet, vendedores podem alcançar clientes de outros estados e países. A flexibilidade do modelo consumer to consumer permite que qualquer pessoa venda ou compra.
Outros modelos de negócios
Além do C2C, há pelo menos outros quatro modelos de negócios:
- B2C: O termo significa Business to Customer, isto é comércio entre uma empresa e um cliente. É o modelo mais comum de negócio.
- B2B: É quando uma empresa vende para uma outra empresa. O termo se refere a Business to Business. Por exemplo, uma empresa de transporte que vende um serviço para outra empresa.
- B2G: O termo se refere quando uma empresa vende algo para o Governo. A sigla significa Business to Government, e se refere aos negócios que envolvam serviços ou contratos prestados para órgãos públicos.
- G2P: Significa Government to Public, se refere quando o governo vende algo para os cidadãos.
- G2G: Significa Government to Government, que é quando o governo vende bens ou algum serviço para outras instituições públicas ou outros governos. O G2G pode se referir a uma relação não só de venda. Por exemplo, quando o governo federal compartilha algo com outros Estados ou Municípios está numa relação G2G.
Crescimento no modelo C2C
Basicamente, o que move as vendas em um negócio que usa o modelo consumidor para consumidor são as facilidades do modelo.
Ou seja, um dos fatores que faz o crescimento do modelo é a facilidade de se fechar um negócio. Além disso, o setor oferece uma série de oportunidades.
O modelo é rentável para quem têm algo para vender e quem procura um bem ou serviço a preços baixos. Além disso, as baixas tarifas cobradas pelas plataformas intermediárias aumentam a margem de lucro.
Outro ponto positivo do modelo C2C é a variedade de vendedores, que torna os preços mais atrativos para quem compra. Para entender como avaliar o modelo de negócio de uma empresa, acesse gratuitamente nosso minicurso Valuation e Precificação de Ativos e saiba tudo sobre como analisar a qualidade de um negócio.