Manter os setores de uma empresa funcionando é um processo dispendioso, por conta de diversos custos e despesas operacionais. Assim, muitas companhias têm optado pelo BPO.
A ideia do BPO é tornar as operações menos custosas, mas sem a perda da qualidade do serviço e aumentando seu lucro bruto.
O que é o BPO?
BPO é a sigla para o termo em inglês “Business Process Outsourcing”, que traduzido significa “terceirização de processos de negócios”. A prática visa tornar determinadas áreas da empresa, que não sejam sua atividade-fim, mais produtivas e ainda conseguir focar no core business.
A prática tem se tornado cada vez mais comum no mundo todo, até por uma questão de vantagem competitividade. Afinal, um dos intuitos é melhorar a produtividade de determinados setores dentro da organização.
Quanto mais produtivo e assertivo, maior o retorno financeiro. Assim, muitas empresas optam por focar no que realmente interessa, que é o produto ou serviço principal do negócio.
Como funciona o BPO nas empresas?
Por mais que o BPO seja uma forma de terceirização, há diferenças entre as duas práticas.
Quando o tema é terceirização logo se pensa em áreas como limpeza e telefonia, por exemplo. Estas são atividades que, em geral, não demandam uma grande especialização dos profissionais.
Logo, é preciso um volume considerado de mão de obra para que o trabalho seja desempenhado. Por isso, as empresas optam por terceirizá-las, em geral, para reduzir seus custos e despesas.
Entretanto, quando o tema é BPO nas empresas, , o que se busca é um atendimento especializado, com grande conhecimento específico. Mas também com redução de gastos.
Desta forma, O BPO é focado em atividades importantes para a empresa, mas que não sejam seu produto principal. Com essa troca de informações, é possível ter novas ideias e pontos de vista, que beneficiarão a empresa.
Por fim, é preciso dizer que o BPO costuma ser utilizado em atividades administrativas e financeiras.
Como as empresas podem aplicar o BPO?
Cabe acrescentar que, existem diversos tipos de BPO, os mais comuns são:
- Financeiro;
- Contábil;
- Jurídico;
- Outros.
Financeiro
Primeiramente, um bom exemplo é o do BPO financeiro é a delegação de atividades como elaboração de relatórios financeiros, antes realizadas internamente para terceiros.
Portanto, o acompanhamento das finanças da empresa é mais técnico, tornando os dados repassados são mais claros e otimizados.
Contábil
Em segundo lugar, prática é bastante comum em determinados setores, como contabilidade, e a terceirização pode ser total ou parcial. Nesse caso, fala-se em BPO contábil.
Além disso, a terceirização contábil costuma estar atrelada a novas tecnologias de automatização que facilitam a vida do empreendedor.
Jurídico
Além disso, o BPO jurídico serve para terceirizar o setor jurídico de uma empresa, uma vez que muitas empresas pequenas e médias não podem arcar com esses custos.
Portanto, alguns escritórios de advocacia atendem apenas empresas, resolvendo essa parte do problema que muitas companhias não querem lidar.
Outros
Por fim, é possível terceirizar outras atividades, como publicidade, design, hospedagem de sites, produção e outros.
Por exemplo, a Coca-Cola passou a terceirizar seu processo de envase de seus refrigerantes para outras companhias, focando apenas em suas atividades principais e aumentando sua margem de lucro.
Quais são as vantagens do BPO?
A aplicação do BPO é tão difundida que a maioria das pequenas e médias empresas contrata, por exemplo, um escritório de contabilidade para administrar a folha de pagamento do negócio.
Isso ajuda a reduzir a burocracia, mesmo para fazer toda a parte fiscal do empreendimento, pagando os impostos devidamente e entregando as obrigações acessórias exigidas pelo governo.
Sendo assim, as empresas podem parar de lidar com problemas que não são a parte principal do negócio, focando as oportunidades que existem em suas operações.
Além disso, é possível terceirizar gestão dos recebimentos, emissão de relatórios, conciliação bancária diária, emissão de boletos a serem pagos, e gestão de documentos.
Assim, é possível descobrir problemas na gestão das finanças, como gastos desnecessários, por exemplo.
Por fim, por meio de empresas de BPO, é possível obter consultorias e análises estratégicas das finanças das empresas.
Vale a pena aderir ao BPO nas empresas?
Cabe ressaltar que é bastante comum que o BPO leve uma nova tecnologia para as empresas. Isso porque há diversos softwares que otimizam processos e tornam a troca de informações mais dinâmicas.
Especialmente na Contabilidade, algumas informações precisam ser repassadas diariamente, o que torna necessária certa automação.
Ou seja, fica bem mais fácil se algumas operações da empresa sejam feitas eletronicamente e em um formato que facilite a interpretação desses dados, tornando a empresa mais produtiva.
No entanto, caso o empresário opte por fazer BPO, deve considerar os custos relacionados a isso, para que eles caibam no orçamento.
Sendo assim, hoje em dia existem softwares de contabilidade, agências de marketing, escritórios de advocacia que terceirizam setores importantes, permitindo que a empresa foque em seus próprios negócios e gere mais valor.
Sendo assim, com o devido planejamento financeiro e operacional, o gerente de uma companhia saberá avaliar se vale a pena fazer BPO ou não.
Ainda possui dúvidas sobre como funciona e como fazer BPO? Comente abaixo!