Bovespa Fix: como funciona o mercado de títulos privados da B3

O Bovespa Fix foi criado em 20 de abril de 2001 e está se consolidando como uma alternativa para investidores em títulos privados. Com um volume de títulos superior aos 50 bilhões, tem atraído os olhares de investidores do iniciante ao mais experiente.

Investir através do Bovespa Fix é ter a liquidação e a custódia dos títulos realizada pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Investir em títulos privados é uma das opções de renda fixa ofertada no mercado financeiro.

Como funciona o Bovespa Fix

Bovespa FixÉ praticamente um espelhamento do tesouro direto, mas enquanto o tesouro negocia a compra e venda de títulos públicos, o Bovespa Fix negocia títulos privados, geralmente de empresas.

Tipos de títulos privados atrelados ao Bovespa Fix

Para que o investidor possa se situar nesse mercado é preciso compreender os principais títulos privados de renda fixa atrelados ao Bovespa Fix e como eles funcionam.

São eles:

  • Debênture
  • Notas promissórias
  • Cotas de fundos de investimento em direito creditório (FDIC)
  • Certificado de investimento imobiliário (CRI)

EBOOK INVISTA COMO BUFFETT

Debêntures

As empresas, assim como o governo, emitem títulos na tentativa de captar recursos para investimentos com juros menores do que créditos bancários. Por ser de empresa, mesmo que seja de alguma autarquia, são conhecidos como títulos privados e, assim como os títulos públicos, podem ter rentabilidade pré ou pós fixada.

Como o risco é um pouco maior do que os títulos do governo, os títulos privados negociados no Bovespa Fix, possuem rentabilidade paralelamente maior e são uma opção de investimento.

É importante não confundir com os CDBs que também são títulos de renda fixa, mas emitidos pelos bancos.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Notas Promissórias

O criador da nota promissória assume a responsabilidade do pagamento do valor do título na data acordada.

O emitente ou subscritor se torna o devedor da nota e faz uma promessa de pagamento no futuro. Já o tomador ou beneficiário se torna o credor do título.

A emissão de notas promissórias não é uma prática tão comum por ter um risco maior e por existir outras possibilidades mais rentáveis de títulos privados no Bovespa Fix.

EBOOK INVESTINDO EM DIVIDENDOS

Cotas de fundos de investimento em direitos creditórios (FDIC)

É praticamente a transformação do patrimônio empresarial em títulos cambiários. Ou seja, os títulos são uma representação do que a empresa é na prática.

Diversos segmentos de empresas privadas vendem direitos que são transformados em títulos securitizados. O objetivo é arrecadar fundos para investir em expansão ou reestruturar a empresa.

Certificado de investimento Imobiliário (CRI)

Funciona da mesma maneira que os FDIC, mas apenas lastreados em imóveis. Tem nos empreendimentos imobiliários a garantia de pagamento do título. Assim, ao adquirir um CRI, o investidor está financiando uma parcela do empreendimento imobiliário.

Esse tipo de investimento é isento de imposto de renda.

Através do Bovespa Fix é possível encontrar todos os títulos de renda fixa privados, além da avaliação de riscos, histórico de transações e ter acesso a cada prospecto.

TRILHA DOS INICIANTES

A plataforma de negociação eletrônica do Bovespa Fix facilita aos clientes, pessoas físicas, o acesso às ofertas de renda fixa de títulos privados. Isso aumenta a segurança dos investidores.

ACESSO RÁPIDO
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *