Bolsas americanas: conheça as principais bolsas de valores do mundo
Os Estados Unidos são o grande centro do mercado financeiro internacional. Por isso, as bolsas americanas se destacam pelas diversas oportunidades de bons investimentos.
Dessa forma, conhecer mais profundamente as bolsas americanas é recomendado para os investidores que pretendem multiplicar seus ganhos e diversificar seus investimentos.
Quais são as principais bolsas de valores americanas?
As bolsas de valores são mercados abertos organizados para a venda de títulos mobiliários, como as ações de empresas de capital aberto. Não é de se surpreender que nos Estados Unidos, maior economia do mundo, estejam as principais bolsas de valores, as bolsas americanas.
Assim, é imprescindível que os investidores conheçam mais a fundo as bolsas de valores americanas, onde estão listadas as ações de algumas das principais empresas do mundo.
NYSE
Fundada em 1792, a NYSE (New York Stock Exchange) é a Bolsa de Valores mais antiga dos EUA – além de ser a maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. Fica localiza em Wall Street, no coração da ilha de Manhattan, que é o principal centro financeiro global.
Hoje em dia, a NYSE possui um market share que gira em torno de U$20 trilhões, o que mostra a importância econômica desta bolsa financeira americana. Além disso, a bolsa de valores de Nova Iorque é a mais antiga do Estados Unidos.
Atualmente, são mais de 2.700 empresas listadas na NYSE, gerando um volume médio de negociação de aproximadamente U$170 bilhões.
Entre as principais empresas que o investidor pode investir através da NYSE, estão:
- Disney;
- Coca Cola;
- Mcdonald’s;
- Boeing;
- Walmart.
NASDAQ
Apesar de ser a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos e do mundo em valor de mercado, ficando apenas atrás da NYSE, a NASDAQ recebe grande destaque por ser a a bolsa com maior volume financeiro médio diário.
Além disso, a bolsa é reconhecida mundialmente por conter ações das principais empresas americanas do setor tecnológico.
Alguns exemplos das empresas que têm suas ações listadas na NASDAQ, são:
- Apple;
- Adobe;
- Amazon;
- Facebook;
- Microsoft.
Vale a pena investir nas bolsas americanas?
Como pôde ser visto, empresas extremamente lucrativas e que tiveram crescimentos consideráveis nos últimos anos estão localizadas nas bolsas americanas.
O comportamento de crescer consistentemente não é particular de empresas que estão listadas na NYSE e NASDAQ.
Isso pode ser comprovado analisando os principais índices do mercado financeiro americano, como o Dow Jones, S&P 500 ou o índice Nasdaq.
Afinal, é muito improvável que empresas consolidadas, como a Microsoft ou a Disney, por exemplo, passem por grandes instabilidades que prejudique os retornos de longo prazo dos seus investidores.
Logo, para investidores que buscam diversificar seus investimentos, sobretudo trazendo maior segurança relacionada a retornos positivos, vale a pena observar as oportunidades de investimentos nas bolsas americanas.
Como investir nas bolsas americanas?
Ao contrário do que se pensa, hojee m dia, investir nos Estados Unidos é uma tarefa relativamente fácil. Existem opções diretas e indiretas de investimento nas bolsas americanas.
Formas diretas de investimento nos EUA
Assim como no Brasil, é possível abrir conta em uma corretora de investimentos americana, que intermediará a compra de ativos financeiros do EUA.
Após conseguir acesso a uma corretora de investimentos do país, é possível investir diretamente em:
- Ações de empresas listadas na NYSE e NASDAQ;
- Títulos de renda fixa do tesouro americano ou crédito privado;
- Investir no setor imobiliário americano (real state).
Formas indiretas de investimento nos EUA
Contudo, mesmo sem uma corretora que seja de origem americana, é possível que o investidor aplique seus recursos no mercado financeiro americano.
O investidor pode, através da própria bolsa de valores brasileira, investir em ETFs que replicam o resultado de índices do mercado americano.
Outra opção é investir em BDRs (Brazilian Depositary Receipts), que funcionam como recibos de ações atreladas a papéis originais sob custódia no país de origem, mas que podem ser negociadas no mercado brasileiro.
Assim, com essas diversas opções, é possível que o investidor brasileiro aproveite as oportunidades do mercado de capitais americano.
Esse artigo o ajudou a entender melhor as bolsas americanas? Deixe suas dúvidas e comentários sobre o assunto no espaço abaixo.