Em economia é muito comum ouvirmos falar de termos como bens de capital, bens de consumo e bens de produção, no entanto muito pouco se sabe ao diferenciar um conceito do outro.
Um bem é tudo aquilo que pode satisfazer uma necessidade particular. Dessa forma, um bem de capital pode ser de grande utilidade para determinadas demandas de uma sociedade.
O que são bens de capital?
Bens de capital são produtos da indústria intermediária, que são usados para produzir outros bens ou serviços com o objetivo de satisfazer a necessidade de consumidores e empresas.
Por exemplo, toda empresa fabricante de máquinas, aeronaves ou automóveis são produtoras de bens de capital, pois os produtos que são fabricados por essas companhias servem ao objetivo específico de suprir a demanda de outras empresas de fabricação ou na prestação de serviços.
Abaixo podemos ver alguns exemplos desses tipos de bens dos quais podemos ver no nosso dia-a-dia:
- Motores;
- Caminhões;
- Geradores de energia elétrica;
- Ferramentas de maneira geral;
- Unidades fabris.
Entendendo mais sobre os bens de capital
Como dissemos esses tipos de bens, que também são chamados de bens de produção, são formados por um conjunto de equipamentos e instalações que apresentam valor contábil e devem estar discriminados em um balanço patrimonial.
Esses tipos de empresas são de fundamental importância na construção da riqueza de uma sociedade, pois todas as necessidades tecnológicas e de infraestrutura que usufruímos na atualidade dependem de fábricas que produzam equipamentos confiáveis e de ótima qualidade.
Outro ponto que vale a pena salientar é que os bens de produção são diferentes dos bens de consumo, pois esses últimos estão ligados aos produtos que as pessoas utilizam no cotidiano, tais como eletrodomésticos, roupas, comida, remédios.
Já nos casos em que uma pessoa compra um automóvel para uso particular podemos dizer que esse será um bem de consumo, pois não servirá para fins de produção ou prestação de serviços a terceiros.
Tipos de bens de capital
Os bens de produção não são necessariamente físicos tais como máquinas e equipamentos pesados. A indústria eletrônica também pode produzir uma variedade bastante grande desses tipos de bens.
Além disso, esses tipos de bens também podem ser voltados para suprir as necessidades das empresas de serviços. Produtos como: tintas, solventes, cortadores de cabelo, instrumentos musicais entre outros bens utilizados por prestadores de serviços.
Adicionalmente temos também a chamada indústria de base, da qual está focada na produção de bens primários. Geralmente essa indústria está associada à extração e beneficiamento da matéria-prima que posteriormente será destinada à outras plantas industriais intermediárias.
Um exemplo de indústria de base são as mineradoras de ferro, pois essas companhias extraem um minério importantíssimo para as demais empresas fabricantes de peças, ferramentas entre outros itens de fabricação.
Desse modo podemos concluir que existe uma gama bastante grande de bens de capital disponíveis para a satisfação das demandas de empresas e de pessoas que desejam produzir bens de consumo ou prestar serviços à sociedade de maneira geral.
Foi possível compreender o que são bens de capital? Em caso de dúvidas, deixe nos comentários abaixo.