Balanço patrimonial projetado: entenda como ele funciona
Parte importante da prestação de informações de uma empresa, o balanço patrimonial projetado é útil para todos os investidores deste negócio — inclusive para se mensurar o lucro do empreendimento.
O balanço patrimonial projetado pode ser utilizado como ferramenta de organização ou prospecção de novos aportes financeiros.
O que é o balanço patrimonial projetado?
O balanço patrimonial projetado é uma demonstração contábil que apresenta uma estimativa do que esperar no próximo período. Em geral, ele é bastante utilizado pelas empresas que buscam capitalização e desejam mostrar qual é a projeção de desempenho do seu negócio.
Estrutura de um balanço patrimonial projetado
Um balanço patrimonial tradicional baseia as suas informações no que a empresa já passou. Porém, o balanço patrimonial projetado utiliza os dados passados para mensurar um futuro próximo.
Ambos organizam suas informações em:
- Ativo;
- Passivo; e
- Patrimônio Líquido.
Os ativos são os valores, bens e direitos adquiridos ou mantidos pelo empreendimento. Os passivos são os valores gastos ou perdas sofridas pelo negócio no período.
Já o Patrimônio Líquido é a diferença entre o ativo e o passivo. Ou seja, o que permanece na carteira da empresa após todas as contas serem pagas.
O balanço projetado, por sua vez, é uma estimativa de balanço patrimonial, baseado nas informações que a empresa já tem.
Com isso, são consideradas as dívidas que vencerão no período, bem como os valores que devem ser recebidos.
Além disso, é possível estimar o comportamento do mercado, com previsão de vendas ou prestação de serviços.
Informações do balanço patrimonial projetado
O balanço patrimonial projetado utilizará todas as informações contábeis disponíveis para traçar o cenário de desempenho da empresa no próximo período.
Assim, utilizará dados presentes na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), fluxo de caixa e dados relativos ao patrimônio da empresa.
Além disso, é preciso analisar qual é a estratégia deste negócio. Grandes empresas de tecnologia reinvestem a maior parte do seu lucro para se consolidarem.
Desta forma, elas tendem a aumentar o valor da companhia no mercado. Então, a estratégia da empresa e o percentual de crescimento pretendido devem ser considerada na elaboração do balanço patrimonial projetado.
Quem trabalha com venda de produtos deve estimar essas negociações e os reajustes nos preços das mercadorias comercializadas. Além disso, é preciso estimar, inclusive com base na inflação, as variações nos gastos com produção e manutenção das atividades.
Nesta conta entram os reajustes salariais dos funcionários, os valores das matérias primas ou custos de manutenção de equipamentos.
Se este for feito em parceria com um planejamento tributário é possível ainda estimar descontos com relações a impostos. Ou aumento na tributação, se for o caso. Todos os pontos devem ser considerados para que a projeção seja, de fato, eficaz e realista.
Vantagens do balanço patrimonial projetado
Apesar de não ser obrigatório, como o balanço patrimonial em si, a versão projetada é bastante útil. E não apenas para angariar novos investidores.
Fazendo uma análise do balanço patrimonial projetado é possível planejar saídas para cenários potencialmente negativos. Isso vale para oscilações no mercado, calotes, juros e multas, por exemplo.
Ainda é possível prever uma necessidade de mudança no modelo do negócio, seja em virtude de novas tecnologias. Logo, é uma ferramenta bastante útil para o planejamento de curto, médio ou longo prazo do negócio.
Quem deseja entender melhor o funcionamento de um balanço patrimonial pode conhecer o minicurso sobre Contabilidade para Investidores da Suno Research.
Assim, será possível compreender ainda mais os objetivos de um balanço patrimonial projetado.