Em se tratando de gestão empresarial, temos várias metodologias com indicadores de desempenho definidos a partir de metas. De forma geral, o objetivo de todas elas é tornar e manter a empresa lucrativa, e uma das mais empregadas é a Balanced Scorecard.
O Balanced Scorecard é um método que não se restringe às esferas financeira e econômica no gerenciamento da empresa. Isso permite um controle mais abrangente em relação ao negócio.
O que é Balanced Scorecard?
Balanced Scorecard (ou Indicadores Balanceados de Desempenho) é um método de gestão empresarial estratégica. Esse método considera que os indicadores para gerir a organização devem ir além dos dados relacionados a finanças e economia.
Ou seja, forma geral, uma análise baseada nos indicadores do Balanced Scorecard incluem:
- Resultados econômicos, financeiros e de mercado;
- Foco no cliente;
- Processos internos;
- Pessoas;
- Inovação e tecnologia.
A implantação do Balanced Scorecard, método criado por Robert Kaplan e David Norton em 1992, tem ocorrido amplamente em todo o mundo. Visto como uma ferramenta, o Balanced Scorecard é adequado para empresas privadas, públicas ou organizações não governamentais.
Como funciona o Balanced Scorecard?
Os indicadores mais importantes do BSC são os indicadores de resultado e os de tendência.
Os primeiros (out comes) são genéricos e mensuram resultados de ações já realizadas. Os últimos (drivers), são vetores que indicam desempenho e consistem em indicadores específicos. Mensuram atitudes que possibilitam a obtenção dos resultados que os indicadores de resultado medem.
Desta forma, os indicadores do Balanced Scorecard possibilitam definir estratégias de forma exata, considerando sempre os fatores de causa e efeito em todos os âmbitos analisados.
Desta maneira, as perspectivas do Balanced Scorecard permitem visualizar uma empresa em seus mais variados aspectos.
Assim, pode-se chegar a vários pontos de vista através das perspectivas do Balanced Scorecard, como econômico-financeira, de clientes, de processos internos e perspectiva de aprendizagem e crescimento.
No final das contas, todos esses aspectos acabam resultando na qualidade e no valor que a empresa gera. Para entender melhor essa lógica, acesse gratuitamente o nosso curso sobre Precificação e Avaliação de Ativos e veja como o investidor consegue analisar esses pontos.
Como o Balanced Scorecard é implementado?
A aplicação do Balanced Scorecard se dá a partir de mapas estratégicos. Tais mapas estratégicos descrevem claramente a estratégia empresarial por meio de objetivos interligados. Cada um dos objetivos possui ao menos um indicador, o qual apresenta planos de ação e metas.
O plano BSC foca o objetivo primordial da empresa, que é a criação de valor. Para atingir essa meta, as organizações utilizam estratégias, ou seja, escolhas que definem sua posição no mercado visando à obtenção de resultados.
Exemplo de aplicação do Balanced Scorecard
Como exemplo de Balanced Scorecard, consideremos uma empresa que deseja aprimorar o desempenho de seus funcionários em um setor de consertos de máquinas.
Assim, a organização vai disponibilizar cursos a eles, de forma que um indicador de tendência pode significar a quantidade de cursos de cada um, bem como o número de aulas a que compareceu.
Por outro lado, neste exemplo de Balanced Scorecard, pode-se perceber que o indicador de resultado é o seguinte: quantas máquinas consertadas não vão receber nenhuma reclamação por parte de seus donos. Ademais, não vão voltar tão cedo para novos consertos.
Indicadores Chave de Desempenho
Como um conjunto de indicadores conectados, o método BSC emprega os Indicadores Chave de Desempenho, conhecidos como KPIs.
KPI significa Key Performance Indicator, e é utilizado para medir resultados em um negócio. KPI é também pode ser chamado de KSI, em inglês Key Success Indicator, ou seja, Indicador Chave de Sucesso.
Os Indicadores Chave de Desempenho são quantitativos ou qualitativos, mostrados em planilhas ou por meio digital. Eles realizam a conexão entre os gestores de uma organização e seus subalternos, avaliando o desempenho de certa operação em determinado período.
Todo KPI é criado a partir das metas da empresa e as ações requeridas para alcançá-las. Por exemplo, o objetivo pode ser elevar o ticket médio.
Assim, o método Balanced Scorecard é uma metodologia empresarial voltada à estratégia. Opera a partir da conexão entre indicadores, metas, objetivos e planos de ação, envolvendo todos os funcionários da organização em direção a uma visão focada.