Ao analisar o balanço de uma empresa você irá se deparar com o ativo total e o passivo total dessa companhia.
Entender o que é o ativo total é fundamental para interpretar o que significa esse dado divulgado pela empresa para o seu negócio.
O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante.
A definição de ativo na contabilidade é o conjunto de bens e direitos da organização. É a parte positiva do balanço patrimonial da empresa.
Em outras palavras, o ativo é o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados pela empresa para gerarem mais recursos.
Para se configurar como ativo é preciso cumprir quatro requisitos:
- Constituir bem ou direito para a empresa
- Ser de propriedade, posse ou controle da sociedade
- Ser mensurável monetariamente
- Trazer benefícios para a empresa
São exemplos de ativo: dinheiro em caixa, estoque de mercadorias e máquinas.
Sendo um ativo, ele pode configurar um ativo circulante, ou não circulante.
Ativo total: ativo circulante e não circulante
Ativo Circulante
É todo ativo que já é dinheiro ou será transformado em dinheiro no curto prazo. Em contabilidade entende-se curto prazo até o fim do exercício seguinte.
Fazem parte desse grupo:
- Disponibilidades: que compreende o Caixa, Banco com conta movimento, aplicações financeiras e depósitos bancários à vista
- Créditos: que compreende duplicatas a receber, provisão para créditos, títulos a receber e outras contas a receber, como juros e adiantamento dos fornecedores.
- Estoques: aqui considera-se todos os estoques, acabados, para revenda, produtos ainda em elaboração, matéria-prima, estoque de materiais, que foram adquiridos e estão chegando a empresa (em trênsito).
- Outros créditos: créditos não compreendidos acima, como impostos a recuperar, adiantamento a terceiros e funcionários e alugueis a receber
- Despesas antecipadas: considera aplicações de recursos em despesas cujo benefícios para a empresa ocorrerão no exercício seguinte
Ativo não circulante
É todo ativo que será transformado em dinheiro no longo prazo. Ou seja, após o fim do exercício seguinte. Em outras palavras, são em geral bens duradouros dentro de uma empresa.
Eles são divididos em:
- Realizável a longo prazo: como aplicações financeiras, depósito bancário, duplicatas a receber, despesas antecipadas e empréstimos
- Investimentos
- Imobilizado: compreende os bens e direitos de natureza permanente usados na manutenção das atividades da empresa e dos quais ela não pretende vender. Caracterizam-se por se apresentarem na forma tangível.
- Intangível: os bens que a empresa possui que não podem ser tocados ou vistos, mas possuem valor econômico. Ex: marcas, patentes e softwares
Ao somar o ativo circulante e não circulante de uma empresa temos o ativo total desta companhia.
E ao somar o ativo total com o passivo total da empresa teremos o seu balanço patrimonial. Uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira de uma empresa.
Por fim, em resumo, o ativo total é soma dos ativos circulantes e não circulantes de uma organização, que são todos os bens e direitos de uma companhia.