O atacarejo é um modelo de comercialização moderno, e que vem chamando atenção até mesmo de investidores no mercado financeiro.
Por isso, é interessante entender o que é um atacarejo e quais as principais características desse modelo de comercialização, que o fazem chamar atenção do mercado.
O que é atacarejo?
O atacarejo é um modelo de comercialização que reúne as características e conceitos do atacado e varejo. Assim, o atacarejo, também conhecido como Cash and Carry, foca em proporcionar preços de atacado, com serviços que se aproximam do modelo praticado no varejo.
Isto porque, no atacado, o volume de comercialização é grande, com preços mais baixos. Contudo, em geral, são localizados mais distantes dos grandes centros urbanos e tem como principal público-alvo empresas e pessoas jurídicas.
Por outro lado, o varejo é destinado para consumidores finais, que normalmente compram em volumes menores, a preços mais caros que no atacado, e optam por localidades mais próximas às suas residências.
Quais são as características do atacarejo?
Para ficar ainda mais claro o que é um atacarejo e o que o diferencia de atacado e varejo, vale a pena conhecer as principais características desse modelo de comercialização. Assim, as principais características são:
- Preço baixo;
- Alto volume de vendas;
- Autosserviço.
Preço baixo
Um supermercado atacarejo conta com uma estrutura mais enxuta e simples, para poder ter o preço mais competitivo possível. Ou seja, uma das principais características do atacarejo é o preço baixo.
Alto volume de vendas
Um outro grande fator que contribui para que os preços no atacarejo sejam menores que em mercados tradicionais é o alto volume de venda.
Os clientes que vão à atacarejos fazem compras em volumes maiores. Então, ao invés de realizar diversas compras em um supermercado ao longo de um mês, a família pode fazer uma única compra, de grande volume.
Auto serviço
Auto serviço é um dos principais termos relacionados ao atacarejo ou cash and carry. Nesse sentido, o atacarejo é um ambiente onde o cliente escolhe seus produtos nas prateleiras, realiza o pagamento e já o leva, sem o intermédio de funcionários para auxiliar na compra.
Por isso, o termo no Brasil também é conhecido como “atacado de autosserviço”, semelhante à ideia adotada por restaurantes que são do modelo self-service.
Quais as empresas de atacarejo listadas na bolsa de valores?
Por ser um modelo de comercialização diferenciado e que vêm cada vez mais atraindo mais consumidores, vale muito a pena conhecer algumas das empresas listadas na bolsa de valores que podem ser enquadradas no modelo atacarejo, sendo elas:
- Grupo Mateus;
- Assaí Atacadista;
- Pão de açúcar.
Grupo Mateus
O Grupo Mateus (GMAT3) é uma empresa de atacado, varejo e conta também com linhas de supermercado atacarejo.
Atuando fortemente no Nordeste, o grupo atualmente é o quarto maior atacarejo do país, apresentando resultados muito consistentes ao longo dos últimos anos.
Assaí Atacadista
O grupo Assaí Atacadista é referência nacional no autosserviço. Em 2007, a empresa teve 60% das suas ações compradas pelo grupo GPA (Companhia Brasileira de Distribuição).
Atualmente, a operação da empresa se estende até 22 estados brasileiros, sendo negociada na bolsa através do ticker “ASAI3“.
Pão de açúcar
O grupo Pão de Açúcar (GPA) atua tanto no comércio em varejo, como atacado e agora no atacarejo.
O Pão de Açúcar é o maior do país no setor, sendo o proprietário majoritário das ações do próprio Assaí Atacadista. O ticker da empresa na bolsa de valores é o “PCAR3“.
Crescimento do Atacarejo
Com uma proposta bem diferente do varejo e atacados tradicionais, o atacarejo no Brasil é uma alternativa para o grande público que busca economizar com as compras do dia a dia.
Se antes as compras eram feitas somente em supermercados, agora os atacarejos surgem como uma alternativa mais “barata” e acessível. O estilo de negócio muito se assemelha ao que já é tradicional nos Estados Unidos, por exemplo. Na América do Norte, o atacarejo é bem tradicional, tendo como o principal representante, a rede Costco.
Diferenças entre Atacado, Varejo e Atacarejo:
Veja a seguir a tabela com as principais características de cada um dos modelos de negócios: atacado, varejo e atacarejo:
Atacado | Varejo | Atacarejo |
Vendas em grandes quantidades para empresas (B2B). | Vendas em quantidades reduzidas para o consumidor Final (B2C). | Opção de vendas em grandes quantidades, ou fracionada para pessoas físicas e jurídicas. |
Os atacados costumam ficar em galpões, ou ambientes mais rústicos, sem tantos investimentos no “visual”. | Lojas que atendem o varejo investem no ambiente, trazendo conforto, melhorando a experiência do consumidor. | No atacarejo, temos um ambiente muito mais parecido com o atacado, com baixo investimento no “visual”. |
Os preços negociados no atacado costumam ser os mais “baratos”, já que as empresas que atendem o varejo, compram desses estabelecimentos. | Dentre os três modelos de negócios, o varejo é aquele que possui os preços mais caros. | A proposta do atacarejo é vender em grandes quantidades para as pessoas físicas. Desse modo, o preço comercializado não chega a ser o do atacado, mas sem dúvidas, é mais barato que o varejo. |
Para conseguir realizar negócios no modelo atacado, por vezes as empresas precisam de intermediários, ou “negociadores”. Fato que torna as transações mais “burocráticas”. | A comercialização no varejo é simples, e sem intermediários. | No atacarejo, como no varejo, não há intermediários. |
Vantagens e Desvantagens do Atacarejo
Para os consumidores, o atacarejo é só vantagens, Se antes, a pessoa física tinha acesso a somente o varejo, com os atacarejos, existe a opção de comprar em grandes quantidades e economizar com diversos produtos. Desse modo, os consumidores que controlam seus gastos e buscam “pechinchar”, encontram no atacarejo um modelo de negócio extremamente vantajoso.
Contudo, as empresas que atuam no segmento costumam ter margens de lucro ainda menores e precisam investir muito no estoque.
Para manter grandes volumes no estoque, as empresas que atuam no atacarejo, precisam comprar mais e assim, ter mais atenção com o fluxo de caixa. Como o objetivo final de qualquer negócio é o lucro, aqueles que administram o atacarejo precisam manter o controle rigoroso do estoque e do caixa.
Conclusão
A inflação é o grande inimigo do bolso dos consumidores. Todos os anos, devagar, a inflação vai elevando os preços dos produtos e serviços. Com isso, os consumidores procuram por alternativas para compensar esses aumentos, ou pelo menos, para acompanhá-los.
Desse modo, a compra de produtos em grandes quantidades se tornou algo necessário. Só assim, o consumidor tem a possibilidade de inibir os efeitos negativos da inflação sobre o orçamento.
Considerando tal cenário, o atacarejo surgiu no Brasil e logo ganhou muitos adeptos. Atualmente, o Brasil conta com mais de 1.500 lojas do tipo.
Sendo que no futuro, é possível que haja ainda mais lojas, visto o sucesso que os atacarejos possuem, principalmente devido ao baixo preço.
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