Aswath Damodaran, o “Papa do Valuation”
Como vocês sabem eu respondo diariamente perguntas no meu Instagram.
E ontem, me perguntaram o que eu pensava do Aswath Damodaran.
Eu admiro muito o Damodaran, que é considerado o “Papa do Valuation”. Já fiz alguns cursos presenciais e outros online e sempre aprendi muito.
E pensando bem, acho que foi o único autor que li todos os livros que escreveu. E todos merecem elogios.
Se você se interessa por precificação de ativos, precisa saber quem é Damodaran.
Damodaran nasceu na India, e migrou para os Estados Unidos. Trabalhou durante alguns poucos anos no mercado financeiro, mas descobriu cedo em sua carreira profissional que tinha uma vocação para a vida acadêmica.
Atualmente, ele leciona na Universidade de Nova Iorque e seu curso é um dos mais disputados pelos alunos da instituição.
Damodaran costuma aparecer bastante na imprensa, sobretudo quando ocorrem eventos que movimentam ativos específicos.
Sempre racional, Damodaran é bem-humorado porém sempre frio em suas analises: não se deixa envolver pelo frenesi ou pânico no mercado.
Eu me identifico muito com esse comportamento e tento replicar.
Damodaran é um dos caras mais técnicos que existe no mundo das finanças, mas também é criativo. Ele criou diversos modelos de valuation do zero.
É raro encontrar criatividade no mundo financeiro, e Damodaran consegue aliar criatividade e praticidade em suas criações.
Damodaran, talvez por ter nascido na Índia, tem visão global. Já escreveu de Petrobras e Vale no Brasil. Nem sempre acerta, sua análise de Vale se mostrou pessimista em excesso.
O que mostra que todos podem errar, desde que os erros não levem a falência.
Se você quer aprender mais sobre valuation, te convido a fazer o mini-curso gratuito de valuation, se inscrevendo neste link.