APEC: saiba mais sobre a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico
Para fortalecer a economia da Oceania, Américas e alguns tigres asiáticos, a APEC foi criada.
Por isso, é importante conhecer mais a fundo a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, conhecida também como APEC.
O que é a APEC?
APEC é a sigla para Asia-Pacific Economic Cooperation, que pode ser traduzido livremente como Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. Basicamente, a cooperação funciona como um bloco econômico que engloba 21 diferentes nações.
Entre elas, estão países da Ásia, Oceania, América do Norte, América Central e América do Sul.
Os países participantes do bloco que não fazem parte da Ásia, são banhados pelas águas do Oceano Pacífico. É justamente dai que surge o nome de um dos principais blocos econômicos do mundo.
Ao todo são 21 países participantes e, entre as economias mais significativas, estão:
- Estados Unidos da América;
- Canadá;
- Austrália;
- Japão;
- Coréia do Sul;
- Nova Zelândia;
- Tailândia;
- Rússia;
- Chile;
- Vietnã;
- China;
- Peru;
- Entre outros países.
Conhecer os blocos econômicos, assim como a APEC, é fundamental para o investidor que busca alternativas no exterior. Quer começar a investir em outros lugares do mundo? Então baixe o Ebook Investindo no Exterior, elaborado pela Suno Research.
Qua o objetivo da APEC?
Assim como todos os blocos econômicos, o grande objetivo da APEC é fortalecer as economias dos seus países membros, incentivando a troca e negociação entre os próprios países.
Para alcançar os objetivos, algumas medidas foram implementadas pela APEC e nações participantes:
- Zona de livre comércio, ou seja, sem barreiras tarifárias;
- Integração comercial entre países;
- Atração de investimentos;
- Suporte técnico, científico, acadêmico, etc. entre os países participantes.
Alguns economistas acreditam que para os países desenvolvidos, o acordo é extremamente favorável e traz grandes contribuições econômico-financeiras, por outro, para os países subdesenvolvidos, sobretudo as economias africanas, sul-americanas e asiáticas, o acordo acaba não sendo tão vantajoso.
Os economistas argumenta que, para esses países, mesmo com incentivo para a exportação, suas indústrias e economias ainda continuam extremamente dependente dos países mais desenvolvidos.
Dados sobre a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico
A APEC é um dos principais blocos econômicos do mundo, ficando atrás da União Europeia, conhecida internacionalmente como o principal bloco econômico do mundo.
O PIB da união europeia, sobre os valores do ano de 2020, é aproximadamente igual a 16,5 trilhões de Euros, enquanto o PIB da APEC é avaliado, para valores do mesmo ano, em aproximadamente U$ 18 trilhões.
Se feita a conversão cambial de euro para dólar, o PIB da união europeia supera o da APEC, atingindo a marca de aproximadamente U$19,5 trilhões.
Além dos impressionantes números em relação ao Produto Interno Bruto, a APEC também surpreende nos quesitos exportações e importações, ficando atrás apenas da UE.
É importante ressaltar que, no agregado do bloco, a APEC é o que possui a maior população do mundo. Afinal, é um bloco econômico que possui países como os Estados Unidos e a China na sua composição. Países que contribuem fortemente para esse número.
Esse artigo te ajudou a conhecer melhor a APEC? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.