Anuidade do cartão de crédito: como funciona e dicas para negociar
Grande parte dos bancos ou outras instituições financeiras que oferecem cartões exigem o pagamento de uma anuidade do cartão de crédito. No entanto, isso não é regra, e surgem cada vez mais cartões que dispensam essa taxa.
A cobrança da anuidade do cartão de crédito é realizada, no Brasil, pelas bandeiras ou instituições financeiras que oferecem o serviço, como ocorre, em geral, no caso do cartão de crédito de bancos.
O que é a anuidade do cartão de crédito?
A anuidade do cartão de crédito consiste em uma taxa que a instituição financeira responsável pelo mesmo recebe para que o cliente possa utilizá-lo, e se trata basicamente de uma manutenção do mesmo. Além desta taxa, há as faturas enviadas mensalmente com o valor devido, conforme as compras e os parcelamentos efetuados pelo cliente.
Existem algumas vantagens concedidas pelos bancos ou instituições de crédito mediante o pagamento da anuidade, como veremos a seguir.
Benefícios do pagamento da anuidade
Cartões de crédito, apesar de muitas vezes dispendiosos, são uma maneira fácil e prática de comprar, aceitos pela maioria dos estabelecimentos, tanto na Internet quanto no mundo físico.
Além disso, podem ser utilizados no mundo inteiro e evitam ter que carregar dinheiro vivo ou cheques.
Porém, muitas vezes há a incômoda taxa de anuidade, e, além disso, os juros, que são extremamente elevados a exemplo dos praticados pelo cheque-especial.
Mas a utilização e o pagamento da anuidade do cartão de crédito oferecem alguns benefícios, digamos, compensatórios.
Uma das grandes vantagens são os programas de pontos, em que o acúmulo destes permite a troca por produtos ou serviços. Cada tipo de cartão de crédito possui suas próprias concessões, mas, em geral, quanto mais compras, mais pontos e mais recompensas.
Cada vez mais as lojas têm criado cartões de crédito próprios, a fim de facilitar as compras de seus clientes, disponibilizando benefícios como descontos e prazos estendidos. As lojas geralmente cobram anuidade do cartão de crédito oferecido.
Obviamente, o ideal é sempre não pagar taxas quando são desnecessárias. Por isso, é indicado sempre avaliar se as recompensas oferecidas pelos emissores do cartão de fato valem a pena. Caso contrário, existem uma série de cartões de crédito sem anuidade no mercado, como:
- Nubank
- Digio
- Banco Inter
A seguir, vamos ver como negociar esta anuidade.
Negociando o pagamento da anuidade do cartão de crédito
Como mencionado, nem todos os cartões de crédito possuem anuidade.
A cobrança da anuidade é mais vantajosa para quem utiliza com frequência esse método de pagamento, pois tem mais benefícios.
Entretanto, mesmo cartões sem anuidade às vezes oferecem programas de pontos e outras vantagens. Nesses casos, atente para as taxas administrativas e o seguro cobrado.
Mas, afinal, como negociar a anuidade?
Em primeiro lugar, tenha em mente que:
- A anuidade depende da operadora, da bandeira e do tipo do cartão de crédito. Quanto mais exclusivo o cartão, mais alta a renda exigida, o que está atrelado a uma anuidade mais elevada;
- Cartões mais básicos apresentam anuidades mais em conta;
- As taxas de anuidade variam, no entanto, no Brasil são sempre reguladas pelo Banco Central (BACEN);
- A anuidade pode ser parcelada;
- O valor da anuidade deve ser informado no ato da contratação; em caso negativo, o cliente pode entrar no site da instituição financeira e conferir tal dado, ou falar com a Central de Atendimento do cartão. É obrigatório declarar a anuidade do cartão de crédito, bem como os valores das parcelas.
Como negociar: algumas dicas
Pois bem, tendo em mente estas informações, verifique estas dicas de como negociar a anuidade do cartão de crédito:
- Ao tomar conhecimento do valor da anuidade do cartão de crédito, tente negociar o valor ou ficar isento dessa taxa;
- Quando for negociar a anuidade do cartão de crédito, a instituição reunirá suas informações pessoais. Isso inclui o quanto gasta com o cartão, qual é o tipo e se algum pagamento sofreu atraso;
- Ser um “bom pagador”, sem ter CPF restrito (ou CNPJ, no caso de cartão de crédito empresarial) é um ótimo passo para conseguir negociar a anuidade;
- Tenha informações sobre anuidades de outras instituições financeiras;
- O valor da anuidade não é fixo, portanto, você precisará renegociá-lo a cada ano.
Em termos de negociar a anuidade, “não custa tentar”. Seja um cartão de crédito de banco ou de outra instituição financeira. É possível diminuir ou extinguir a anuidade do cartão de crédito. E isso sem deixar de receber as vantagens oferecidas pelo uso do cartão.