Antifrágil: saiba como investir seguindo esse conceito
Antifrágil é o nome de um importante conceito cunhado pelo autor Nassim Nicholas Taleb, escritor de diversos best-sellers.
Assim, o conceito de antifrágil tem muita aplicação em diversos setores de negócios, como é o caso do mercado financeiro.
O que é antifrágil?
Antifrágil é algo que é afetado pela pressão retorna melhor do que estava antes de sofrê-la. Algo como o carbono que, sob pressão, se torna um diamante e assim tem seu valor amplamente multiplicado. Este seria o oposto da fragilidade.
A resiliência, em teoria, significa que o objeto de estudo será danificado pelo impacto ou pressão externa, mas tem a capacidade de retornar à sua forma original posteriormente.
Porém, esta teoria não abrange a questão da melhoria gerada pela pressão ou impacto sofrido. Prega apenas que o objeto de estudo retornará ao estado anterior.
Assim, este seria o ideal: suportar as pressões e impactos, aprender com elas para se tornar mais forte e, consequentemente, menos frágil. Essa ideia foi cunhada no Antifrágil livro e logo tornou-se extremamente popular.
Portanto, é fundamental compreender esse conceito e entender como utilizá-lo em uma análise de risco apropriada quando se fala em investimentos.
De onde surgiu o conceito antifrágil? ?
O conceito foi criado por Nassim Nicholas Taleb e apresentado no livro Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos.
De fato: o antifrágil tem uma apresentação parecida com o princípio da resiliência, porém se propõe a ser mais amplo.
Qual é o antônimo de frágil? Segundo o conceito criado por Nassim Taleb, o oposto é Antifrágil. Assim, algo que possui essa característica se beneficia diante das adversidades.
Inicialmente, a ideia ganhou conhecimento especialmente no mercado financeiro, uma vez que este é o setor de atuação do autor do livro.
Entretanto, com o passar dos anos, a ideia de antifragilidade cresceu em fama, ganhado adeptos tendo aplicações nos mais diversos segmentos além do mercado financeiro.
Por exemplo: empreendedores desejam construir negócios antifrágeis, pessoas usam esse princípio para desenvolvimento pessoal, entre outras aplicações do conceito.
Quem é Nassim Nicholas Taleb?
Nassim Nicholas Taleb é um escritor, matemático e ex-trader. A maioria de seus trabalhos literários e acadêmicos concentram-se em assuntos como aleatoriedade e probabilidade estatística.
A obra Incerto é o seu trabalho mais conhecido, sendo composta por cinco volumes. Nela, o escritor fala a respeito da presença da aleatoriedade na vida humana, com foco em negócios e finanças.
Taleb atua como professor universitário e tem forte presença nas redes sociais, como Twitter, YouTube, Medium e outras.
Entre os seus ensinamentos mais famosos, estão significado antifrágil (que consiste em algo que se beneficia das dificuldades) e o “skin in the game”, ou seja, pregar ou advogar apenas em favor de algo que se pratica.
Além disso, ele é famoso por sua estratégia barbell nos investimentos, que consiste em alocar uma grande porcentagem do dinheiro em ativos seguros, como títulos públicos, e uma pequena parte em ativos arriscados, como startups, small caps e outros.
Para que serve o conceito antifrágil?
As aplicações deste conceito em áreas como vida pessoal, mercado de trabalho ou mesmo vida em sociedade são bastante evidentes. Portanto, é fundamental entender o que é antifrágil e como aplicá-lo.
Por exemplo: na vida pessoal, saber lidar com as pressões e usá-las como forma de amadurecimento pode trazer inúmeros benefícios de crescimento individual.
Além disso, no mercado de trabalho, superar momentos de desafios pode ajudar a dar a volta por cima, fazendo com que o funcionário consiga um aumento, uma promoção ou até mesmo um emprego em outra empresa maior.
Por outro lado, o empreendedor pode se beneficiar com a antifragilidade: aprendendo a conduzir seus negócios em momentos de crise, ele se destaca da concorrência.
Outro ponto importante é na política e macroeconomia, por exemplo: quando um país passa por dificuldades, pode acabar tendo a força necessária para se tornar uma potência.
Foi o caso do Japão, que se reconstruiu depois da segunda guerra mundial e acabou por tornar-se uma das maiores potências econômicas do mundo, com o índice Nikei 225 da bolsa japonesa sendo uma das maiores referências mundiais dos investimentos.
Conceito Antifrágil aplicado nos investimentos
De fato: quando se traz o antifrágil de Nassim Nicholas Taleb para o mercado financeiro, especialmente no tocante a investimentos, seu sentido pode não ser claro em termos de aplicabilidade possível.
Entretanto, exemplificando, fica mais fácil visualizar esta possibilidade. Por exemplo: uma empresa, com um produto interessante, que passa por uma crise de credibilidade no mercado após diversos escândalos de corrupção e manipulação de informações contábeis.
O preço das ações deste empreendimento no mercado tende a sofrer grandes quedas, puxadas pelas manchetes de jornal.
Ela, porém, passa por uma mudança de gestão, que assume seus erros e os corrige, da forma mais transparente possível. Seus balanços são atualizados, suas dívidas negociadas e quitadas.
Seu programa de compliance se torna referência na área e a demanda pelos seus produtos atinge padrões maiores que antes da crise.
Esta será uma empresa que foi afetada pela pressão, mas que fez desta experiência uma oportunidade de crescimento e até fortalecimento da marca.
Portanto, ela se encaixou no conceito antifrágil. Afinal, ela terá muito mais cuidado para não cair no mesmo problema novamente.
E quem comprou ativos deste negócio quando o preço estava em baixa conseguiu lucrar com o caos e se beneficiar com o fortalecimento da companhia em questão. O que torna a antifragilidade bastante atraente no mercado financeiro.
Outra forma de aplicação é analisar quais ações se mantém firmes em meio a um mercado turbulento. Claro que também vale o princípio do bom senso.
Por exemplo: não é porque as ações de uma companhia estão em baixa que é preciso sair comprando. Até porque nem toda empresa consegue se recuperar de uma crise econômica.
Foi possível saber mais sobre antifrágil? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.