Antecipação de recebíveis: entenda os casos em que pode ela ser feita
Operação muito comum entre empresas de diversos tamanhos, a antecipação de recebíveis pode ajudar uma companhia que necessita de dinheiro em caixa de modo rápido e barato.
Podemos dizer que a antecipação de recebíveis é uma operação de crédito onde a empresa oferta como garantia a sua geração de caixa futura de modo a receber o capital adiantado em troca de taxas cobradas por instituições financeiras.
De maneira geral, essa é uma atividade relativamente simples, e que possui taxas normalmente mais baixas do que os demais tipos de créditos disponíveis no mercado.
A grande vantagem da antecipação, é que o gestor de uma empresa não está pegando um recurso emprestado, mas sim adiantando o capital que seria devido à companhia no futuro.
Empresas que trabalham muito com vendas em cartões de crédito, duplicatas ou cheques pré-datados, muitas vezes lançam mão dessa possibilidade como forma de ajustar o seu fluxo de caixa.
Como funciona a operação de antecipação de recebíveis
Nos dias de hoje, algumas instituições são legalmente permitidas para realizar esse tipo de operação, tais como bancos e adquirentes de serviços de cartão.
Para realizar essa antecipação, a empresa solicitante terá que pagar taxas de juros cobradas por uma instituição financeira, de modo a conseguir adiantar os valores que lhe são devidos.
Desse modo, é muito importante que se analise antecipadamente as outras opções de crédito de curto prazo no que tange aos juros cobrados por esse adiantamento.
Depois de feita a operação de antecipação, a instituição financeira assumirá a responsabilidade pelo recebimento do recurso que virá a ser pago no futuro.
Portanto, quando o cliente vier a pagar a sua fatura, aquele que irá receber será a instituição que realizou a antecipação.
Mas antes de tudo isso ocorrer, a instituição que concederá o adiantamento fará uma análise profunda da carteira de clientes e do balanço da empresa que solicitou.
Sem contar que, em caso de inadimplência de clientes, muitas vezes o responsável pelo pagamento dessa dívida com a instituição será o próprio dono da empresa.
Quando devo solicitar uma antecipação de recebíveis?
Não se engane, uma operação como essa, apesar dos juros baixos, pode gerar riscos relevantes a empresa e, portanto, a tomada de decisão quanto a essa operação deve ser feita de modo muito consciente.
A seguir temos uma serie de motivos pelos quais, provavelmente, vale a pena realizar essa operação de crédito:
- Melhorar o capital de giro;
- Obtenção de capital para uma boa oportunidade de compra;
- Obtenção de recursos para o pagamento de fornecedores, devido o descasamento dos prazos de recebimento.
Ao optar por fazer uma antecipação de recebíveis, o empreendedor pode escolher não adiantar toda a verba que tem a receber, o que lhe permite avaliar melhor cliente a cliente de acordo com os seus históricos de pagamentos.
Antes de solicitar esse processo é importante avaliar quais são as instituições que atuam com esse tipo de crédito e quais delas ofertam as menores taxas de juros.
Portanto, é imprescindível ter a consciência de que a antecipação de recebíveis não deve ser feita de modo recorrente, pois nos casos em que a sua necessidade seja cada vez mais constante será preciso, provavelmente, repensar o modelo de negócios da empresa.